Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Atuei por 17 anos em grande empresa do setor têxtil (cama, mesa e banho). Inclusive a dissertação de mestrado que apresentei abordava a questão da inserção do Brasil no cenário mundial. Isto foi em 2001. Em 2004 deixei a empresa onde atuava na condição de Gerente de Exportação. Já na época o Brasil perdia competitividade nos mercados internacionais para concorrentes como China, India e, mais recentemente, outros países do extremo Oriente como Vietnã etc.
As empresas daquele setor se voltaram para o mercado interno brasileiro. Agora que temos uma situação diferente, uma possível redução do consumo no mercado interno, e um mercado internacional encolhido (Europa e os Estados Unidos, os grandes compradores) qual é a saída para o setor têxtil brasileiro, na sua opinião?

Exibições: 158

Responder esta

Respostas a este tópico

Caro José Roberto,
Em minha opinião o setor têxtil brasileiro passa por ajustes já a bastante tempo, ajustes estes provocados pela perda de competitividade que você bem colocou, em função da disputa com outros mercados.
Falar em média, para responder sua pergunta título, estaremos parcialmente corretos ou completamente errados, eu afirmo que algumas empresas teem uma sobrevida e outras com uma gestão moderna e profissional, visando prinicipalmente a longevidade do negócio respaldada por uma eficiente estrutura de custos, podem se integrar perfeitamente ao mercado globalizado e competir de igual para igual com qualquer empresa do mundo.
Abraços,
Erivaldo

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço