Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Greice Verrone

Designer de Moda

 

Uma boa entretela pode mudar o caimento de uma peça. Neste post, vamos ver o que é entretela e porque ela ajuda o modelista a atender as exigências dos estilistas.

 

O que é entretela? A entretela é um material aplicado no tecido para encorpar e estruturar uma peça. É um aviamento que tem diversas variações, tanto de materiais como de espessura.

 

As entretelas podem ser de algodão, TNT, viscose, lã ou malha, finas ou grossas, com cola e sem cola. São bastante usadas em colarinhos de camisas e punhos, além de ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.

 

Agora que você já sabe o que é entretela,

conheça os seus principais tipos

 

ENTRETELAS COSTURÁVEIS – São aquelas que são fixadas à peça através de costura. Em outras palavras, são entretelas sem cola, em sua grande maioria, de TNT/papel. Elas são indicadas para projetos em que não se quer alterar as características do tecido, mas estruturá-lo mesmo assim.

 

 

ENTRETELAS FUSIONÁVEIS – Também conhecidas como termocolantes, são as entretelas com cola, fixadas ao tecido com o auxílio de uma prensa. Em sua grande maioria são utilizadas na indústria de vestuário, pois facilitam o trabalho, já que garantem melhor fixação para costurar.

 

 

As entretelas podem ser em...

 

TNT (Tecido Não Tecido), mais conhecidas por entretelas de papel: são disponibilizadas em diversas espessuras, desde a mais fininha até aquelas bem grossas. Depois de coladas, não é possível reaproveitá-las, pois não aguentam muitas lavagens.

 

Tecido Plano: são entretelas muito similares aos tecidos (fabricadas com a mesma estrutura), ou seja, com fios na trama e urdume. São mais encorpadas e resistentes que as entretelas de TNT. Dificilmente rasgam. Disponíveis em diversas espessuras.

 

Malha: são as entretelas mais maleáveis, que mantêm o caimento do tecido e são utilizadas principalmente em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria. Essas entretelas deixam o tecido encorpado, mas não rígido. Assim como as entretelas de tecido plano, têm boa resistência a lavagens.

 

Greice Verrone

Designer de Moda

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

 

Exibições: 1091

Responder esta

Respostas a este tópico

Vale salientar que as entretelas termocolantes não servem apenas para sustentação, mas para auxiliar também no corte, como a Entretela Auto Adesiva Aplique Bond.

Existem também os termocolantes puros, muitas vezes confundidos com entretelas, mas que tem outra função, colar substratos têxteis eliminando a costura, como nos patchs termocolantes e apliques termocolantes.

Se quiserem saber mais acessem: http://www.termocolante.com.br/

Abs,

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço