Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

por: Marcela Leone

Além do design, do acabamento e dos detalhes da lingerie, outro fator determinante para produzir uma peça de qualidade é o tipo de elástico que você utilizará. Existem vários tipos e é importante prestar atenção nas funcionalidades de cada um.

Quando uma mulher vai comprar uma lingerie, ela quer encontrar peças bonitas, com um bom caimento e que não marquem as roupas. Só que isso não é o bastante, porque de nada adianta a peça ser maravilhosa e não durar à primeira lavagem.

Para conquistar sua cliente e agregar valor as suas peças, é preciso combinar uma estética de bom gosto com o uso de materiais de qualidade! Nesse post, você vai aprender quais são os tipos de elásticos para lingerie e suas funcionalidades, e, assim, criar peças ainda mais encantadoras.

Alças
Os elásticos para alças podem ser lisos ou com texturas e detalhes, também podem ser brilhosos ou opacos, dependendo da composição que se pretende criar. A largura do elástico vai variar de acordo com as características de cada peça.

As alças mais estreitas são ideais para usar em pijamas ou em camisolas, pois ficarão fininhas e manterão a delicadeza da roupa. Já para sutiãs que precisam de uma maior sustentação, opte pelas alças de largura 18mm. Ele dará mais segurança e conforto para mulheres com seios grandes.

Alças-para-lingeries

Elástico Viena 8

Estruturas especiais compostas de Poliamida e Elastano e com alongamento específico são ideais para criar tiras, formando o modelo strappy bra, que é um tipo de sutiã com tiras transpassadas no busto ou nas costas.

Bicos
Os bicos são os elásticos responsáveis por formar os detalhes e decorar as peças. São normalmente costurados nas extremidades das calcinhas, sutiãs e outras peças íntimas para embelezar e diferenciar.

Elástico Beija Flor 10N

Elástico Beija Flor 10N

Os modelos vão desde os mais simples, com detalhes arredondados, vazados ou pontiagudos, até os mais elaborados, com tules, efeitos de crochet e acabamentos bicolores.

Elástico Maracajá 12

Elástico Maracajá 12


Rendas Estreitas Elásticas
Assim como os bicos, a função das rendas estreitas é decorativa e elas podem ser utilizadas além das lingeries, como em blusas, vestidos e outras peças do vestuário.

Elas se diferenciam dos bicos por serem detalhes um pouco mais largos e com estrutura mais fina, que proporciona maior delicadeza às peças.

Debruns
Os elásticos de debrum, também chamados de viés ou elástico sanduíche, têm a função de dar acabamento às extremidades dos tecidos. Pensados para proporcionar conforto às lingeries, pois não agridem a pele nos locais de contato, os debruns podem ser completamente lisos ou possuir algum detalhe, assumindo a função de um bico.

É importante tomar cuidado na hora de comprar um debrum, pois cada estrutura tem uma finalidade: existem modelos mais adequados para utilização em Cotton, outros mais indicados para tecidos finos, que não marcam no corpo. Um debrum errado pode pesar na peça e marcar na roupa.

Viéses
Os viéses são utilizados na região do aro dos sutiãs, barbatanas e cintas-ligas. Eles são responsáveis por encobrir o “ferrinho” e deixar a peça confortável.

Existem modelos específicos para o acabamento interno do bojo e outros para o acabamento externo, este último com finalidade estética. O viés é um aviamento mais rígido, sendo que em alguns casos o elastano é usado apenas para criar a “curvatura” ideal para o bojo.

Bases

Os elásticos de base são o coração e a alma de um sutiã, pois são responsáveis por garantir a sustentação das peças. São eles que irão segurar o sutiã no local exato durante todo o dia e de forma confortável, sem que o corpo fique marcado ou tensionado ao final do dia. Um elástico de base inadequado faz com que o sutiã “suba” ao mover os braços, ou machuque, deixando a pele “marcada” ao final do dia.

Outra vantagem desse tipo de elástico é o lado que fica em contato com a pele que é feito de um material mais macio, para não incomodar a pele.

Cintura
Os elásticos de cintura podem ser lisos ou decorados com algum desenho ou com a marca da lingerie. São usados no cós de cuecas, calcinhas e bases de sutiãs, como uma alternativa superconfortável.

Elásticos-de-cintura-para-usar-em-lingeries-e-cuecas

Esse tipo de elástico é muito comum em peças infantis, mas a forte tendência esportiva também o emplacou em peças adultas, como em tops de academia, shorts e outras peças fitness.
Devido a sua largura e estrutura, ele é perfeito para a fabricação da alça e da base de tops de academia, pois proporciona o conforto e a sustentação necessários para a prática de esportes.

Elásticos diferenciados
Existem ainda outros tipos de elásticos diferenciados com funções específicas, utilizados para estruturar peças de renda, fazer acabamentos no centro das peças e até criar um efeito modelador.

A Zanotti é uma referência nesse assunto, pois nossos produtos são conhecidos pela grande diversidade e alta qualidade. Você não vai errar ao investir neles. Lembre-se: os detalhes fazem toda a diferença e mostram o cuidado e o carinho com que cada peça foi produzida.

Fonte: Blog da Zanotti | 

http://alllingerie.com.br/os-tipos-de-elasticos-e-suas-funcionalida...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 444

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço