Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda


Existem diversos recursos na malharia que podemos usar para deixar nossas peças com algum diferencial. As padronagens e texturas são um dos caminhos que possibilitam a criação com diferencial. Vou comentar algumas possibilidades interessantes deste setor.

Técnica de renda/vazados: A renda na malha é a combinação de redes e fios soltos que conferem um resultado muito interessante. Geralmente feita com fios finos e leves, o que resulta em uma rede macia e flexível, podendo ser usada em diferentes peças. Blusas, vestidos, golas e detalhes com renda de malha podem tornar a peça muito interessante. Nos exemplos da figura 1 conseguimos ver as possibilidades do uso deste recurso em diferentes padrões e aplicações nas peças. Tanto vazados como rendas. Cada look apresenta um tipo de renda diferente do outro, ou seja, as possibilidades são muitas.

Exemplos de renda de malha. Fonte: Mark Fast.



Técnica de escadas: Escadas também criam um efeito rendando, porém em uma versão macro, ou seja, o ponto é muito mais aberto e solto. Teremos um efeito uniforme em toda a extensão. Como se fizéssemos um ponto e deixássemos umas áreas sem ponto e novamente fizemos um ponto. Com os exemplos fica mais fácil de entender. Na figura 2 percebemos o uso da escada nos modelos 1, 2 e 4. No modelo 1 percebemos na blusa e na meia-calça o efeito escada, já no segundo modelo conseguimos perceber o efeito mais aberto, assim como no quarto modelo.

Exemplo de escala. Fonte: Rodarte.



Técnica textura da superfície: A textura é feita através da mudança de pontos e fios (mais grossos e mais finos) e a matéria-prima do fio (lã, seda, algodão) na mesma peça. Podemos ter visuais bem diferentes com essas variações. O que chamamos de "fio fantasia" nos auxilia na criação destas texturas. No exemplo percebemos o uso de diferentes cores e fios para criar o efeito de texturas.

Exemplo de texturas. Fonte: Tizarh Mastin.



Técnicas de tranças: O efeito da trança vai depender da espessura do fio e o entrelaçamento dos fios. Conseguimos diferentes efeitos dependo da espessura do fio e do espaçamento das tramas. Na figura 4 o primeiro look apresenta uma trança muito grande e com os frios grossos, dando um efeito fofo e de volume na peça. Já no segundo o fio é mais fino e consequentemente o tamanho da trança também. Existem diversos tipos de tranças, essas podem ser exploradas de maneiras diferentes em nossas peças.

Exemplo de tranças. Fonte: Reprodução.



Técnica fair isle: Esta técnica nos permite a criação de diversos tipos de padronagens e o uso de cores. Os desenhos são simples e repetidos. Nas imagens dos exemplos apresento algumas versões desta técnica. Além do colorido, duas cores também são muito exploradas com essa técnica.

Exemplo de fair isle. Fonte: Blog My Bougie Baby.



Técnica Intársia: A intársia permite a criação de grandes desenhos e estampas. Pode-se usar muitas cores e fazer detalhes bem pequenos. Nos exemplos temos dois tipos de exemplos da técnica. No primeiro, que forma duas caveiras e um esqueleto e usa quatro cores, conseguimos perceber os detalhes, na segunda temos outro desenho e uma maior quantidade de cores.

Exemplo de intársia. Fonte: Reprodução.



Interessante, né? Podemos também na malharia explorar nossa criatividade se conhecermos as técnicas existentes e também os tipos de matérias-primas para conseguir explorá-las da melhor maneira possível.

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 861

Responder esta

Respostas a este tópico

  Interessante, né? Podemos também na malharia explorar nossa criatividade se conhecermos as técnicas existentes e também os tipos de matérias-primas para conseguir explorá-las da melhor maneira possível.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço