Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Uma das marcas mais tradicionais do mundo, famosa principalmente por seus lenços de seda e bolsas de couro (como as icônicas Kelly e Birkin), a Hermès é uma exceção à regra de produção acelerada seguida pela grande maioria das empresas do segmento de moda, mantendo ainda hoje o processo manual. Você conhece o processo produtivo da Hermès?

De 29 de maio a 7 de junho aconteceu em São Paulo no Museu da FAAP, o Festival des Métiers. Durante o festival, artesãos da marca mostraram como são fabricados alguns dos produtos mais desejados da mesma, desde selas, passando por porcelanas até as gravatas com estampas divertidas, uma experiência capaz de agradar até mesmo aqueles que não são envolvidos com moda.

No processo produtivo da Hermès, a fabricação extremamente minuciosa resulta em uma perfeição artística. As peças podem levar semanas ou meses em cada parte do processo o que faz com que haja filas de espera de até três anos para alguns itens. É interessante perceber que até mesmo a matéria prima utilizada é produzida, em maioria, pela própria maison. O couro vem de fazendas criadas exclusivamente para essa finalidade, todas de propriedade da marca, enquanto a seda é fornecida pela região conhecida como Vale da Seda no noroeste do Paraná, e depois tecida em Lyon, na França.

Ao se observar o processo produtivo da Hermès, é possível compreender o valor agregado aos artigos e o motivo de alcançarem facilmente a quantia de cinco dígitos na hora da venda. A separação de cores das estampas dos carrés (lenços), que leva cerca de 700 horas para ser concluída, e a produção das gravatas, com medidas perfeitas e uma série de técnicas que fazem da peça um item exclusivo e reconhecível no mundo inteiro, são exemplos do cuidado na produção.

Fonte das imagens: Folha de São Paulo e FFW.

Por Thais Soares
Discente no curso de Tecnologia em Design de Moda na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Exibições: 287

Responder esta

Respostas a este tópico

Ao se observar o processo produtivo da Hermès, é possível compreender o valor agregado aos artigos e o motivo de alcançarem facilmente a quantia de cinco dígitos na hora da venda.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço