Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O que é a tendência Y2K, que resgata a moda dos anos 2000

Calça de cintura baixa e bolsas estilo baguete são algumas peças que marcaram a moda do começo do milênio. A estética bomba no TikTok.

A cantora Luisa Sonza, uma mulher jovem, branca, de cabelos lisos e louros, posando para foto. Ela usa uma boina branca e um top azul, estilo amarrado, que deixa a barriga à mostra.@luisasonza/Instagram/Reprodução

Basta uma leve imersão nos vídeos de moda do TikTok para entender qual a estética favorita das novas gerações. Calça de cintura baixa, body chain e lenço amarrado como top: as peças que fizeram sucesso nos anos 2000 voltaram com tudo. A tendência é conhecido pelo termo “Y2K.”

Vem saber mais!

Giphy/Shein/Divulgação

Historiadores e pesquisadores, em especial os da moda, adoram classificar estéticas e roupas em décadas. Não tem como falar nos anos 1970 e não pensar em calças boca de sino, por exemplo.

Já o começo do milênio ficou conhecido por tendências fashion diversas, como tops em tamanho croppeds, óculos de lentes coloridas e acessórios de miçanga. Quem guardou tais itens vai poder tirá-los do armário agora, uma vez que a moda dos anos 2000 está de volta.

@jadepicon/Instagram/ReproduçãoA influencer e ex-BBB Jade Picon, posando para foto na natureza, no festival Coachella nos Estados Unidos. Ela veste um top rosa e laranja, que deixa a barriga à mostra, uma calça preta folgada e um óculos escuros.
O estilo dos anos 2000 faz sucesso principalmente entre a geração Z. A ex-BBB Jade Picon é fã!

@virginia/Instagram/Reprodução
A influenciadora e esposa do cantor Zé Felipe, Virginia, posando para foto encostada em um avião particular na cor branca com listras vermelhsa e azuis. Ela veste um conjunto da Adidas de top e calça folgada na cor lilás com listras brancas.
Conjuntos esportivos de marcas com Adidas e Fila também remetem aos looks dos artistas do começo do milênio. Acima, a influenciadora digital Virginia
A cantora Normani, uma mulher jovem e negra, com cabelosos lisos e louros, posando para foto em um fundo cinza. Ela usa um top preto, calcinha aparente e saia jeans curta com taxas. Segura, em uma das mãos, uma bolsa pequena
Roupas íntimas aparentes também são a cara do estilo Y2K, como mostra a cantora Normani

Uma mulher jovem, branca, com cabelosos lisos e longos posando para foto no espelho com o celular na mão. Ela usa um top curto branco, que deixa a barriga à mostra, e uma saia curta e justa quadriculada bege e branca.
O top que deixa um pedaço da barriga à mostra, combinado a uma saia um calça de cintura baixa, é super anos 2000!

@priscillaalcantara/Instagram/ReproduçãoA cantora Priscilla Alcantara, uma mulher jovem de pele branca, tatuagens, e cabelo cacheado longo, posando para foto. Ela usa um top curto preto com costura branca e uma calça jeans de cintura alta.
A cantora Priscilla Alcantara também aposta na tendência em looks fora e dentro do palco

O que é “Y2K?”

A sigla vem do inglês “Year 2 Thousand” e significa anos 2000. O termo começou a ser usado para designar não apenas a moda, mas toda a cultura pop que remete ao começo do milênio.

Pense em celebridades como Paris Hilton e Britney Spears e em ícones da música e do cinema como Lindsay Lohan e o rapper Usher. Conjuntos de moletons, mini saias e bolsinhas pequenas são a cara da década.

David Klein/Getty Images
A sociality norte-americana Paris Hilton, uma mulher branca, jovem e com cabelos curtos e louros, posando para foto em evento no Califórnia em 2001. Usa um top preto curto, que deixa a barriga à mostra, uma jaqueta jeans, saia preta curta, bolsa azul e pequena na mão direita e sandálias de salto brancas.
A sociality e DJ Paris Hilton é um dos símbolos da era! Na foto acima, reúne diversas tendências dos anos 2000: saia de cintura baixa, tops croppeds, bolsas pequenas e sandálias estilo mule

Mick Hutson/Redferns via Getty ImagesA cantora Beyoncé em um show do seu Destiny's Child em 2000. Ela é uma mulher hovem e negra, com cabelos cacheados louros e longos, e canta no palco usando um top vermelho e uma calça jeans.
O lenço amarrado como top, que Beyoncé usou em show em 2000, também faz sucesso entre os adeptos do estilo Y2K

Dave Hogan/Getty Images
A cantora Britney Speares, uma mulher jovem, branca e com cabelos louros e curtos, posando para foto em Paris, na Torre Eiffel, nos anos 2000. Ela usa um top curto roxo, que deixa a barriga à mostra, uma calça preta e um sapato de salto estilo meia pata.

Outra celebridade que ditava tendências era Britney Spears

Como incorporar

De grandes grifes de luxo, como a francesa Miu Miu, até as marcas de fast fashions como C&A e – principalmente – Shein, todas lançaram peças que remetem aos 2000. Para aderir ao estilo, o segredo é abusar das peças em comprimentos mini.

Se top croppeds não são sua praia, a dica é investir nos acessórios. A bolsa Baguette da Fendi, por exemplo, é um estilo que sempre faz o seu comeback na moda. Colares e pulseiras de miçangas e as presilhas de cabelo são perfeitos para quem quer um visual mais divertido.

Melodie Jeng/Getty ImagesUma mulher negra e jovem, com cabelos trançados e cumpridos, posando para foto nas ruas de Paris, na França, durante a semana de moda da cidade. Ela usa um top curto de alcinha e uma mini saia, ambas as peças são da marca Miu Miu e em um tom de bege. Por cima, usa um casaco cinza cumprido, meias cinzas e um sapato fechado e baixo estilo mocassim.
A marca Miu Miu foi a responsável por resgatar as peças em tamanho mini, dos tops às saias
Jeremy Moeller/Getty Images
Mulher jovem e branca, com cabelos lisos e curtos, na cor castanha, posando para foto nas ruas de Berlim, na Alemanha. Ela usa uma blusa justa e curta marrom, calça jeans e uma bolsa, também jeans, da marca Fendi e conhecida pelo nome de Baguette.
A bolsa Baguette da Fendi foi a responsável por viralizar a tendências das mini bags

Mulher jovem e negra, com cabelos trançados e louros, andando e posando para fotos nas ruas de Paris, durante a Semana de Moda francesa. Ela usa usa óculos de sol pretos, um blazer laranja grande, um conjunto de camisa e calça com estampa psicodélica nas cores azul / verde / rosa / marrom, brincos de ouro e uma bolsa fofa amarela pálida
O conjunto de calça + top justo e curto é uma ótima forma de trazer os anos 2000 para os dias atuais

Edward Berthelot/Getty Images
Um homem negrom e jovem, com cabelos trançados, andando pelas ruas de Paris durante a Semana de Moda da cidade. Ele usa usa óculos escuros, brincos de pingente de ouro e pérola, um colar de pérolas branco e verde escuro, colar de ouro, um preto com manga curta de tecido trançado marrom escuro / branco / verde escuro / camisa polo.
Ainda se sente tímido para aderir à tendência Y2K? Aposte nos acessórios que marcaram a época, como colares de miçangas e de pérolas

Existe uma máxima na moda que “tudo volta”. Guardar peças antigas ou garimpar em brechós é uma ótima estratégia para aderir às tendências sem sacrificar as contas. Além disso, saber o que combina ou não com o próprio estilo de vida é essencial.

Colaborou Carina Benedetti

https://www.metropoles.com/colunas/ilca-maria-estevao/o-que-e-a-ten...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI






Exibições: 103

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço