A indústria da moda está mudando num ritmo nunca antes visto. O que funcionava bem no passado pode não ser uma solução eficiente hoje. As marcas de moda precisam entender que o velho modo de fabricação de vestuário está se transformando rapidamente de uma forma que muitos não conseguem acompanhar. A personalização está sendo rapidamente integrada em todos os aspectos das vidas humanas, incluindo roupas, especialmente nos EUA, que é considerado um dos países de destaque onde o conceito sob demanda ou de personalização está prevalecendo.

Essa grande mudança está ocorrendo por influencia das novas tecnologias da Industria 4.0 que estão promovendo a substituição da poluente economia linear pela sustentável economia circular. Inúmeras empresas americanas fecharam ao longo dos anos devido à sua incapacidade de oferecer a cor certa, tamanho certo, comprimento certo e, finalmente, a roupa certa para os consumidores.

Por outro lado, os modelos de fabricação nos países asiáticos não foram construídos com a customização em mente. Assim, à medida que mais e mais pessoas estão exigindo opções mais personalizadas, os fabricantes sob demanda estão entrando especialmente nos EUA, que é o maior importador de vestuário do mundo e não conseguiu capitalizar a produção em massa e, portanto, atender a fabricação de vestuário sob demanda.

Mas o que exatamente o conceito “sob demanda” oferece aos clientes? É a qualidade? É sustentabilidade? Ou é entrega rápida? A resposta para todas estas perguntas é sim! Sob demanda tem uma grande apelo na moda de alta qualidade, onde o cliente está disposto a pagar mais pela qualidade e obter exatamente o que ele quer no prazo que decidir.

Na linha de montagem, as costureiras não precisam se mover para pegar a peça de vestuário ou uma parte da peça de roupa, ao contrário, ela vem até elas através da correia transportadora.

Além de enfrentar os desafios de estoques nos países asiáticos, a moda sob demanda tem um efeito imediato e positivo na redução da poluição e desperdício na indústria têxtil e de vestuário. Diz-se que o setor têxtil e de vestuário é um dos cinco mais poluidores do mundo. Isso é causado, em parte, pela produção massificada e homogenia de roupas com base num modelo de previsão não científico e o envio das encomendas pelo mundo. A roupa é então armazenada ou colocada em centros de distribuição e lojas de varejo.

Quando a roupa não vende, ela é enviada para aterros sanitários. O sob demanda é um método de fabricação mais limpo e mais eficiente que agrega valor a cada etapa do processo. A Manufacturing- Onpoint (OPM), uma empresa americana de fabricação de vestuário sob demanda localizada em Florence (Alabama) adotou novas tecnologias de Indústria 4.0 visando tornar os EUA uma alternativa de fabricação mais interessante para as marcas americanas do que a China e demais países asiáticos.

A OnPoint Manufacturing foi criada para tratar das ineficiências e do impacto ambiental negativo que a indústria do vestuário tem hoje. Mas também é sobre agregar valor real que a fabricação única “sob demanda” pode oferecer aos clientes exatamente o que eles estão procurando, sem a necessidade de criar estoques indesejados e caros, e sofrer em todos esses custos.

A indústria de vestuário é lenta em adotar mudanças. Portanto, o desafio será convencer as empresas a adotarem o modelo de produção sob demanda, visto que as marcas de hoje estão usando um sistema desatualizado. A indústria de vestuário tem operado no sistema de produção em linha de Henry Ford que revolucionou as fábricas em 1913 e permaneceu assim desde então. A OnPoint Manufacturing pega o melhor das práticas de produção em linha e adiciona uma nova dimensão de automação, integração de computadores e um novo elemento exclusivo de personalização sob demanda.

Incentivados pelo grande interesse pela personalização sob demanda em massa em outros setores, a equipe da OnPoint projetou um sistema quase tridimensional para suplantar a linha linear da Ford, que se tornou inflexível demais. O modelo de fábrica da OnPoint automatiza e integra praticamente todas as peças do processo, desde a entrada do pedido até a entrega, mas mantém as excelentes habilidades das costureiras. As instalações da OnPoint produzem peças de vestuário de alta qualidade, em qualquer quantidade, de maneira econômica e rápida. É o sonho de estilistas e pequenas marcas de moda se tornando realidade.

A cadeia de fornecimento foi esticada até o limite no negócio de vestuário. A OnPoint aproveitou uma oportunidade e colaborou com especialistas criativos para criar uma solução que atenda a esses desafios e que também agregue um valor significativo ao cliente. Mais especificamente, o aplicativo sob demanda resolve problemas como falta de estoque, estoque, tamanho, cor, comprimento da bainha, etc. O sob demanda agrega valor ao cliente, à marca e ao varejista, produzindo exatamente o que é necessário, quando é necessário.

O modelo sob demanda criado pela empresa automatiza e integra quase todas as peças do processo de fabricação de vestuário, desde a entrada do pedido até a entrega. Softwares complexos permitem que a OnPoint produza milhões de roupas sob demanda, reduzindo os custos de estoque e simplificando toda a cadeia de suprimentos. Sua fábrica pode produzir peças de vestuário de alta qualidade, em qualquer quantidade, de maneira econômica e rápida. como disse num post anterior,  a Industria 4.0 está transformando o fast fashion em ultrafast fashion por cauda da produção sob demanda personalizada.

http://observamoda.org/tecnologia/onpoint-manufacturing-um-modelo-b...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI