Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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O relatório de sustentabilidade da H & M esconde a realidade insustentável do fast fashion

Em 9 de abril de 2015, a H & M lançou seu relatório de sustentabilidade de 2014. Os detalhes no documento mostram como a empresa está a implementando práticas eco-amigáveis em sua cadeia de abastecimento e lojas para reduzir os danos que causa ao meio ambiente, bem como seus esforços em uma variedade de questões sociais, tais como a igualdade de gênero e a redução da pobreza. Embora o relatório deixa claro que a H & M está fazendo um bom negócio para diminuir o seu impacto, uma leitura atenta do relatório também destaca como o fast fashion está inerentemente em conflito. Por sua natureza de oferta e procura, o fast fashion é um negócio de imensos volumes de produção, o que exatamente faz com que seja uma pressão enorme sobre os recursos do planeta.

A H & M é a segunda mais produtora de fast fashion do mundo, ficando atrás do grupo Inditex da Zara,e produz 600 milhões de itens a cada ano e opera mais de 3.200 lojas em 55 países (PDF). A empresa tem mais de 40.000 funcionários e compra peças de vestuário de 750 fornecedores. 60% da produção é feita na Ásia e a parte restante principalmente na Europa. Se você incluir suas marcas subsidiárias, tais como COS, esse número salta acima de 3.500 lojas, e a empresa está expandindo seu crescimento em 10% a 15% a cada ano.

Para operar todas essas lojas, sem falar na fabricação e envio das roupas pelo mundo todo requer uma quantidade incrível de recursos como algodão, água, energia elétrica e petróleo. Existe tal coisa como “sustentabilidade” para essas grandes redes de roupa barata? Mesmo se a H & M conseguisse diminuir o seu impacto ambiental ligeiramente de um ano para o outro, o seu negócio continua a crescer a cada ano, assim o consumo dos recursos naturais e de de mão de obra barata continua enorme e longe de ser sustentável.

O relatório de sustentabilidade da H & M esconde a realidade insustentável do fast fashion stylo urbano-1H & M quer que todos nós sejamos uma grande e feliz família usando sua coleção Denim Consciente Sustentável

Tomemos por exemplo, o uso de algodão pela empresa, pois esse é a matéria prima que a H & M mais utiliza (p. 17), e a empresa se ​​vangloria de que a Textile Exchange reconheceu a H & M como a número um do mundo a utilizar o algodão orgânico (pdf), que tem um impacto ambiental bem mais leve que o tradicional e reduz a usar de pesticidas cancerígenos. Mas apenas 13,7% do algodão que a H & M utiliza é orgânico. E em qualquer caso, ser um usuário tão grande douso intensivo de energia e água, usar ou não somente algodão orgânico, não pode ser algo para se vangloriar.

A H & M reconhece que a grande quantidade de recursos que consome é um problema sério.

“Nós realmente queremos fazer tudo o que pudermos para garantir que nossos produtos tenham um impacto mais positivo e menos impacto negativo tanto socialmente e ambientalmente do que qualquer um dos nossos concorrentes”, disse Henrik Lampa, gerente de sustentabilidade ambiental da H & M. “Você tem que trabalhar para isso, de forma sistemática. Mas, em seguida, a longo prazo, o impacto negativo é realmente ligado ao uso dos recursos. “

Há também a questão do que acontece com as roupas depois de serem compradas. O fast fashion é uma força motriz na cultura do consumo moderno, que insistentemente incentiva as pessoas a comprar mais e mais roupas, pouco importa se elas precisam ou não. Inevitavelmente, grande parte deste excesso encontra seu caminho para os aterros. Só nos EUA mais de 10,5 milhões de toneladas de roupas acabam em aterros sanitários a cada ano, e até mesmo fibras naturais não podem ser quebradas facilmente. É ótimo que a H & M está substituindo parte de sua oferta de algodão convencional com orgânicos, mas um aterro sanitário transbordando com algodão orgânico ainda é um aterro sanitário transbordando não é mesmo?

O relatório de sustentabilidade da H & M esconde a realidade insustentável do fast fashion stylo urbano-2Aterros como este na Índia estão cheios de roupas descartadas.

Linda Greer, diretora do programa de saúde no Natural Resources Defense Council, tem trabalhado com a H & M para limpar uma das áreas mais sujas do processo de fabricação: o processo químico intensivo de tingimento têxtil e acabamento. Ela aplaude os esforços da empresa, inclusive fazendo a sua cadeia de suprimentos mais transparente e se movendo em direção fabricação “circular”, que enfatiza a reciclagem das roupas e reutilização dos recursos. (A H & M tem um programa de reciclagem de roupas que alguns identificam como uma tática de“marketing verde” e 0,2% dos têxteis da H & M são reciclados.)

Ainda assim, ela admite que há alguma incongruência entre seus objetivos e suas práticas.“Fundamentalmente, há uma desconexão entre a ideia de que você está vendendo uma quantidade enorme de roupas no fast fashion e que você está tentando ser uma empresa sustentável”, diz ela. O interesse da H & M de limpar seus atos parece genuíno, mas quando se trata de sustentabilidade, o problema central para as empresas de fast-fashion é o seu modelo de negócio que não irá mudar tão cedo.

O relatório de sustentabilidade da H & M esconde a realidade insustentável do fast fashion stylo urbano-3



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H&M sustentavel, o que o dinheiro nao compra, daqui a pouco vamos ter zara sustentavel, forever 21 sustentavel e se brincar as marcas realmente sustentaveis, serao combatidas por estas atraves da midia criminosa do planeta
H&M sustentavel, o que o dinheiro nao compra, daqui a pouco vamos ter zara sustentavel, forever 21 sustentavel e se brincar as marcas realmente sustentaveis, serao combatidas por estas atraves da midia criminosa do planeta

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