Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um tear de mão, ou artesanais, é qualquer tear que é operado manualmente, ao contrário de motorizada ou teares movidos a eletricidade. É um aparelho em que tecelões criar tecido pelo entrelaçamento da urdidura e trama. Ao fornecer a tensão sobre os fios da urdidura, um tear manual permite que o tecelão para criar tecidos mais rápido e resulta em um tecido mais uniforme. Existem inúmeros tipos de teares manuais, de simples, backstrap portátil para teares complicado, teares quarto do tamanho de jacquard. Um dos teares mais simples mão é tear das crianças em que se tecem laços de pano em potholders.

A história dos primeiros teares mão é esboçado. Arqueólogos encontraram evidências de tecelagem datam do oitavo milênio aC em regiões da Mesopotâmia e na Turquia. Enquanto escavava um século aC 19 Tumba egípcia, outros unearthed um modelo de oficina de tecelão. Foi concluída com um tear horizontal, dispositivos de deformação, e outras ferramentas de tecelagem.

A maioria dos historiadores acreditam warp ponderada teares foram os primeiros a ser usado. O tecelão suspendeu os fios da urdidura de um galho de árvore e alguns tecelões amarrado a urdidura balançando a rochas ou troncos para puxá-los apertados. Esta configuração bruto evoluiu para um tear free-standing verticais que alguns tecelões usar nos tempos modernos. Muitos outros teares cedo, como o tear manual backstrap, também são usados em áreas subdesenvolvidas onde a eletricidade não está disponível.

Usando o tear horizontal, um tecelão estica os fios da urdidura de um objeto fixo, como um poste ou árvore para uma alça que o tecelão usa em volta da cintura. Recostando-se afastado do cargo ou árvore aperta os fios da urdidura, proporcionando assim a tensão necessária. Como muitos pequenos teares manuais, o tear horizontal geralmente é portátil e leve.
O tipo de tear manual que um artesão escolhe usar depende do tipo de tecelagem a pessoa pretende fazer. Teares inkle pequena mesa produzir faixas de pano, como correias ou tiras. Outros grandes teares estacionários, tais como o tear aproveitar o pé-powered múltiplas, são capazes de produzir simples, liso-tecem panos, bem como brocados complexo e jacquards.
Na cultura moderna, artesãos costumam usar teares manuais para criar panos artística, embora antes da década de 1780, os tecelões manuais utilizados teares para fazer todos os tecidos. Em 1784, Edmund Cartwright projetou e construiu o primeiro tear mecânico e, conseqüentemente, os tecelões de tear muitas mãos perderam seus meios de subsistência. A mão de mestre tecelão podia tecer duas peças de 24 jardas (cerca de 22 metros) de pano longa por semana, mas um tear a vapor tecelão podia tecer sete peças semelhantes durante a mesma semana. O tecelão mestre variou entre 25 a 30 anos de idade, enquanto o tecelão na fábrica poderia ser tão jovem quanto 14 ou 15 anos de idade e executar dois teares a vapor simultaneamente. Em 1823, Visitante Richard estima que uma fábrica de tear a vapor contendo 200 teares colocaria 2.000 tecelões tear manual fora do trabalho.

Fonte:|http://pt.all-facts.com/arts-and-creativity/o-que-%C3%A9-um-tear-ma...

Sobre o surgimento do 1º tear manual, não imagino a data ou local, apenas consigo imaginar 2 fatores básicos de sobrevivência, que podem ter impelido o homem à sua construção.

- A necessidade da confecção de redes para dormir no alto, longe dos ataques de animais rasteiros.

- A necessidade de cobrir o corpo contra o frio, com algo que não fosse as peles de animais, usadas desde o tempo das cavernas

Onde e quando surgiu o 1º tear, e qual foi a 1ª trama, é difícil afirmar; mas é mais antigo do que podemos imaginar.

A minha suposição a respeito do 1º tear, baseado nos teares primitivos europeus e sul-americanos, é que um dia o homem pode ter tido a idéia de amarrar as fibras em galhos de árvores e, para esticá-las, amarrou pedras em baixo; e começou uma trama perpendicular de baixo para cima, dando origem ao 1º tecido.

Em cada parte do planeta, foi se desenvolvendo, durante milhares de anos, as estruturas de sustentação de fios para a confecção dos tecidos.

Segue abaixo uma seqüência de fotos de teares manuais de 27 Países, que me impressionam pela engenhosidade, beleza, rusticidade, originalidade, e praticidade.

TEARES VERTICAIS PRIMITIVOS
- Países Nórdicos

- Europa

- América do sul
TEARES PELO MUNDO

- AFEGANISTÃO
- ALEMANHA
- ALEMANHA (BAVÁRIA)

- ARGENTINA (DIAGUITA)

- BALI (JAVA)

- BRASIL (MINAS GERAIS)

- BULGÁRIA
- CHINA

- ESLOVÊNIA

- ESTADOS UNIDOS

- FILIPINAS

- FINLÂNDIA
- FRANÇA

- GRÉCIA

- GUINÉ BISSAU

- HOLANDA

- INDONÉSIA
- IRLANDA

- ITÁLIA

- ITÁLIA (CALÁBRIA)

- MÉXICO
- PERU

- POLÔNIA

- RÚSSIA
- SÉRVIA
- SUÉCIA

- TCHECOSLOVÁKIA

- TURQUIA
* Abaixo um vídeo da tecelagem na Africa!

Fonte:|http://tecelagemartesanal.wordpress.com/teares-pelo-mundo-fotos-de-...

Exibições: 39768

Responder esta

Respostas a este tópico

isso e muito legal, e saber que ja passamos por uma epoca dessa, em que o tecido era fabricado manualmente pra depois fazer a roupa, tudo em longo tempo, minha mae sabia trabalhar no tear, eu aprendi parte do processo, colher o algodao, retirar as sementes, cardar o algodao(carda ferramenta usada no processo, parecem com escovas de cabelo quando ha cerdas de um so lado, os dentes sao de aço, possuem formato em L e trabalham levemente puxando em direçoes contrarias) Entao segue a roca, onde e feito o fio, sao fios mais finos ou mais grossos dependendo a finalidade, e bem complicado e necessita jeito pois o algodao e fragil e facilmente arrebenta"Que dificil",e finalmente o tear o preparo do tecido, esse processo nao aprendi nadinha.  

Tecer e trabalhar com fios é uma ARTE .

 Ministro cursos relacionados com fios e tenho criações próprias com os mesmos:

- TEAR- CROCHÊ-TRICÔ

Muito interessante!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço