Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

 

Você conhece a técnica de Moulage? Sabe como ela funciona? Para que e quando ela é utilizada? É melhor do que a modelagem plana? Muitas pessoas desconhecem esse método maravilhoso de modelar roupas. Se você é uma dessas pessoas, tudo bem, chegou sua vez de conhecer. Se você já conhece, aproveite este post para aprender mais.

 

Antes de entrar a fundo na técnica de Moulage vamos entender como funciona a modelagem plana. Modelar nada mais é do que desenhar as formas do corpo e da roupa em um papel, utilizando medidas, réguas e lápis.

 

Para se desenvolver um modelo: 1) iniciamos pela construção de uma base bidimensional sobre o papel plano; 2) em seguida, esta base será adaptada ao modelo desejado a partir de mudanças no desenho; 3) após a construção do molde, a peça será cortada e costurada, gerando a peça piloto que irá confirmar a vestibilidade, se apresenta algum defeito e se o caimento do tecido, volumes e formas estão de acordo com o desejado.

 

No caso de defeitos ou de divergência com o esperado é necessário corrigir o molde e refazer a peça piloto até se obter o resultado ideal.

Molde desenvolvido com a Modelagem Plana

 

Já a técnica de Moulage trabalha a partir da modelagem tridimensional realizada diretamente sobre o corpo ou base tridimensional. Isso permite a visualização da peça antes mesmo dela estar confeccionada, ou seja, o estilista pode trabalhar livremente com o tecido sobre o corpo, dando a forma que desejar, observando o caimento do tecido, eliminando de imediato qualquer defeito e determinando seu comprimento, volumes aplicados, texturas e muito mais.

Peça sendo desenvolvida com a técnica de Moulage

 

Por esses motivos, a técnica de Moulage admite que o estilista possa ser extremamente criativo, uma vez que ela permite um maior controle sobre a criação de formas inusitadas, sendo este um dos fatores que diferenciam a Moulage da modelagem tradicional.

 

Uma curiosidade da técnica de Moulage é que foi desenvolvida pela estilista francesa Madeleine Vionnet, na década de 20, a partir das suas criações usando miniaturas de manequins. Suas peças eram inspiradas nos vestidos gregos, por isso utilizava muitos drapeados e cortes enviesados, o que levava a estilista a solicitar tecidos com o dobro da largura convencional da época. Além disso, suas peças possuíam fendas e aberturas inusitadas. Com todo este trabalho inovador pode-se dizer que ela foi uma das estilistas que mais contribuíram para as técnicas utilizadas na alta costura.

Evening dress by Madeleine Vionnet, 1925 – 1935 – Fonte: Pinterest

 

Observe que é necessário conhecer muito bem a técnica de modelagem para saber utilizar a técnica de Moulage, pois como trabalhamos com tecidos, precisamos respeitar igualmente o sentido do fio, a criação de pences, conhecer a estrutura do corpo (a localização da cintura, quadril, busto/tórax e etc), saber corrigir o molde, transferir a peça para o papel, interpretar o modelo a ser trabalhado e graduar a peça.

Manequim de Moulage com as marcações de medidas

 

As aplicações da técnica de Moulage são infinitas e podem ser utilizada para criar qualquer peça, desde um vestido de gala até um biquíni, porém é um pouco mais trabalhoso e demorado, por isso para peças muito simples é aconselhado utilizar a modelagem plana, e para as modelagens mais complexas, com volumes e formas inusitadas é indicado a técnica de Moulage.

Peça sendo finalizada, feita por mim com o uso da Moulage

 

Atualmente são poucos os modelistas que dominam a técnica de Moulage e nem todas as indústrias procuram ou necessitam de profissionais que dominem esta técnica, porém este conhecimento agrega e contribui muito para o desenvolvimento de uma boa modelagem plana, pois a Moulage permite que o modelista confira no final do processo de construção o molde planificado da sua criação e, com isto, que ele assimile as novas formas encontradas, além de o profissional ter um maior domínio sobre sentido do fio, caimento de tecidos e um controle superior sobre como eliminar os defeitos da peça.

 

Agora que você sabe mais sobre o universo da Modelagem e da técnica Moulage, conte-nos aqui nos comentários a sua experiência como modelista e quais técnicas você utiliza.  

Por Thais Beloso

Estilista e modelista autônoma (moda feminina casual e moda pet)

http://www.audaces.com/o-que-e-melhor-tecnica-de-moulage-ou-modelag...

 

Exibições: 501

Responder esta

Respostas a este tópico

Legal,aprendi mais uma,obrigado.

Nem trabalho com moda,sou quimico/curioso.

oi, Thais, muito interessante sua matéria! Eu sou modelista também, mas faço praticamente tudo no computador.

Faço bem pouca moulage, na verdade tenho muito o que aprender desta técnica! É fascinante né? Tão gostoso construir uma modelagem assim, que nem parece trabalho ehehehe...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço