Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

por: Marcela Leone

rosana-ouseuse

Quem trabalha com o mercado de lingerie, certamente já ouviu falar no nome de Rosana Marques e sua marca Ouseuse, a maior em seu segmento dentro do pólo mineiro de Juruaia, conhecida região de Minas Gerais que mantém diferentes empresas do setor.

Rosana criou a Ouseuse em 1994 em meio a uma grande crise e somente com uma costureira. “Gosto de narrar minha história para que eu possa ser exemplo para outras pessoas. Sempre me questionam que eu comecei minha empresa em um período de grande crise econômica no país e que nesses 21 anos houveram várias outras crises. Sempre respondo aos questionamentos da mesma forma: crise? Que crise? A gente tem que se ater aos negócios e não se deixar influenciar por questões externas”, afirma a empresária, que também é presidente da Câmara da Mulher Empreendedora em Juruaia e já foi indicada ao Prêmio Claudia na categoria negócios, devido sua contribuição à cidade.

Atualmente a Ouseuse produz em torno de 60 mil peças por mês, realizam pequenas exportações e atendem diferentes públicos que vão do feminino ao masculino e infantil em lingerie, moda praia e fitness. Conheça mais sobre essa história de sucesso e empreendedorismo nesta entrevista exclusiva para o All Lingerie.

Como surgiu a marca? Qual o significado do nome?
A marca Ousadia foi sugestão de um amigo, que segundo ele fazia jus à minha pessoa, muito à frente da minha época (risos). E por isso faria o mesmo com a marca. Hoje Ousesuse porque Ousadia já era um nome registrado no setor de moda, impossibilitando o registro no setor de lingerie. Foi e é um nome muito acertivo. Pois a empresa está muito bem, em constante crescimento. Referência na cidade.

Quais as principais linhas e suas características?
Lingerie – Básica, fashion e noite. Peças inovadoras, com qualidade e conforto.
Praia – Colorida, versátil, com bastante variedade
Fitness – Colorida, atual, com as melhores matérias-primas do mercado. O Emana, por exemplo, com fio inteligente que promete reduzir a celulite; tecidos que conferem melhor transpiração; biodegradáveis… Peças com bojo removíveis, com porta celular e fone acoplados.

Qual o diferencial de suas lingeries?
O principal diferencial, posso dizer que são “peças solução”. Solução para compor um look, com alças que podem ficar à mostra em um decote ou nas costas. Ou até para usar com transparência, incluindo conforto e sensualidade para determinados momentos. Claro, atentando sempre para qualidade de acabamento, modelagem e matéria-prima. Temos o secret bra, o famoso sutiã com tiras, o sutiã autocolante, multifuncional, entre outros.

Como é trabalhada a linha infantil?
Temos linha praia e lingerie para crianças de 3 a 12 anos em microfibra e cotton. No menino e menina. Em cores lisas e estampadas, com a proposta de mãe e filha e pai e filho. Sutiãs com e sem bojo. Enfim, a linha segue a proposta do adulto com muito bom gosto.

E a linha masculina, quais são os diferenciais e público-alvo?
Cuecas em cores e modelagens ousadas, como por exemplo, a abertura frontal, o sungão. Estampas divertidas, de pimenta, de banana, animal print. Cuecas sem costuras. Tecidos hiper confortáveis, como o modal que tem a fibra natural extraída da madeira e o chamado tecido inteligente, que no frio esquenta e no verão esfria.

Quantas peças são produzidas por mês?
Em torno de 60 a 70 mil peças.

Como conseguiram se tornar a maior empresa de moda íntima dentro do pólo mineiro de Juruaia?
Ousando sempre e muito. Acreditando no que fazemos, com pesquisa intensa, dedicação total à marca e ainda inspirando as demais empresas da cidade.

Como se destacar em meio à tanta concorrência, principalmente produzindo em uma região famosa pela lingerie?
Não existe uma receita pronta. E sim a vontade de fazer algo que satisfaça a demanda, principalmente feminina, de produtos diferenciados, que ditem moda. Assim as coisas acontecem e a marca se destaca.

Como é o relacionamento da marca com o consumidor?
Excelente. Como o modelo de negócio é a pronta entrega, temos um showroom grande, confortável e atrativo. Conseguimos interagir muito com o nosso cliente. Uma aproximação muito grande mesmo, fazendo com que ele pegue essa energia boa e passe isso para seu cliente que é o consumidor final. E com o consumidor direto, que é pouco, também há uma interação muito boa.

Como trabalham a divulgação, campanhas, mídias sociais?
Destinamos um percentual sobre faturamento para ser usado na divulgação. E usamos em anúncios e patrocínios de TV e revistas. Campanhas promocionais, mídias sociais e loja virtual também são bem difundidas.

Como surgiu o Projeto Amigas do Peito? Conte-nos um pouco sobre ele e suas novidades.
Surgiu em 2007 , quando uma Associação nos pediu a doação de sutiã e peças para mulheres portadoras de câncer. Daí vimos o quão é importante ter e doar peças para essas pessoas já carentes e com a autoestima baixa. Até porque seria uma maneira de mostrar gratidão por tantas coisas boas que nos aconteceram, como o sucesso de nossa empresa. Em 2013, demos um up nesse projeto, incentivando muito o autoexame, (fizemos campanhas em redes sociais, palestras internas, recebemos visitas e depoimentos de associações e mulheres portadoras de câncer de mama, e fizemos um folder explicativo sobre os sintomas e como fazer o autoexame, que é distribuído diariamente na loja e em eventos). E todo ano fazemos passeatas, corridas em outubro, sempre algo que chame a atenção de homens e mulheres para a prevenção. Este ano a campanha se chamará “Se toque” . Gravaremos um vídeo em frente ao maior sutiã do Brasil, em Juruaia, com todos colaboradores se tocando, ou seja mostrando a importância do autoexame. E claro, durante o ano todo as doações acontecem.

A marca está sempre inovando em suas criações como o sutiã para quem realizou mastectomia ou a calcinha que recebe forro de íon de cobre que elimina fungos e bactérias. Como tais novidades agregam valor e promovem a marca, além de colaborar com a saúde e autoestima de muitas mulheres?
Nossa missão é inovar, sair na frente e, claro, atentando para o social, para os valores da empresa. Estamos conseguindo com que a marca cada vez mais ganhe evidência, credibilidade e seja uma boa empresa para se trabalhar.

Você já foi indicada ao Prêmio Claudia, recebeu vários outros prêmios e sempre se destacou como uma excelente empreendedora dentro do mercado de lingerie. Esse é o segredo do sucesso da Ouseuse?
Pode ser que sim. Ser uma empresária inspiradora e de sucesso é a consequência de anos de trabalho dentro da marca e de Juruaia em prol desse pólo já bastante conhecido de lingerie.

Participam de quais feiras ou outros eventos?
Participamos de feiras regionais, do Salão Moda Brasil e visitamos feiras nacionais e internacionais do setor, além de cursos e palestras relacionadas. Não paramos nunca.

Possuem quantas lojas e multimarcas?
2 lojas próprias, lojas licenciadas e várias multimarcas

Vocês exportam?
Sim, fazemos pequenas exportações.

Já estão preparando o Inverno 2016? Quais as principais inspirações?
Sim, a coleção já está definida, escolhida. Muitas novidades voltadas para o que vivemos no momento .

Quais os próximos projetos?
Exportação em maior escala e franquias.

Por Vanessa de Castro | Fotos: divulgação 

http://alllingerie.com.br/ouseuse-ousadia-ate-no-nome/

Exibições: 328

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço