Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XV

O debate sobre se o couro animal é um material sustentável ou não tem levado muitos consumidores a se fixar em comprar alternativas veganas. Em 2020, o primeiro varejista digital Lyst teve um aumento de 178% nas visualizações de página de “couro vegano”. Conforme as marcas correm para parecer mais sustentáveis, muitas fizeram do material a espinha dorsal de suas mensagens de sustentabilidade. 

O processo de fabricação do couro animal é extremamente tóxico, envolvendo os metais pesados ​​cromo III e IV e outras substâncias perigosas. Mas disfarçar a natureza prejudicial da manufatura sintética sob o rótulo de vegano é falso - todo “couro vegano” atualmente disponível para compra incorpora alguns materiais sintéticos baseados em fósseis. Nós até chamaríamos isso de greenwashing.

Como o couro sintético é feito? 

O “couro vegano” que você encontrará nas prateleiras da Zara ou Aritzia é poliuretano (couro PU) ou ocasionalmente cloreto de polivinila (couro PVC). 

O couro PU é feito revestindo um lado do tecido (geralmente poliéster) com poliuretano. Existem dois processos de fabricação para o couro PU, o processo mais comum é o “processo úmido”, que se caracteriza pela submersão do tecido em poliuretano liquefeito, água e solventes, cozimento e detalhamento do material para imitar o couro. O “processo a seco” elimina o líquido e lamina diretamente o poliuretano no tecido; este processo requer menos água e energia. 

Fazer couro de PVC é um processo de revestimento semelhante. O cloreto de polivinila é misturado com estabilizantes, plastificantes e lubrificantes e, em seguida, enviado para vários processos de aquecimento, criando mudanças químicas para fixar a pasta no tecido. 

O couro sintético oferece aos varejistas de fast fashion uma alternativa mais barata e quase realista ao couro animal, o que incentiva a superprodução de acessórios em comparação com produtos de couro artesanal de preços mais elevados. Tão importante quanto, o processo é extremamente intensivo em produtos químicos e coloca em grande risco a saúde daqueles que trabalham durante todo o processo de fabricação. O processo úmido para couro PU requer o solvente restrito dimetilformamida (DMFa). Pode ser absorvido pela pele, causando possíveis danos ao fígado, irritação nos olhos e na pele, dermatite e problemas digestivos. A fabricação de PVC utiliza cloreto de vinila tóxico e os plastificantes restritos ftalatos . Os efeitos adversos à saúde incluem função pulmonar prejudicada e infertilidade em homens.  Os ftalatos são metabolizados em poucos dias, o que significa que é especialmente difícil quantificar seu impacto. 

Os materiais sintéticos, por natureza, causam danos ao longo de sua vida útil. O Greenpeace rotulou o PVC como o “plástico venenoso” . O cloreto de polivinila emite ativamente compostos à base de cloro no ar, nos cursos de água e nas cadeias alimentares, mesmo depois de comprado. O PVC não é biodegradável e também liberta dioxinas para a atmosfera quando incinerado, como acontece com muitos produtos da moda não vendidos e descartados. A exposição atual dos Estados Unidos às dioxinas é decorrente de liberações ocorridas há uma década, mas a contaminação por dioxina é um fardo crescente nos países em desenvolvimento, principalmente por causa da queima não monitorada de lixo . 

O processo de fabricação desses materiais sintéticos não é apenas quimicamente intensivo, mas, por ser derivado de combustível fóssil, também é intensivo em carbono. Diz- se que o couro artificial emite 15,8 kg de emissões de CO2e por metro quadrado e o poliéster 20,6 kg de CO2e. Embora seja muito debatido se as emissões da criação de vacas podem ser contadas para o impacto do couro natural, se você medir sua pegada de carbono do matadouro em diante, apenas 17 kg de CO2e são emitidos por metro quadrado de couro. Como o couro artificial e o poliéster não são subprodutos de outra indústria, sua pegada de carbono pode ser considerada mais impactante do que o couro natural.

O couro vegano pode ser mais sustentável? 

Existem processos de fabricação mais sustentáveis ​​de couro PU sendo usados ​​na indústria da moda. O “Alter Nappa” de Stella McCartney ainda é feito de poliuretano, poliéster e poliéster reciclado. No entanto, o poliuretano é à base de água e sem solventes. No lado mais acessível, a H&M começou a restringir o DMFa em 2007 em sua cadeia de suprimentos e, em setembro de 2020, havia alcançado 79% de materiais de PU livres de DMFa.

E quanto aos couros veganos à base de plantas? 

Algumas empresas afirmam incorporar materiais à base de plantas em alternativas de couro. Mas, quando solicitadas a compartilhar o que exatamente há nesses produtos “vegans”, muitas marcas veganas relutam em dizer. 

Por exemplo, a startup mexicana de couro de cacto, Desserto, até agora se recusou a responder a qualquer uma das perguntas da EcoCult sobre por que ele é apenas "parcialmente biodegradável" e supostamente faz os parceiros da marca assinarem um acordo de não divulgação para que não possam compartilhar nenhum dos dois. (Fomos informados por uma fonte que contém poliuretano e confirmou isso em uma lista de materiais em um perfil de empresa na Materials Innovation Initiative, um acelerador que dá suporte ao Desserto.) O couro da maçã também contém poliuretano. O protótipo de tênis Mylo Adidas usou ligantes sintéticos petroquímicos e Piñatex e um acabamento de PU. 

A única exceção, a partir desta semana, é o MIRUM , um couro vegetal desenvolvido pela startup Natural Fiber Welding. É 100% certificado de base biológica pelo USDA . O material é feito de uma combinação de fibras vegetais virgens e recicladas e não inclui poliuretano, cloreto de polivinila, acetato de etileno-vinila ou produtos petroquímicos. MIRUM também é um material circular. A Soldagem de Fibra Natural afirma que, quando um produto feito desse material chega ao fim de sua vida útil, ele pode ser desmontado, triturado e reciclado para futura produção de material. Foi comprado pelos grandes varejistas Ralph Lauren, que incluiu MIRUM nos uniformes olímpicos oficiais da Equipe dos EUA, e Richemont e teve investimento da Allbirds e BMW i Ventures.

Na quarta-feira, 8 de dezembro, a Bellroy lança uma mini sling (bum bag) feita de Mirum, e antes do Natal deste ano, a marca Melina Bucher vai lançar uma bolsa feita de Mirum .

Para concluir

O debate entre couro animal e sintético não deve terminar tão cedo. Determinar qual é a escolha mais sustentável se resume ao que você, como consumidor, prioriza: um ambiente sem plástico ou a eliminação da pecuária. Escolha difícil, não é?

Se você optar por seguir a rota sintética, evite o PVC a todo custo e compre marcas que valorizam a transparência e fornecem informações sobre suas políticas de manufatura e gerenciamento de produtos químicos. 

E claro, como sempre dizemos, comprar de segunda mão ou não comprar é ainda melhor. 

https://ecocult.com/what-is-vegan-leather/

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 310

Responder esta

Respostas a este tópico

Muito bom artigo.Me levantou uma dúvida quanto ao uso de PVC. Cada dia , mais materiais de construção estão sendo feitos deste material. Telhas e forros, em larga escala. Tambem liberam cloro chegando a serem nocivos?

Responder à discussão

RSS

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço