Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

ONG Recicla Jeans e Cria Peças Fashion com Resíduo Têxtil

Jaquetas são customizadas pelo projeto Recicla Jeans e ganham novo visual Foto: Divulgação

Jaquetas são customizadas pelo projeto Recicla Jeans e ganham novo visual

Desde 1995, quando se instalou na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, a ONG Florescer faz um trabalho de responsabilidade social com crianças, jovens e adultos. Encontrou na reciclagem de tecidos, principalmente do jeans, e dos aviamentos, uma forma de manter suas atividades e criou, em 2003, o projeto Recicla Jeans.

Trata-se de uma parceria com a Prefeitura de São Paulo, com o Programa Bolsa Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento do Trabalho e Solidariedade (SDTS) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura). “Precisávamos ter uma renda que pudesse manter as atividades da ONG, relacionadas à educação das crianças e adolescentes, e que gerasse capacitação e trabalho para os moradores da comunidade”, explica a presidente Nadia Bacchi.

Das roupas às lembrancinhas de casamento

Os tecidos que chegam à ONG - doações de voluntários, resíduos têxteis e até mesmo peças que foram barradas no controle de qualidade das empresas - são desmontados. “Separamos tudo antes de iniciar o trabalho. A partir daí, as costureiras que participam do projeto criam as mais diversas peças de roupas como jaquetas, saias e vestidos; acessórios como bolsas; e produtos para decoração como pufes e colchas”, enumera Nadia Bacchi. Como o projeto aceita encomendas, a presidente comenta que já fez lembrancinhas de casamento, de nascimento e até de primeira comunhão.

As peças prontas seguem para o showroom, na própria sede da ONG, em São Paulo, onde são comercializadas, e para bazares. Eventualmente, participam de eventos para a divulgação do trabalho, como, por exemplo, da exposição Cow Parade - São Paulo, em 2010, com a Salomé, uma escultura em formato de fibra de vidro em formato de vaca toda decorada com retalhos e que ficou exposta no bairro do Morumbi.

O sucesso do trabalho com jeans é tanto que a ONG Florescer foi convidada também para participar de alguns eventos internacionais em países como Portugal, Itália e Espanha. “Chegamos a receber uma proposta para criarmos uma franquia no exterior. Mas não estávamos preparados para dar esse passo. Quem sabe no futuro”, avalia Nadia Bacchi.

O trabalho desenvolvido pelo projeto também mistura jeans com tecidos, como esse corpete Foto: Divulgação

O trabalho desenvolvido pelo projeto também mistura jeans com tecidos, como esse corpete

Além das roupas, o Recicla Jeans produz acessórios, como as almofadas Foto: Divulgação

Além das roupas, o Recicla Jeans produz acessórios, como as almofadas

As peças são elaboradas com doações de voluntários e resíduos têxteis Foto: Divulgação

As peças são elaboradas com doações de voluntários e resíduos têxteis

Fonte:|http://moda.terra.com.br/moda-reciclada/ong-recicla-jeans-e-cria-pe...

Exibições: 750

Responder esta

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço