Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XII

O verdadeiro custo da cor: O impacto dos corantes têxteis nos sistemas de água

A cor é um catalisador para o sucesso de vendas na indústria da moda; é a primeira coisa que os consumidores percebem sobre uma peça de roupa. Antes de sentir o tecido, experimentar o tamanho ou considerar os processos de fabricação, a preferência por cores afeta os olhos. Segundo Michael Braungart e William McDonough , em média, apenas 5% das matérias-primas envolvidas nos processos de produção e entrega estão contidas em uma peça de vestuário. Portanto, é importante que também prestemos atenção aos 95% do processo material que não vemos; um vasto componente é a água oculta.

Água espessa e semelhante a tinta flui pelos rios que cercam as fábricas de roupas; uma sopa tóxica de produtos químicos descartados dos processos de corantes sintéticos da indústria da moda, filtrando os sistemas de água do planeta. Por que a cor - esse componente fundamental da produção de moda - pode poluir os sistemas de água em todo o mundo? Até 200 toneladas de água são usadas por tonelada de tecido na indústria têxtil .A maior parte dessa água é devolvida à natureza como lixo tóxico, contendo corantes residuais e produtos químicos perigosos. O descarte de águas residuais raramente é regulado, aderido ou policiado, significando grandes marcas, e os próprios proprietários da fábrica são deixados sem prestar contas. Exemplos de corantes sintéticos são os dispersos, reativos, ácidos e azo. Corantes naturais, significando cores obtidas de fontes naturais - são outra fonte de cores para os têxteis, mas raramente são empregados em escalas industriais.

 

 

Os corantes Azo são um corante comercialmente popular para têxteis. Eles são populares porque podem ser usados ​​em temperaturas mais baixas do que as alternativas sem Azo e alcançam profundidades de cores mais vívidas. Mas alguns são listados como cancerígenos e, sob certas condições, as partículas desses corantes podem se separar (produzindo substâncias potencialmente perigosas conhecidas como aminas aromáticas). Em contato com a pele, estes podem ser prejudiciais aos seres humanos e poluir os sistemas de água. Existe legislação em alguns países, incluindo estados membros da UE e China, que proíbe a venda de produtos contendo corantes que podem se degradar sob condições específicas de teste para formar aminas cancerígenas, mas ainda existem vestígios baixos dessas roupas em roupas .

Os corantes naturais são uma alternativa frequentemente sugerida, mas, como muitas marcas culpadas de 'lavagem verde' em seus processos, os corantes naturais em nível industrial dão a impressão de bom comportamento, enquanto introduzem seus próprios problemas de poluição…

Com os níveis de produção continuando a aumentar e a demanda do consumidor por cores não diminuindo, devem ser impostas alternativas aos atuais métodos e normas de tingimento para o processamento de água.

COMO ESTA POLUIÇÃO ACONTECE?

Grande parte da água utilizada na produção é utilizada durante a fase de tingimento. A água de pós-produção contendo corante residual, mordentes, produtos químicos e microfibras é expelida em correntes de água sem tratamento. Isso geralmente ocorre através de canais não rastreáveis ​​de volta à origem, o que significa que as fábricas podem cometer esse crime anonimamente. Esses produtos químicos perigosos não se decompõem quando entram nos rios e nos oceanos, percorrendo o mundo.

Na China, mais de 70% dos rios estão poluídos (River Blue Documentary), o que significa que muitos de seus 1,4 bilhões de habitantes não podem acessar água não contaminada. A água subterrânea está contaminada, tornando os poços inseguros para a coleta de água para consumo doméstico. Bilhões de toneladas de águas residuais são expulsas de fábricas sem tratamento, diminuindo o oxigênio dissolvido nas vias navegáveis ​​para níveis incapazes de sustentar a vida. Para as comunidades ao redor do rio Li, na China, e para os trabalhadores das fábricas que lidam com esses produtos químicos, a exposição a produtos químicos tóxicos, potentes e potencialmente mortais ocorre diariamente.

QUEM É O CULPADO?

As marcas ocidentais que terceirizam a maior parte de sua fabricação são os principais culpados, mas o impacto dessa poluição devastadora não é experimentado pelas marcas que a praticam. Os rios dos países exportadores de roupas altas estão se tornando incapazes de sustentar qualquer tipo de vida. Tóxico para beber, irritante quando em contato com a pele e mortal para a vida aquática, muitos dos rios nos quais as comunidades dependem estão causando menor expectativa de vida e maiores problemas de saúde.

 

 

O professor Arjen Y. Hoekstra, criador do conceito de pegada hídrica, explica a realidade da terceirização da fabricação de roupas para países como China e Bangladesh - dois dos maiores exportadores da indústria de vestuário:

“Muitos países externalizaram significativamente sua pegada hídrica, importando bens intensivos em água de outros lugares. Isso pressiona os recursos hídricos nas regiões exportadoras ”. Dessa forma, os infratores continuam a viver com água potável e guarda-roupas em constante expansão, ignorando sua distante trilha de devastação da água.

OS TINTOS NATURAIS PODEM SER UMA SOLUÇÃO EM UMA ESCALA INDUSTRIAL?

Este debate não é simples.

Os corantes naturais são derivados principalmente de plantas, sementes, frutas, cascas, líquenes e, em alguns casos, insetos. Embora os corantes naturais tenham conotações de tecidos saudáveis ​​e isentos de toxinas, isso não é necessariamente o caso. Como os corantes sintéticos, eles exigem muita água durante a produção.

Embora os próprios materiais corantes não sejam poluentes da água, são os produtos químicos empregados para fixar a cor das fibras. Esses produtos químicos fixadores são chamados mordentes. A poluição das águas subterrâneas e dos rios ocorreria se compostos metálicos fossem usados ​​como mordentes e não descartados com responsabilidade; o mesmo problema que os corantes sintéticos criam.

NOTA LATERAL SOBRE MORDANTES QUÍMICOS… 

O termo 'mordente', do termo latino 'mordere', traduz como 'morder'. Esse é um nome adequado, pois o objetivo de um mordente é unir o corante ao tecido. As tonalidades obtidas com os corantes naturais raramente são tão nítidas quanto as alternativas sintéticas e desaparecem mais rapidamente da luz solar e dos ciclos de lavagem. A transpiração e os níveis de PH da pele podem afetar as cores obtidas pelos corantes naturais. O remédio óbvio para isso é a aplicação de produtos químicos como mordentes para fixar os corantes e melhorar sua longevidade, vitalidade e resiliência. Mas isso não está derrotando o objeto?

Embora compostos relativamente inofensivos possam ser usados ​​como mordentes em níveis domésticos, como cloreto de sódio (sal de mesa) e ácido acético diluído (vinagre), quando sais metálicos são usados, as coisas se tornam mais complicadas.

Substâncias nocivas e potencialmente letais, como o dicromato de potássio (cromo), cloreto estanoso (estanho), sulfato de cobre e sulfato de ferro são usadas regularmente para obter tonalidades vivas com corantes naturais.

Embora o brilho dessas tonalidades mordidas possa ser mais comercial, essas substâncias metálicas efetivamente tornam inútil a intenção livre de poluição dos corantes naturais. É possível descartar com segurança as águas residuais contaminadas quimicamente, mas isso exigiria a mesma infra-estrutura de processamento da fábrica que atualmente não possui corantes sintéticos.

Sem mordentes, as cores obtidas são mais vulneráveis ​​ao desbotamento, levando a uma vida útil mais curta da peça. Na verdade, essas nuances na sombra e os tons sempre em mudança fazem parte da sua beleza. A realidade, porém, é que, embora isso seja comercializável quando ocorre o envolvimento narrativo entre os ciclos de vida do consumidor e do têxtil, o setor de moda rápida dificilmente se envolveria com isso.

Alguns corantes naturais, conhecidos como Corantes Substantivos, são ricos em taninos, que podem aderir às fibras sem o uso de mordentes. É uma área em que pequenas marcas e startups podem utilizar corantes naturais, livres de toxinas e enriquecer seus designs com a narrativa de cores produzidas de forma sustentável. A história contida nos corantes naturais é uma ferramenta atraente para o consumidor.

Muitos corantes naturais são colhidos em ambientes frágeis, enquanto terras agrícolas também seriam necessárias para a produção de quantidades industriais de materiais corantes. Os pigmentos de corantes naturais só se ligam a fibras naturais, o que significa que indústrias que dependem de fios petroquímicos ou regenerados não seriam capazes de usá-los. Os melhores resultados de cores são obtidos em fibras proteicas não tratadas, com tons mais suaves na celulósica. A seda atinge tons vívidos e suntuosos, mas a indústria da seda é um ponto de contenção do bem-estar animal. Portanto, os corantes naturais criam demandas mais altas por matérias-primas, não apenas para a colheita de fontes de corantes, mas para o processamento de fibras naturais. Tratamentos e acabamentos aplicados a fios naturais para melhorar o desempenho das fibras e prolongar a vida útil das roupas também afetariam a absorção de cores.

Rastreabilidade na cadeia de suprimentos do cultivo; a colheita e o processamento das matérias-primas apresentam outros problemas. Indigo tem uma história de 5000 anos, desde o seu início como uma substância corante. A exploração dos negócios Indigo (azul) e Logwood (roxo) era endêmica nos séculos anteriores. Se os corantes naturais fossem empregados novamente em escala industrial, o bem-estar dos trabalhadores em toda a cadeia de suprimentos teria que ser regulado para evitar a repetição da história. O fornecimento de fornecedores credenciados e a implementação de regulamentos rigorosos seriam essenciais. Como ilustrado, no entanto, os regulamentos da indústria da moda são inadequados e insuficientes.

É importante considerar também a vasta quantidade de terra necessária para o cultivo de corantes naturais suficientes para atender a toda a indústria têxtil.

 

 

Portanto, os corantes naturais não são uma solução simples para a crise da poluição da água, mas representam um passo importante. Problemas diferentes, mas igualmente importantes e desafiadores, surgem de seu uso.

O QUE SIGNIFICA TUDO ISSO PARA O FUTURO DA MODA COLORIDA?

Os atuais sistemas de tingimento de tecidos são culpados de poluição da água em escala global. As vias navegáveis ​​do nosso planeta estão deixando de hospedar vidas e ameaçar comunidades.

As fábricas afirmam que os custos da nova infraestrutura para processar seu desperdício de água são muito altos e, com a indústria da moda pagando tão pouco por sua produção para aumentar as margens de lucro em sua rápida moda, as fábricas geralmente não conseguem investir. Combinado com isso, a falta de educação sobre a importância do problema e fundamentalmente a falta de cuidado ou compaixão das maiores marcas contribuem ainda mais para a crise.

Pressionar as marcas pela transparência nas cadeias de suprimentos e ajustar nossas expectativas como consumidores de comprar menos e rejeitar o endosso da moda rápida são maneiras pelas quais podemos causar um impacto individual. A campanha de desintoxicação da Green Peace ajudou bastante as marcas a reduzir e remover produtos químicos de seus processos hídricos, mas a lavagem verde ainda é predominante entre muitos varejistas; mais deve ser feito. Olhar além da estética colorida para a moralidade por trás da criação de nossas roupas facilitará mudanças positivas.

 

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Beth Ranson é uma designer têxtil tricotada e pesquisadora em fibras biodegradáveis. Motivado pela solução de problemas em contextos circulares e de design sustentável, Beth ocupa o espaço entre a teoria do design e a sustentabilidade : e é um espaço interessante para se estar. Como especialista no uso de corantes naturais, Beth pesquisa a beleza contida em sua narrativa, bem como seus possíveis impactos negativos no meio ambiente.

https://www.fashionrevolution.org/the-true-cost-of-colour-the-impac...

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Acompanho este  assunto(poluentes em águas) desde 1990, quando assumi a gerência da Paraguaçu Têxtil, produtora de Jeans. Naquele ano, fizemos , isto é, construímos a Estação de Tratamento Físico/Químico, o que amenizou o problema,com a retirada do resíduo sólido do efluente.

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