Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Grupo está expandindo suas redes mais do que nunca, mas pode pagar um preço alto por se tornar popular demais

Giorgio Armani saúda a plateia em desfile da Emporio Armani, em 2011

Giorgio Armani saúda a plateia em desfile da Emporio Armani, em 2011

São Paulo - O estilista italiano Giorgio Armani sempre foi sinônimo de luxo e sofisticação no mundo da moda, mas tanto glamour pode estar ameaçado. Isso porque, desde 2010, quando o grupo adotou como estratégia a expansão acelerada de suas seis marcas, a essência de seu negócio tem se perdido e gerado crítica entre os mais entendidos do mundo fashion.

Segundo o Wall Street Journal, o grupo perdeu alguns de seus principais executivos por conta das mudanças ditadas por Armani, que detém o controle de 100% de todo a empresa de moda. John Hooks, ex-vice-presidente do conselho e um dos mais antigos da casa, foi um dos que pediu para sair um ano depois que as transformações começaram.

Desde 2010, o número de lojas Armani cresceu quatro vezes, chegando a 2.500 unidades em todo o mundo.  Entre as marcas do grupo estão, a Armani Privé, considerada a linha de alta costura do grupo, a Giorgio Armani, Emporio Armani, Armani Collezioni, Armani Jeans e Armani Exchange.

A Armani Jeans e a Armani Collezioni, as mais populares do grupo, também foram as que mais cresceram nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, o número de lojas da Armani Jeans saltou de 21 para mais de 700 no final de 2013. Já a Armani Collezioni representa hoje 20% de todas as lojas do grupo, cerca de 500.

Um por voz do grupo Armani, ouvido pelo WSJ, afirmou que o grupo não está excessivamente focado em seus produtos de menor custo e que investir nas linhas de luxo também faz parte dos planos da companhia.

A Armani Privé, criada em 2005 pelo estilista, é prova disso.  A etiqueta nasceu de olho na crescente competição pelas grandes estrelas nos tapetes vermelhos e está entre as preferidas das atrizes hollywoodianas.

Se por um lado, se tornar popular tem afetado a imagem do grupo de moda, por outro, os números financeiros da companhia só crescem. No último ano, as vendas da Giorgi Armani totalizaram 2,2 bilhões de euros, alta de 4,5% na comparação com 2012. Já o lucro cresceu 18% no mesmo período.

Exibições: 369

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço