Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Parintinenses Enfrentam Altas Temperaturas com Agasalhos de Clima Frio

População do município adotou um comportamento peculiar, ao preferir trajes como moleton, blusas de lã e jaquetas

Calor em Parintins

Moradores de Parintins adotaram agasalhos para não se expor aos raios solares (Jonas Santos)

O calor “infernal” de Parintins (a 325 quilômetros de Manaus) obrigou os moradores a adotar um novo comportamento.

As roupas que, habitualmente, costumamos usar no inverno ou em dias de friagens amazônicas, agora viraram “moda” de verão na Ilha.

As jaquetas jeans, moleton, blusas de lã e de manga comprida foram retiradas das gavetas para que as pessoas possam se proteger do sol. Nas ruas os agasalhos são comuns, nesta época, em que a média chega a 40 graus.

“Não dá para sair de casa para resolver assunto particular ou profissional sem jaqueta”, afirmou a estudante Joana Mendonça, 24.

Ela e o marido Antônio Fragata, 38, saíram para fazer compras em uma loja de ferragens e ambos vestiam o casaco, para não fugir à regra. “Parece que a cada dia está mais quente”, afirmou Antônio.

“O protetor solar não deu jeito. Nós, que trabalhamos em dois horários, tivemos que comprar jaquetas jeans. Foi a única forma que encontramos para nos protegermos deste sol”, contou o funcionário público Roberto Santos.

Quente

Na última sexta (19), a temperatura média chegou a 37 graus e a umidade relativa do ar marcou 71%, quando retornou ao normal.

A previsão é de que neste domingo (21) também seja quente, batendo na marca dos 37 graus novamente. Será um fim de semana em que a capital do folclore literalmente vai “ferver”.

Na última quarta-feira, 17 foi dia de “vulcão em erupção” na ilha tupinambarana. É que às 11h39 a temperatura da Ilha atingiu 40 graus.

Por conta da intensidade do calor e da umidade relativa do ar, as escolas também se adequaram às normas da Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc).

Os estudantes somente poderão ter aulas de educação física até as 9h e depois da 16h. “E sempre à sombra”, acrescenta o professor Carlos Meirelles.

Doenças

O secretário de Saúde do Município, Josimar Marinho, ocupou as programações das emissoras de rádio para orientar a população quanto às medidas preventivas para evitar viroses, complicações cardíacas, respiratórias e de hipertensão.

“Nossas atenções se voltam às crianças e idosos que são os mais suscetíveis às doenças provocadas pelo clima quente e seco, predominante na região”, afirmou. O secretário pediu ainda que os parintinenses, que necessitem sair às ruas, se protejam usando cremes ou roupas de manga longa.

Fonte:|http://acritica.uol.com.br/noticias/Parintinenses-enfrentam-altas-t...

Exibições: 132

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço