Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pólo têxtil não se consolidou na cidade de Rondonópolis

Confeccao de moda intima - lingerie - 03-11-12

Cenário atual mostra que o setor têxtil está estagnado em Rondonópolis e precisa de políticas públicas para voltar a crescer

Cenário atual mostra que o setor têxtil está estagnado em Rondonópolis e precisa de políticas públicas para voltar a crescer

No começo e em meados da década passada, Rondonópolis vislumbrava a possibilidade de se tornar um dos novos pólos têxteis do Brasil. Passado o tempo, a realidade atual evidencia que o tão sonhado pólo têxtil não se consolidou em Rondonópolis. As indústrias de fiação e tecidos retraíram, o número de confecções estagnou e a produção da pluma não vive a melhor fase. As respostas para que o pólo têxtil não prosperasse são várias, mas a principal é que não houve continuidade política em torno desse projeto ao longo dos anos. O otimismo de antes deu lugar à incerteza.
Anteriormente, com o fortalecimento do setor têxtil, surgiu um Arranjo Produtivo Local (APL), que dava apoio e suporte às confecções. Hoje o APL do setor têxtil está desativado. Havia a expectativa de instalação de mais fiações e da vinda de tecelagens na cidade. Vieram três fiações, sendo uma de grande porte (Santana Têxtiles, que também produzia tecido índigo), uma de médio porte (TBM) e uma de pequeno porte (D Capi). Ainda assim, a maior delas entrou com pedido de recuperação judicial. A área das fábricas de confecções – a maioria de peças íntimas – estava em constante expansão, mas agora perdeu fôlego. O evento “Rondonópolis está na moda”, que servia para divulgar a produção local, parou de ser realizado.
Para piorar, a perspectiva para a cultura do algodão em Mato Grosso não é das melhores. Nesta safra atual a área plantada no Estado teve aproximadamente 14% de redução. O cenário atual mostra que o setor têxtil está estagnado em Rondonópolis e precisa de políticas públicas para voltar a crescer. Caso contrário, tende a virar página passada da história local. 

FONTE: http://www.atribunamt.com.br/2015/05/polo-textil-nao-se-consolidou-...

Exibições: 395

Responder esta

Respostas a este tópico

Impressionante é o crescimento estratosférico do lucro dos bancos num país onde a atividade produtiv está estagnada.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço