Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Erika Boldrini
Consultora e designer de superfície

 

O tricô de Aran teve origem no Reino Unido, com maior disseminação na Irlanda, que teve um papel fundamental na criatividade e no aprimoramento das técnicas de elaboração manual, principalmente nas Ilhas Aran (Aran Islands). E foi justamente o tricô que tornou essas ilhas célebres, tendo “nascido” diretamente das mãos das mulheres dos pescadores locais no século 17.

 

A necessidade dos pescadores é grande em protegerem-se do frio quando enfrentam o mar durante a pesca. O clima, na maior parte do ano, é extremamente severo, com ventos, mar agitado e frio, muito frio. Então os suéteres de lã de Aran eram passados de geração para geração, sendo consertados para que futuros membros do clã os pudessem usar.

 

Fonte: Google

 

Os desenhos não eram aleatórios, todos tinham um significado, que foi a principal característica deste do tricô de Aran. Cada desenho identificava o pescador e sua família (também chamada de "Clã"), pois nenhum suéter possuía desenhos repetidos.

Segundo historiadores, os desenhos serviam também para identificavam os mortos encontrados no mar, sabendo-se a qual família pertencia. E cada suéter possuía uma identificação particular para cada membro da família, para saber exatamente de quem era o corpo.

Com o passar dos anos, algumas famílias foram progredindo e os desenhos dos suéteres passaram a representar "status".

 

Fonte: Google

 

Hoje, os suéteres são tecidos em lã (nem sempre pura) em diversas cores e com os mais variados desenhos, como trançados, losangos, zigue-zagues, folhas, flores, espigas, cordas com nós, "diamantes" (losangos em relevo, preenchidos ou não por outros motivos) e arabescos.

 

O tricô pode ainda ser empregado nos mais diversos tipos de produtos, desde mantas para bebês até roupas para pet.

 

Fontes: Google

 

Para 2016, que promete um inverno rigoroso, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o tricô de Aran é uma das boas apostas, tanto nos quesitos estilo e versatilidade como também por sua capacidade de proteção térmica.   

http://www.audaces.com/br/criacao/falando-de-criacao/2016/05/05/o-t...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 315

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço