“OS SENHORES DO LUCRO”. Quando a capacidade produtiva das indústrias de alguns países é maior do que a capacidade de absorção do mercado onde está instalada, o excedente de fabricação deverá ser consumido por algum outro mercado. O excedente da produção não consumida terá que ser escoado em algum lugar para que não haja prejuízos provenientes da não comercialização. Se não forem criadas regras para regular a produção e os mercados em que estas empresas atuam, fatalmente haverá interferência delas em outros mercados por não haver opção.
Imaginemos que acontece uma crise econômica nos seus principais mercados? Onde elas irão escoar a produção que era consumida por estes mercados? Com o mercado europeu e americano em crise econômica não será isto que está acontecendo no mundo? Os países mais industrializados com a redução do volume de compras destes mercados estão invadindo outros mercados de qualquer forma. (legal ou ilegalmente)
Esta invasão é a guerra comercial não declarada. Guerra onde se luta sem saber a quem combater, pois são muitos países. Ela “mata” empregos e a esperança de uma vida melhor nos países invadidos. Aqueles que estão somente pensando no seu bem estar não seguem nenhuma regra. “OS SENHORES DO LUCRO”. A eles só interessa a remuneração do capital investido. “DOA A QUEM DOER”. Temos que urgentemente pensar em leis reguladoras para a sustentabilidade dos mercados que estão sendo invadidos, sob o risco da desindustrialização de nosso país.