Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O SAI evoluiu e a sua Unidade de Beneficiamento de Algodão (UBA) acompanha esse aprimoramento

Plantação de algodão: mapas do plantio à colheita - Mappa

Desde 2004 até hoje, o Sistema Abrapa de Identificação (SAI) tem melhorado constantemente.  Na safra 2022/2023, a plataforma está passando por um grande aprimoramento, com novas funcionalidades, que chegam para deixar a rastreabilidade do algodão brasileiro ainda mais segura e transparente. O que nunca mudou, em todo este tempo, foi a obrigatoriedade do cumprimento da Instrução Normativa nº24, de 14 de julho de 2016. As Unidades de Beneficiamento de Algodão (UBA) precisam estar atentas às inovações do sistema para o cumprimento da IN24, não apenas para operar dentro dos padrões legais, como para se preparar para as grandes oportunidades que vêm por aí. 

 

Não custa lembrar que a IN24 é o marco legal que define o padrão oficial de classificação do algodão em pluma no Brasil.  Este "regulamento técnico do algodão" especifica os requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação, além da marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto. Desde o tamanho e o peso da amostra até a forma correta de manuseá-la, tudo está disposto na IN24.

 

Mas tudo já estava anteriormente na IN24, qual é a novidade?

 

É que agora o SAI tem ferramentas que verificam o cumprimento da norma, e a algodoeira que entende a necessidade de estar em dia com a legislação terá, na plataforma, uma importante aliada. Nesta nova fase, a UBA deverá:

 

  1. Ter o cadastro atualizado no sistema, e assinar novo Termo de Adesão, que lista inovações. A mesma exigência vale para todas as prensas,
  2. Contar com pelo menos um inspetor treinado, pela Abrapa, em seu quadro,
  3. Estar cadastrada no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agripecuários (Sipeagro), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, antes de começar a beneficiar. O Sipeagro é a ferramenta de realização e acompanhamento dos Processos Administrativos de Fiscalização, pelo Mapa,
  4. Comprovar as dimensões das facas das prensas no SAI – antes de começar a beneficiar,
  5. Lacrar as malas e comunicar as malas e etiquetas, em sistema, vinculadas ao produtor e à fazenda.

 

 

É a sistematização de tudo o que a UBA já fazia, tornando seus processos cada vez mais assertivos.

https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

 

Exibições: 26

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço