Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

“Os empresários do têxtil e vestuário estão de parabéns-Portugal

thumbnail_3rika

ILA NOVA DE FAMALICÃO – “Um registo a todos os títulos notável”. Assim classificou o Presidente da República a profunda reestruturação e revitalização que o sector têxtil e vestuário conseguiu na última década, demonstrando “ser capaz de percorrer uma trajetória de recuperação da competitividade e de adquirir um novo poder”.

As palavras de Aníbal Cavaco Silva foram proferidas hoje, 27 de março, em Vila Nova de Famalicão, no âmbito do Roteiro para uma Economia Dinâmica, que o Chefe de Estado dedicou ao têxtil e vestuário, sector que “conseguiu dar a volta por cima”.

No concelho onde o sector tem “a grande força de desenvolvimento”, o Presidente da República visitou empresas com histórias e modelos de negócios diferentes, mas que são neste momento casos de sucesso, como a Scoop, em Cavalões, e a Riopele, em Pousada de Saramagos. A jornada terminou com visitas ao CENTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes e ao CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, onde decorreu também a cerimónia comemorativa dos 50 anos do ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e a homenagem a empresários do setor.

“Nas empresas e instituições que visitei pude constatar a sofisticação da tecnologia utilizada, a qualidade organizativa, a preparação dos seus trabalhadores e a capacidade dos empresários para compreenderem as grandes tendências do mercado e do sector do Têxtil e Vestuário”, disse Cavaco Silva, deixando aos protagonistas “os parabéns pela extraordinária recuperação realizada em condições particularmente difíceis.” E acrescentou: “Foi por tudo isto que quis dedicar o dia de hoje ao sector e prestar-lhe o reconhecimento e a homenagem que tanto merece”.

Durante o discurso, o Presidente da República avançou com os resultados fortes que o sector conseguiu nos últimos anos e especialmente do ano de 2014, que “dão-nos razões para otimismo”.

Cavaco Silva afirmou que, “num clima especialmente adverso, foi possível assistir a uma recuperação das margens, com importantes ganhos de produtividade, que cresceu 38% entre 2009 e 2013″.

“As exportações do têxtil e vestuário tiveram em 2014 o melhor ano da última década, com um crescimento de 8%, representando 10% da exportação nacional de bens. De realçar que 80% da produção foi exportada, uma proporção sem precedentes”, sublinhou.

Na opinião do Chefe de Estado, o setor – que agrega cerca de sete mil empresas e emprega mais de 120 mil trabalhadores – “deu um contributo importante para fazer de 2014 um ano de viragem na evolução da economia portuguesa”.

O Presidente da Câmara Municipal agradeceu a Cavaco Silva a jornada que dedica ao têxtil e vestuário e o facto de ter centrado o roteiro em Vila Nova de Famalicão, “um dos poucos e um dos maiores clusters têxteis da Europa”. Paulo Cunha, que tem desenvolvido um grande esforço na valorização das empresas e marcas famalicenses, destacou a justiça na escolha de Famalicão com “o músculo, a coragem e a determinação” dos empresários.

http://local.pt/portugal/norte/os-empresarios-do-textil-e-vestuario...

Exibições: 131

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço