Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fomos descobrir qual é a relação que as mulheres têm com o sapato de salto alto nos corredores da Bienal.

Se antes o comfortwear era uma tendência, hoje as roupas e sapatos que não limitam os movimentos estão por todos os lados. Na prática, este movimento vem afetando a relação das consumidoras com o mercado. Uma pesquisa realizada pela empresa estadunidense NPD Group apontou uma queda de 12% nas vendas dos sapatos de salto alto nos últimos dois anos no país, e atrizes como Julia Roberts, Kristen Stewart e Gal Gadot viraram vozes ativas no debate sobre dress codes antiquados que obrigam mulheres a vestirem peças que não as deixem totalmente à vontade.

A combinação conforto + moda passou a reinar no street style e invadiu também as passarelas, inclusive nesta edição do São Paulo Fashion Week. A estilista Fabiana Milazzo conversou com a ELLE sobre as flats de sua nova coleção e foi categórica ao afirmar que leveza e conforto foram as prioridades para este último trabalho. “Eu queria mostrar que é possível, sim, unir as flats às roupas de festa.” Outra coleção que chamou atenção pelo uso de saltos baixos foi a PatBo. A estilista Patricia Bonaldi afirmou que também adotou os tênis em seu estilo pessoal.

street-style-spfw-n44

A estilista Patricia Bonaldi. (Leo Faria/ELLE)

A ideia, é claro, não é a abolição do item do nosso visual, mas sim adotá-lo de acordo com nossas vontades e escolhas, não como uma imposição ou associação à elegância e feminilidade. Depois de ouvir a opinião de atrizes, de estilistas e de conhecer na prática o trabalho de algumas marcas que apostaram em sapatos sem salto, fomos aos corredores da Bienal para saber como as mulheres que são apaixonadas por moda se relacionam com o salto alto.

Luiza Brasil

street-style-spfw-n44

(Leo Faria/ELLE)

“Acredito que nossa relação com salto alto não é uma relação de estilo, é uma relação de comportamento. Não usar salto é a coisa da nova feminilidade, você não precisa usar salto para se sentir feminina. O salto pode te limitar, por isso estou na vibe de usar coisas que não tirem minha liberdade. Temos que vestir o que nos faz bem.”

Paloma Ghorayeb

“Eu odeio salto alto, por isso não uso. Temos que vestir o que nos faz sentir bem. Só uso quando é muito ‘necessário’”.

Isadora Alfano

“Maravilhoso não ter que usar! É o futuro da moda e eu já aderi.”

Carla Salomão

street-style-spfw-n44

(Leo Faria/ELLE)

“Sou modelo e estou sempre viajando. Por isso, coloco o conforto em primeiro lugar. Me considero uma ‘flat girl’”.

Evelin Manuela

“Eu só uso botinha ou tênis. Gosto de tudo, menos sapatilha. Acho que blogueiras lançaram essa tendência de combinar vestidos com sneakers, e fica lindo porque eles combinam com tudo.”

Luisa Tanferri

“Eu já usava [flats] antes de ficar grávida e agora uso ainda mais. A gente vem pra desfile e fica muito tempo em pé, não dá pra vestir sapato alto. Eu até gosto de usar, mas tem horas que simplesmente não dá.”

Laura Dower

street-style-spfw-n44

(Leo Faria/ELLE)

“Acho que eu passei desse momento do salto alto. Acredito que quando somos pequenas e descobrimos que viramos mulheres, queremos usar mais. Só que pra mim esse momento já passou e comecei a prezar mais pelo conforto com estilo. Estamos neste momento.”

Gabriela Araújo

(Ludmila Bernardi/ELLE)

“Eu detesto salto alto. Fico feliz que a gente tirou aquele conceito de que mulher tem que usar saia, vestido ou salto para se sentir feminina.”

Maywmi Morais

(Ludmila Bernardi/ELLE)

“Se eu falar que não uso, é mentira. Mas acho que todas temos que prezar pelo nosso bem-estar.”

Larissa Ferreira

(Ludmila Bernardi/ELLE)

Eu uso bem pouco, só para alguns eventos mais formais. Mas temos que valorizar o conforto porque ele não deixa de ser estiloso e bonito.”

Luciana Andrzejewski

(Ludmila Bernardi/ELLE)

“Não tenho nenhuma relação com salto alto, nem para festa de gala. Eu acredito que esta questão, esta ditadura que a moda impôs, está acabando.”

Exibições: 616

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso ai ... super apoiado!!!

   

(Ludmila Bernardi/ELLE)

“Não tenho nenhuma relação com salto alto, nem para festa de gala. Eu acredito que esta questão, esta ditadura que a moda impôs, está acabando.”

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço