Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

À medida que os identificadores tradicionais, como etnia e religião, tornam-se cada vez mais ténues, emerge um novo tipo de consumidores: os “unhyphenated”. Este grupo procura produtos, marcas e elementos de design inclusivos, que refletem a nova paisagem cultural.
 

dummy
Os consumidores desfiliados

Em termos mundiais, o casamento inter-racial atingiu níveis sem precedentes. De acordo com o censo de 2011, o maior aumento na Grã-Bretanha foi registado no número de pessoas (1,2 milhões) que afirmam ser de raça mista, quase duplicando o número atingido no censo de 2001. Mais de 9 milhões de casais eram de casamentos mistos na China em 2006 e, de acordo com o censo de 2010, mais de 82 milhões de brasileiros são mestiços. Para os EUA, uma mudança cultural dramática está no horizonte, com o departamento do censo a prever que, até 2043, os brancos serão a minoria.

Coincidindo com o aumento dos casamentos inter-raciais, encontra-se o aumento global das uniões inter-religiosas. Nos EUA, 45% dos casamentos são agora inter-religiosos, existiam cerca de 100.000 casais inter-religiosos a residir em Israel em 2008 e, em partes da Índia, os governos locais estão a promover os casamentos inter-religiosos através de incentivos, incluindo doações em dinheiro.

De acordo com a macrotendência “Modern Myth” na previsão para a estação outono/inverno 2015, um crescente número de artistas contemporâneos está a produzir obras interculturais inspiradas nas suas origens multiculturais. Tal é o caso das obras de Kito Mbiango, de origem belga e congolesa, ou de Tim Okamura, de origem britânica e japonesa e radicada no Canadá.

Os conceitos de sociedades multiculturais e identidades multiétnicas estão também a ecoar junto de artistas americanos contemporâneos, como ilustra a iniciativa “War Baby/Love Child: Mixed Race Asian American Art”, que envolve 19 artistas de origem asiática/americana. Em destaque também está os trabalhos de Bethany Collins ou de Fernando Chamarelli, focalizados na perspetiva inter-religiosa.

Os desfiliados (tradução livre de “unhyphenated”) misturam o seu património pessoal para criar um sentido de individualismo no design. Stella Jean, criadora de moda feminina sediada em Itália, segue a sua filosofia de design “Wax & Stripe”, em que “wax” representa as suas raízes haitianas, enquanto “stripe” presta homenagem à sua herança italiana. Estreada em 2014, a Kiwi & Yam é uma marca de streetwear do “multiculturalismo britânico” que funde padrões britânicos e africanos tradicionais, inspirada na dupla herança dos designers.

Os desfiliados estão também a influenciar o design de calçado e acessórios. Entre os exemplos encontra-se o caso da designer japonesa de calçado Chie Mihara, que cresceu no Brasil, estudou no Japão e em Nova Iorque, e atualmente vive em Espanha. O seu calçado é uma mistura cultural, fundindo muitas vezes técnicas do design japonês com materiais e paletas de cores brasileiras e espanholas. A cultura brasileira também influencia a Hipanema, uma empresa de acessórios de artesanato e joalharia contemporânea que utiliza técnicas artesanais brasileiras.

Outro exemplo encontra-se na parceira da cantora e modelo americana Solange com a Puma, na qualidade de diretora criativa de uma coleção de sapatilhas de edição limitada, influenciada pelas imagens e sons da África e do Brasil. De referir também a recente aplicação móvel da marca Christian Louboutin, a Louboutin Shades, que permite aos utilizadores fazer o “upload” de uma fotografia dos pés para encontrar a correspondência mais próxima na coleção de sapatos “Nudes”, que oferece 20 tons de pele.

Com os produtos de beleza multiculturais a superarem o crescimento de todos os outros mercados este ano, as empresas de cosmética estão a atualizar os padrões de tons de pele para refletir as novas tonalidades. A Yves Saint Laurent passou nove anos a pesquisar 7.000 tons de pele globais antes de criar 22 tons de base, enquanto a Lancôme está a lançar 30 tons este ano, mais do que os 10 normais. Além disso, o MAC Studio Fix está agora disponível em 50 tons.

http://www.portugaltextil.com/tabid/63/xmmid/407/xmid/43906/xmview/...

Exibições: 51

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço