Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda chegou

Qual é o futuro da moda? De jóias inteligente para tecidos inteligentes a experiências de varejo inteligentes, os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda está intimamente ligado à evolução tecnológica. E vários eventos pelo mundo todo estão apresentado ao público a tecnologia vestível. Daqui a alguns anos os principais lançadores de tendências de moda serão os cientistas com seus tecidos high-tech.

Dedicada a apoiar e aumentar a consciência em torno da “próxima onda da moda”, a Interlacedestá organizando seu primeiro evento de moda tecnológica em 3 de setembro na cidade de Londres. Empresários, corporações,consumidores e acadêmicos interessados pela tecnologia wearable, serão convidados a ficar imersos em um mundo de glamour tecnológico para compartilhar idéias, conectar idéias e visualizar o futuro da moda.
Os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda chegou stylo urbano-1

Os dispositivos portáteis com tecnologia wearable em sua maioria foram desenhados como relógios, pulseiras, anéis e pingentes mas nem todo mundo gosta de usar esse tipos de acessórios. Por outro lado, temos visto alguns estilistas experimentando com a tecnologia, a fim de trazer novas funcionalidades para as suas roupas. Assim, ambas as indústrias estão percebendo os benefícios mútuos para firmar uma estreita colaboração.

Mas enquanto o público em geral está mostrando cada vez mais interesse no desenvolvimentos de itens fashiontech, a adoção do consumidor aos itens fashiontech está ficando para trás, e é para isso que eventos como o Inteleced, o FashioNXT  e o IDTechEx Wearable USA estão sendo feitos.

Os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda chegou stylo urbano-2

O DTechEx Research prevê que o mercado de tecnologia wearable passará de US 24,2 bilhões em 2015 para algo três vezes esse tamanho em dez anos, criando um mercado de US 74 bilhões em 2025. O evento DTechEx Wearable EUA, uma conferência e exposição internacional única que se concentra no desenvolvimento de tecnologia wearable para grandes marcas e indústrias, está programada para acontecer em Santa Clara, EUA, dos dias 18 a 19 novembro, e irá abordar as últimas tendências e desenvolvimentos da industria.

Tecnologia Wearable

Com a presença de 719 pessoas e mais de 30 expositores em 2014, este é a maior mostra dos EUA focada no progresso na tecnologia wearable para a moda, saúde, sportswear, empresas e aplicações militares.

Como o mercado para dispositivos eletrônicos de consumo tradicionais estão começando a saturar, novos mercados estão sendo exploradas e a preferida é a tecnologia wearable. Os gadgets portáteis, até agora, estão tendo grande sucesso, mas eles são geralmente produtos eletrônicos volumosos e isso limita um pouco, e a tendência é que as roupas inteligentes sejam um novo nicho de mercado mais promissor pois diferente dos relógios, pulseiras e jóias que nem todo mundo tem interesse de usar, as roupas são algo algo que todos nós temos que usar não é mesmo?

Os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda chegou stylo urbano-3

A tecnologia wearable é uma das tendências mais populares do momento pois segundo pesquisas do Google, houve um aumento de 10 vezes no interesse de busca da Internet desde o início de 2013, com cerca de US$ 1 bilhão investido sozinho em dispositivos wearables em 2014 . O objetivo dessas feiras é a de ajudar a acelerar a adoção do consumidor a tecnologia wearable em acessórios e vestuário inteligente.

FashioNXT é é uma semana de moda focada em tecnologia wearable que acontece anualmente na cidade de Portland, EUA, em parceria com a Nike, Intel, Google, Project Runway, Digital Trends e a prefeitura da cidade. O próximo evento ocorrera dos dias 7 a 10 de outubro de 2015.

“A tecnologia evoluiu a tal ponto que agora pode ser mesclada com a roupa. Daqui a uma noa a tecnologia wearable vai estar mais avançada do que é hoje”, explica David Lauren, filho de ícone da moda Ralph Lauren e vice-presidente da gigante do vestuário. “O objetivo agora é fundir a tecnologia em todos os tipos de roupas. Vai ser alucinante ver isso daqui a cinco anos a partir de agora. ” 

A partir dos aparelhos portáteis para os “tecidos inteligentes” e daí para impressão 3D, o futuro da moda está muito ligada às novas tendências tecnológicas. Mas isso não deve vir como uma surpresa, deveria? Tecnologia está ao nosso redor. Nós dependemos da tecnologia a partir do momento em que acordamos até voltarmos a dormir, e até mesmo durante o sono. A tecnologia gerencia a maneira em que vivemos e está impregnada em quase tudo o que vemos, dizemos, vestimos, etc.

Os sinais estão em toda parte de que o futuro da moda chegou stylo urbano-4

Coco Chanel revolucionou a forma como as mulheres se vestem, mas não porque ela teve uma epifania ou algo do tipo, mas porque os tempos haviam mudado. As mulheres foram buscando mais capacitação, foram se tornando mais ativas, e então elas precisavam de mais liberdade para se expressar. E Coco mostrou-lhes que a liberdade começava da forma como elas se vestiam.

“A moda não é algo que existe apenas nos vestidos”, disse Coco. “A moda está no céu, na rua, a moda tem a ver com idéias, a maneira como vivemos, o que está acontecendo.”

E o que está acontecendo agora é a tecnologia

… Que ajuda a resolver problemas médicos, tecnologia que economiza tempo e esforço, tecnologia que torna a nossa vida mais simples. Confira este clipe do Creators Project, para ver como os dispositivos wearables vão dominar nossas vidas diárias:

Reconhecendo a tendência inevitável, os designers de moda já começaram a integrá-la em seus desfiles. Vou viu a coleção de roupas sensíveis ao calor de Alexander Wang para o Outono/Inverno 2014 no NY Fashion Week? A coisa começa assim, primeiro os grandes designers lançam as novidades que depois de algum tempo vai ser digerida pelas grandes empresas de varejo de moda para as massas.

“As condições de sobrevivência radicais” foi a inspiração para a minha coleção, que está cheia de referências que vão do atletismo ao ar livre e utilitário urbano. A partir da mudança de local para as vestes camaleônicas, a moda está sempre se movendo para a frente para mudar”, disse Alexander Wang.

Mas como exatamente essa tendência vai se traduzir em uso comum e apelar para as massas? Muito provavelmente através das celebridades que procuram novas maneiras criativas de se expressar, como Lady Gaga. O futuro da moda já começou você está preparado?



Exibições: 755

Responder esta

Respostas a este tópico

Olá Romildo tudo bem, peço que coloque por favor o link do post do meu blog no final ou no início do texto ok? Obrigado


Está no local correto. No fim da reportagem.
Renato Cunha disse:

Olá Romildo tudo bem, peço que coloque por favor o link do post do meu blog no final ou no início do texto ok? Obrigado

Mas como exatamente essa tendência vai se traduzir em uso comum e apelar para as massas?

A tecnologia vestível já está sendo empregada na moda esportiva e fitness como eu coloquei em posts anteriores como dispositivos aplicados aos acessórios e roupas que monitoram os exercícios físicos e a saúde. Já na moda comercial a abordagem vai ter que ser outra pois ninguém que vai comprar uma camiseta, camisa, vestido ou blusa para monitorar sua saúde ou se está gastando calorias. A tecnologia vestível para moda comercial vai ter que se sofisticar mais focado mais na estética visual. Tecidos que podem mudar de cor, de estampa, de textura como se fossem tecidos OLED. Tecidos que captem a energia tanto solar como dos nosso movimentos para carregar dispositivos miniaturizados nas fibras que fazem os tecidos mudarem completamente. Esses tecidos poderiam ser fiados de forma tradicional como fabricados em impressoras 3D mas sendo biodegradáveis. Você poderá baixar estampas da internet para as suas roupas quando quiser ou fazer as suas próprias. Os tecidos também vão se auto-consertar e são a prova de sujeita e água não manchando nunca. Mas obviamente esses tecidos vão demorar alguns anos para chegar ao mercado e quando chegarem vão ser caros, não vai ser coisa para as massas durante um bom tempo.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço