Manifesto CFDA
O CFDA, órgão que reúne os principais estilistas dos EUA, lançou um manifesto em defesa da criatividade e design original, se posicionando contra as cópias que invadiram a moda.
O kit, que conta com um pôster e uma carta escrita pela estilista Diane von Furstenberg (presidente da instituição), foi distribuído em estúdios, escritórios e escolas de design, e deve circular durante a Semana de Moda de NY que começa no dia 8 de setembro.
"O design começa com criatividade, então criamos este manifesto como um lembrete pelo respeito à propriedade legítima das ideias. O CFDA acredita que a proteção pela propriedade intelectual dos designers começa com cada um de nós, e este manifesto é um lembrete de que o original sempre ganha. Prenda-o no seu espaço de criação e seja orgulhoso de quem você é", diz a carta.
Steven Kolb, CEO do conselho, ainda completa: "todos os designers têm o direito pela proteção da sua criação e só o criador original deveria lucrar com sua criação. Assumir o trabalho de alguém para si é errado e tira do criador o justo retorno sobre seus investimentos".
Falando em cópias... Depois da onda da Prada, agora tem um vestido laranja da Miu Miu que foi parar na coleção da grife Mango. A peça faz parte da coleção de inverno 2012 da Miuccia Prada e custa 4.105 dólares.
Já a versão “inspirada” da Mango, pode ser encontrada no Net-a-Porter por menos de 69,90 dólares! Logo mais, surgem outros parecidos por aí.
Da esquerda para direita: vestido Miu Miu na capa da Vogue, vestido Miu Miu e Vestido Mango inspirado na Miu Miu
Fonte:|http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/lifestyle/2011/08/26/282964-o...|