Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O olhar do consultor especializado em busca de melhores resultados para Indústrias Têxteis

$news->image

Entrevista com o especialista James Pedro Nadin sobre desafios do setor e a importância da tecnologia Meu Microdata para a gestão.

Em tempos de desafios vividos pelas Industrias Têxteis em busca de maior eficiência no setor produtivo, surge para as organizações o importante papel do consultor. Com olhar atento para o que pode ser otimizado, ele é especializado em se tornar um facilitador dentro da empresa. Vem dele as ferramentas, técnicas e metodologias capazes de trazer de forma mais objetiva e direta, soluções para os problemas técnicos, organizacionais, estratégicos e gerenciais com uma visão diferenciada, atualizada e muitas vezes inovadora, contribuindo com os executivos nas tomadas de decisões. Para entender mais sobre a atuação do consultor dentro da Industria e sobre a importância da tecnologia para a gestão, conversamos com James Pedro Nadin, especialista em Indústrias Têxteis, atuando na área há mais de 20 anos, com inúmeros cases de sucessos.
1 – Qual o papel de um consultor dentro das organizações e qual sua importância?

Um consultor é visto então como um facilitador para as organizações, capaz de trazer, de forma mais objetiva e direta, soluções para os problemas técnicos, organizacionais, estratégicos e gerenciais com uma visão diferenciada, atualizada e muitas vezes inovadora, contribuindo com os executivos nas tomadas de decisões; sua importância se dá por trazer consigo vasta experiência e conhecimento, utilizando-se de ferramentas, metodologias, e das experiências práticas para se atingir resultados no menor espaço de tempo possível.

2 - Como você observa o momento vivido pela Indústria Têxtil e quais são as transformações a caminho? 

Para o futuro, o que se prevê são empresas cada vez mais focadas no cenário tecnológico, produzindo itens de características globais e em busca da diversificação de produtos e serviços, com custos cada vez menores. O Brasil tem grandes oportunidades, considerando ser o único país do ocidente que possuí a cadeia têxtil completa do segmento, desde a produção das fibras, passando por desfiles de modas, fiações, tecelagens, beneficiadores, confecções e um forte varejo. Enxergamos oportunidades de redução de custos em todos os processos e agregação de valores, e ao partir do princípio que ao fortalecemos um elo da cadeia, toda a cadeia se beneficia, devemos ser otimistas e realistas com esta possibilidade de transformação e maior competividade.

3 - De que maneira as consultorias são aplicadas em Indústrias Têxteis?

A atuação de uma consultoria em empresas do segmento têxtil contribuirá para a criação ou o fortalecimento de fatores competitivos em um mercado de forte concorrência em que a busca pelo menor custo e a agregação de valor aos produtos e serviços é cada vez mais presente. Considerando que as consultorias devem possuir conhecimentos específicos dos negócios onde atuam, e o segmento têxtil possui muitas particularidades neste sentido, atuar como facilitadores na resolução de problemas organizacionais, estratégicos e gerenciais oferecendo soluções funcionais e práticas na busca de melhores resultados operacionais, mercadológicos e financeiros, devem ser os objetivos deste trabalho. Incrementar metodologias e processos que resultem da análise de fatos e tendências que serão incorporados ao conhecimento organizacional seja através da qualidade, com a melhora e readequação de processos, controles e estratégias, seja nas questões financeiras com a melhora da performance e dos resultados, seja no âmbito organizacional com a redução de desperdícios e adequação de funções, fazem das consultorias uma forte recomendação para a melhoria significativa das áreas empresas deste setor.

4 - Quais os principais ganhos para as Indústrias? Pode citar exemplos?

O principal ganho é o melhor resultado operacional e financeiro, com a redução de custos e desperdícios nos processos, perfazendo um trabalho com maior eficiência, eliminando atividades que não agregam valor e concentrando-se no que de fato é importante para o cliente e a organização. Exemplos específicos para empresas do segmento têxtil são referenciados àquela que se destacam no cenário nacional e internacional, ao adotarem práticas, ferramentas e certificações que lhes conferem um diferencial competitivo no mercado, com produtos mais baratos e qualidade superior. Para tanto, programas que contribuem para este resultado devem ser adotados e implementados, sejam eles no combate aos desperdícios como o Programa 5S, sejam nas questões da manutenção dos padrões de qualidade e desempenho como a norma ISO 9001, ou o atendimento aos requisitos do meio ambiente e legislação vigente, como a ISO 14001, ou ainda questões que envolvem a segurança e responsabilidade social como a OHSAS 18001, evitando passivos trabalhistas entre outros, Citando ainda exemplos de certificações específicas para o setor têxtil como o OEKO-TEX 100, o STEP e o ZDHC que foi criado pelas grandes fabricantes e revendas do segmento têxtil.

5 - Quando o trabalho do consultor está aliado aos softwares de gestão, com o Meu Microdata, qual o impacto para a indústria em questão?

Um dos grandes desafios da consultoria é estabelecer métricas de controle e acompanhamento dos resultados que chamamos de indicadores de desempenho, que possuem como objetivo oferecer dados e informações relevantes dos processos de trabalho, direcionando ações para o atingimento de metas estabelecidas. Para melhorar a operação em nossas empresas, o primeiro passo é medir os resultados dos processos, e o Meu Microdata permite essa medição com precisão e a qualquer tempo. Se conseguimos mensurar os nossos resultados, podemos entender e, se podemos entender, poderemos controlar. Somente após a possibilidade do controle é que poderemos melhorar um resultado, convergindo nossas ações e decisões para o correto caminho. A facilidade da construção e acompanhamento em tempo real dos indicadores demonstrado pelo Meu Microdata, permite recebermos informações e fazermos análises precisas da real situação de um processo, facilitando assim a tomada de decisões. Sem contar a possibilidade de uma Gestão à Vista, com a exposição dos resultados para todos os envolvidos no processo, de forma que estes possam se comprometer na busca das metas estabelecidas.

6 - Qual dica você pode deixar para os empresários têxteis?

Pelo fato da indústria têxtil ser muito dinâmica, com a necessidade de acompanhar as alterações da moda, volatilidade da economia, e sobretudo o perfil de um consumidor cada vez mais exigente, se faz necessário focar a eficiência produtiva, eliminando atividades desnecessárias e fortalecendo as que agregam valor aos olhos do consumidor. Tudo isso suportado por um bom sistema de informações, com boa tecnologia, a qual forneça dados, informações e controles seguros e congruentes de forma integrada, pois a comunicação  para a gestão e a tomada de decisões, como é o caso do Meu Microdata que, a partir de indicadores de desempenho pré-estabelecidos, e uma gestão à vista com o uso de dashboards, entre outros formas de visualização, poderá oferecer vantagem competividade com dados relevantes. 
;
;
;;
;
;

Exibições: 574

Responder esta

Respostas a este tópico

  O Brasil tem grandes oportunidades, considerando ser o único país do ocidente que possuí a cadeia têxtil completa do segmento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço