Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

O que é shape – Definição do termo na moda + diferentes modelagens

Você sabe o que é shape? Esse termo é muito utilizado na moda e significa, literalmente, “forma”. Ele é utilizado para definir as linhas de uma modelagem, que pode ser na linha H (tubinho), na linha Y (ombros mais largos) e na linha A (trapézio).

O que é o shape A (trapézio)?

 

O shape A é uma silhueta relativamente moderna, da década de 1950. Ela é ajustada nos ombros e quadris e aumenta gradualmente em direção à bainha, dando a impressão da forma de uma letra maiúscula A.

O termo linha A foi usado pela primeira vez para se referir uma silhueta da moda por Christian Dior, o herói da alta costura francesa design na década de 1950.

 

New Look Dior

Historicamente, muitas outras silhuetas se assemelharam a esse conc.... Assim, uma saia pode ter criado uma aparência de linha A, mas puramente através do uso de volume por baixo, como também era prática de moda em meados do século 19.

No entanto, foi na década de 50 que esse shape passou a ser explorado como uma modelagem, com as saias e vestidos do New Look.

O shape H na moda

A linha H é uma silhueta que também remonta a Christian Dior e que moldou as silhuetas da década de 1950. Esse efeito foi atingido com a combinação de uma blusa justa com uma saia reta na altura do joelho, como a saia lápis clássica, por exemplo.

A cintura é apenas levemente enfatizada na linha H. Em outras palavras, o shape H tem corte reto e é acinturado  de forma leve (pense também nos vestidos estilo tubinho).

Shape I

Imagem dos anos 20, onde o shape I reinou absoluto.

 

Essa silhueta foi especialmente popular na década de 1920 e é definida por um corte reto. A forma do corpo praticamente não é levada em consideração na linha I e a cintura também não é enfatizada aqui.

Graças aos materiais fluidos, os vestidos da linha I ainda conseguem um esforço sedutor.

Anúncio da década. Perceba a fluidez nas peças, que traz feminilidade.

  • Já conhece nosso Instagram? Fique por dentro da Moda, das novidades e tendências, siga a gente no @fashionbubblesoficial.

 

O que é o shape S?

 

Na sequência, a silhueta característica da Belle Époque. O shape S era formado pelo conjunto do look, combinando enchimentos estratégicos costurados à roupa e espartilhos exageradamente ajustados. Isso conferia à figura feminina o formato da letra S.

O shape S, um clássico da época.

Observe como o peito e os quadris acolchoados ajudam a criar a ilusão de um S.

 

No final da Belle Époque, Paul Poiret introduziu estilos que não incluíam um espartilho, tirando a forma S de moda. Foi uma grande mudança, já que a cintura das mulheres era modelada por espartilhos desde o Renascimento.

Shape O

Valentino

 

A silhueta oval ou shape O lembra os anos 80. Mangas largas, ombros exagerados e golas altas criam volume nas áreas que as mulheres desejam acentuar.

Como resultado, a linha O geralmente parece um pouco extravagante. Para dar à silhueta os contornos certos, as calças sempre devem ser muito justas – esse corte é especialmente bom para mulheres esbeltas.

O shape Y na moda

 

Esta silhueta da moda também é atribuída a Christian Dior. A linha Y é definida por uma parte superior do corpo bastante enfatizada.

O corte largo da parte superior se funde em um ajuste fino sobre os quadris e é combinado com uma saia que abraça a figura ou uma calça de corte fino. Além disso, a silhueta é acentuada através de uma gola com lapelas largas.

 

Vestido com shape Y

 

 

Exibições: 190

Responder esta

© 2020   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço