Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Para presidente da Renner, País vive momento de teste de competitividade

O Brasil vive um momento de teste de competitividade no varejo, após um período de forte desenvolvimento econômico, afirmou o presidente da Renner, José Galló. Para o executivo, as companhias, sejam elas pequenas, médias ou grandes, precisam buscar um diferencial competitivo e se aproximar dos consumidores. Caso contrário, as companhias vão "ficam para trás".

O presidente da Renner explicou que esse diferencial competitivo "significa fazer coisas que o consumidor quer e que o consumidor gosta", o que nem sempre é o que a empresa deseja. O executivo disse ainda que a falta dessa aproximação gera problemas financeiros, que acabam virando o foco das companhias, apesar de não serem a questão primordial.

Entre as iniciativas que buscam aproximar as empresas e os clientes, o executivo citou o "fast fashion", de como Zara e Forever 21. "Estamos trabalhando pesado para seguir para esse tipo de comércio", em contrataste com o que ele descreveu como o velho varejo, de lojas gigantes de departamento, como o antigo Mappin. "Estamos entrando na era da velocidade. O velho tenta adivinhar o que consumidor quer, enquanto o novo varejo dá ao consumidor o que ele quer", acrescentou.

Essa solução é ainda mais importante frente a realidade atual no varejo, que é agravada pela postura dos bancos. De acordo com o presidente da Renner, os bancos trabalham com garantias e o varejo não tem grandes ativos físicos, como maquinário, para entregar em troca de financiamento. As garantias são feitas com base apenas em recebíveis, disse o executivo, ao apontar que as instituições financeiras acabam ajudando apenas as companhias mais conceituadas do setor.

O presidente da Renner afirmou também que o segundo semestre deste ano deve ser pior do que o primeiro e 2016 ainda será um ano difícil. Para ele, há expectativa de um PIB negativo de 1,5% neste ano e um resultado positivo de cerca de 0,5% em 2016. O executivo participa do 2º Fórum Negócios da Moda, realizado pelo Grupo Estado e pela FecomercioSP, nesta terça-feira, 2.

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20150602/para-pre...

Estadão conteúdo

Exibições: 331

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço