Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Países nórdicos criam plano de ação que visa criar uma economia circular de moda sustentável

Líderes dos países nórdicos da Europa se reuniram para lançar as bases de uma indústria da moda mais verde com o lançamento do primeiro esquema de seu tipo para posicionar a Suécia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Finlândia como líderes em design sustentável, produção e consumo. Revelado pelo The Nordic Council of Ministers for the Environment, em Copenhaga, o plano de ação visa a criação de uma economia circular para vestuários e têxteis, o mais tardar até 2050.

“A sustentabilidade não deve ser um acessório”, disse Kirsten Brosbøl, Ministra do Meio Ambiente da Dinamarca, em seu discurso de abertura. “Tem que ser direto ao núcleo, e ele deve estar em cada fibra.” E os países nórdicos não estão brincando em serviço como pode ser visto neste outro post onde os finlandeses desenvolveram uma tecnologia revolucionária de reciclagem de tecido que tem como objetivo recriar o futuro da moda de uma forma mais sustentável.

Países nórdicos criam plano de ação que visa criar uma economia circular de moda sustentável stylo urbano-1
A indústria têxtil é um dos setores que mais consomem recursos do mundo, disse Kirsten Brosbøl, notando que o consumo anual de têxteis de um cidadão nórdico usa mais água do que uma família de três ao longo de um ano e produz o equivalente de dióxido de carbono a 2.000 km de viagem de carro. 80% do impacto ambiental de um vestuário decorre de escolhas feitas durante a fase de design, criando uma enorme oportunidade para os designers minimizar a pegada de seus têxteis mesmo quando eles estão sendo produzidos outro lado do mundo.

“Isso requer não só repensar a forma como projetamos as roupas e tecidos, mas também que nós os produzimos, vendemos, cuidamos, e transportamos, disse Kirsten Brosbøl.”

Países nórdicos criam plano de ação que visa criar uma economia circular de moda sustentável stylo urbano-2

O plano consiste em uma abordagem em quatro vertentes:

Em primeiro lugar, fomentar estilistas sustentáveis ​​através de programas educativos comuns em toda a região nórdica.

Em segundo lugar, atenuar a poluição ambiental através de um padrão de cadeia de fornecimento comum, enquanto a pressionar a UE para melhorar regulamentos químicos.

Em terceiro lugar, cultivar um mercado maior para a moda sustentável, através de contratos públicos ecológicos e rótulos ecológicos.

E finalmente, incentivar o mercado para fazer uma maior reciclagem e reutilização.

“Isso não vai ser uma mudança rápida, é uma completa reformulação a longo prazo”, disse Kirsten Brosbøl. “E nós não podemos fazê-lo sozinhos. É por isso que nós convidamos a indústria, sociedade civil e atores políticos em toda a região nórdica a se reunir, para trabalharmos em conjunto e mudar isso juntos.”

O evento também contou com apresentações de empresas de Copenhaga como a Atlantic Leather, H&M, Pure Waste, e With & Wessel, bem como um “bazar nórdico” de marcas eticamente ocupados na região.

Nordic Fashion Association



Exibições: 210

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço