Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Oportunidades e lacunas na reciclagem têxtil para a indústria da moda

Karla Magruder foi a convidada internacional do Denim Meeting São Paulo 2022, realizado na última semana. A fundadora da Fabrikology International apresentou a palestra “Challenges and Gap in Textile recycling” (Desafios e Lacunas na Reciclagem Têxtil, em tradução livre), em transmissão ao vivo para o auditório da Denim City SP.

A Accelerating Circulatirity, ONG também fundada por Karla Magruder, foi o destaque da apresentação. A organização busca desenvolver novos sistemas circulares e modelos de negócios para fazer com que os descartes ou resíduos texteis possam ser reciclados.

“Nossa visão é que haverá um mundo em que não haja mais resíduos texteis, e a forma que estamos pressionando esse sistema é por meio de testes com diferentes tecidos e fios. Usando a recilagem química e orgânica nessas tecnologias”, indicou Karla, ressaltando que a Accelerating Circulatirity já acumula atividades nos Estados Unidos e na Europa.

Se voltando para as lacunas na reciclagem têxtil, Karla Magruder destacou alguns passos para abraçar esta oportunidade na cadeia: pesquisas de mercado, mapeamento e reconhecimento de modelos de sistemas circulares, e a conexão dessas pessoas, para então ter a possibilidade de “fazer com que as coisas aconteçam“.

“Nessas lacunas, existem muitos pouco incentivos ou uma tendência a não incentivar sistemas circulares. Tem políticas públicas nos Estados Unidos, por exemplo, que recompensam as pessoas por fazer misturas. Mas, quanto mais misturas, mais difícil é fazer a reciclagem”, explicou Karla.

“Claro que o custo é uma questão relevante também, é uma grande lacuna em relação à novos processos. Em qualquer situação, sempre é uma coisa dispendiosa, ainda mais quando se trata de tecnologias de reciclagem, que custa milhões de doláres para criar novos sistemas”, completou.

Para o futuro, Karla Magruder ainda destacou que “não basta a cadeia de fornecimento estar junto” nesta caminhada, cada um tem um papel neste processo. “Vemos muitas marcas criando materiais para reciclagem, para que quando cheguem na reciclagem sejam de uma fibra só ou não tenham aviamentos que possam ser prejudiciais para o sistema. Mas, também precisamos criar a partir da reciclagem, criar uma demanda”, finalizou.

A programação do Denim Meeting São Paulo 2022 está disponível na íntegra no Youtube. Confira:

Fonte: Thaina Barros | Foto: Divulgação

https://guiajeanswear.com.br/noticias/oportunidades-e-lacunas-na-re...

Exibições: 35

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço