Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

ONU publica manual de moda sustentável para profissionais de marketing

Face às crescentes preocupações sobre o impacto da moda no clima e greenwashing das marcas, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a Carta da Moda, estabelecida com o apoio da ONU para Mudanças Climáticas, lançaram o Manual de Comunicação sobre Moda Sustentável.


A ONU publicou um manual de moda sustentável para profissionais de marketing - Photo: Pixabay/Public domain


Trata-se de "um guia para os comunicadores da indústria global da moda direcionarem os seus esforços para metas de sustentabilidade, incorporando fatores ambientais e sociais". Na prática, este guia pede para que encarregados da comunicação com os consumidores parem de promover um consumo cada vez mais insustentável e se unam ao programa usando os seus conhecimentos para difundir uma abordagem mais positiva para o planeta.

O manual chama a atenção para "o papel dos profissionais de marketing, gestores de marca, criadores de imagens, storytellersmediainfluencers e outros". Mostra aos comunicadores "como agir para combater a desinformação, reduzindo as mensagens que perpetuam o consumo excessivo, redirecionando as aspirações para estilos de vida mais sustentáveis, ​​e empoderando os consumidores para que exijam mais ações das empresas e políticos".

O objetivo final é "ajudar os comunicadores a descobrir como podem contribuir para dissociar a criação de valor da extração de recursos e do crescimento de volume, ao mesmo tempo em que melhoram o bem-estar".

É um passo necessário porque a moda é responsável por até 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, além de ter um impacto significativo na poluição, extração de água e biodiversidade. O sector consome 215 bilhões de litros de água por ano e é responsável por 9% do lançamento anual de microplásticos nos oceanos.

Além do impacto no planeta, há também a questão da injustiça social global para a qual contribui o modelo de consumo excessivo da moda.

Esta é uma abordagem interessante para a ONU, pois, além do problema do "greenwashing", muitas vezes é esquecido o papel importante do exército da comunicação de moda no caminho para uma indústria mais limpa e ética.

O Manual de Comunicação de Moda Sustentável "reconhece o poder do motor do marketing de moda e o papel importante que desempenha na criação de desejo, aspirações e níveis de consumo". Apresenta a necessidade de direcionar esses esforços para soluções sustentáveis ​​e circulares como uma oportunidade criativa. Fornece uma "estrutura muito necessária à medida que entram em vigor mais políticas sobre como expressar reivindicações ambientais. Usando as suas habilidades, os comunicadores podem fazer parte da solução em vez de contribuir para o problema".

Daniel Cooney, diretor de Comunicações do PNUMA, disse: "Equilibrar a ciência da sustentabilidade e reimaginar a narrativa da moda é o ponto no qual os comunicadores se podem destacar. As histórias que a moda conta são muito poderosas. Para que o sector da moda atinja as suas metas de sustentabilidade, precisamos que o enorme motor de marketing redirecione os seus esforços para o consumo sustentável, mas é notável a falta de participação nessa mudança por parte dos players da comunicação. A Comunicação sobre Moda Sustentável é o guia prático necessário. E o mais importante: destaca o enorme espaço de criatividade que existe para imaginar e criar o mundo em que queremos viver."

O manual foi produzido "em consulta com as partes interessadas na indústria da moda que desejam fazer mudanças neste nível", e oferece exemplos de cenários, listas do que se deve ou não fazer, e estudos de caso como exemplos de boas práticas.

Abrange áreas como a liderança científica, "reconhecendo a importância de traduzir a informação técnica e científica em mensagens credíveis e significativas"; a mudança de comportamentos e práticas "para orientar os consumidores para soluções circulares e de menor impacto, como o reparo e a reutilização, ajudando a normalizar comportamentos sustentáveis"; concentrando-se na necessidade de modelos para ajudar a retratar modelos alternativos de status e sucesso, dissociando a identidade da novidade e recalibrando o que é considerado aspiracional para um futuro sustentável à prova da sociedade; e demonstrando que os comunicadores podem educar os consumidores para exigir mais envolvimento de empresas e responsáveis políticos."

https://pt.fashionnetwork.com/news/Onu-publica-manual-de-moda-suste...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço