Grandes conglomerados anunciaram doações de milhões, modelos em silêncio na passarela, trilhas sonoras com mensagens de paz: confira os momentos de reflexão e solidariedade durante a semana de moda parisiense
Uma semana de desfiles na capital francesa, tendo como pano de fundo uma crise em larga escala na Europa, viu gestos simbólicos, momentos mais tranquilos de reflexão e promessas de apoio financeiro de várias maisons.
No mês que antecedeu os desfiles de outono-inverno em Paris, acreditava-se amplamente que o evento marcaria um retorno significativo aos negócios como de costume – uma celebração para o mundo da moda após dois anos de interrupções relacionadas à pandemia.
Os casos de coronavírus foram relativamente baixos, as viagens internacionais de e para a França foram abertas e mais marcas foram programadas para realizar shows físicos em vez de virtuais.
Mas, dias antes do início da Semana de Moda de Paris, o clima otimista mudou. Em 24 de fevereiro, o mundo assistiu incrédulo, depois horrorizado, quando o presidente russo,Vladimir Putin, lançou seu ataque brutal àUcrânia. Em Kiev, a três horas de voo de Paris, fotos de famílias acampadas em estações de metrô eram semelhantes a imagens históricas de pessoas em Londres procurando abrigo no subsolo durante os bombardeios na Segunda Guerra Mundial.
Ralph Toledano, presidente do órgão organizador da Semana de Moda de Paris, a Federation de la Haute Couture et de la Mode (FHCM), divulgou um comunicado em 1º de março pedindo aos participantes do evento que “experimentem com solenidade os desfiles dos próximos dias e em reflexo dessas horas sombrias.”
Falando uma semana depois, após o fim da semana de moda, Toledano disse à CNN que na noite do domingo anterior ao primeiro dia de desfiles, ele tinha duas imagens conflitantes em sua mente. De um lado, a emoção do retorno da semana de moda com desfiles ao vivo livres da pandemia. Do outro, imagens de guerra e “um país sendo atacado de forma muito cruel e selvagem… e pessoas morrendo, e pessoas sofrendo”.
Simplificando, uma semana de shows, festas e participações especiais de celebridades estava em total desacordo com uma guerra na Europa.
Em reconhecimento direto a essa tensão,o homônimo diretor criativo da casa de luxo Balenciaga, Demna, divulgou um comunicado antes da revelação de sua coleção, que aconteceu durante a segunda metade da semana. “A moda parece uma espécie de absurdo”, escreveu ele em uma nota aos convidados, acrescentando que considerou cancelar o evento por completo.
“A Guerra na Ucrânia desencadeou a dor de um trauma passado que carrego em mim desde 1993, quando a mesma coisa aconteceu com meu país natal e me tornei um refugiado para sempre”, escreveu o designer georgiano.
No início dos anos 1990, o estilista e sua família estavam entre as dezenas de milhares de pessoas que fugiram de Sukhumi, cidade da Geórgia, em meio ao conflito na disputada região da Abkhazia, considerada independente pela Rússia, apesar de ser reconhecida internacionalmente como parte da Geórgia.
O show acabou acontecendo no domingo, mas não sem alguns gestos simbólicos – alguns dos mais importantes durante a programação. A bandeira ucraniana foi colocada nos assentos dos convidados e o designer recitou um poema em ucraniano de um dos poetas mais preciosos do país, Oleksandr Oles.
Em seu comunicado, Demna disse: “Percebi que cancelar o show significaria ceder, render-me ao mal que já me machucou tanto por quase 30 anos. Eu decidi que não poderia mais sacrificar parte de mim para aquela guerra sem sentido e sem coração de ego”, concluiu.
Look da coleção Outono/Inverno 2022 da Balenciaga, apresentada durante a Paris Fashion Week / Balenciaga
Embora a coleção tenha sido projetada antes do início da guerra, era difícil não traçar paralelos e, falando com repórteres nos bastidores, Demna disse que o cenário e a encenação – uma produção chocante e emocionante – refletiam deliberadamente sua própria experiência de conflito e deslocamento. anos atrás.
Modelos se arrastaram por um cenário projetado para imitar uma tempestade de neve amargamente fria segurando grandes sacos de lixo feitos de couro durante um desfile que também foi uma crítica sobre a crise climática. Os proprietários da marca Kering (a controladora da Saint Laurent, Gucci e Alexander McQueen, entre outros) anunciaram dois dias antes que suspenderiam todas as operações na Rússia.
Já os donos da Hermes e Cartier, Richemont foi o primeiro a se comprometer a fechar temporariamente as lojas e encerrar as operações na Rússia.
LVMH (o conglomerado de luxo com 14 casas de moda de luxo em seu portfólio, incluindo Louis Vuitton e Loewe) e Chanel também seguiram o exemplo. Muitas marcas anunciaram doações – a LVMH, por exemplo, doou € 5 milhões (cerca de R$ 28 milhões) ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha para ajudar a apoiar vítimas diretas e indiretas do conflito.
Modelo da Louis Vuitton desfila com as cores da Ucrânia na passarela da Paris Fashion Week / Gamma-Rapho via Getty Images
A supermodelo Gigi Hadid também prometeu doar todos os seus ganhos do mês de moda para os esforços de ajuda na Ucrânia, seguindo um anúncio semelhante da modelo Mica Argañaraz.
Gestos pequenos, mas necessários
Vena Brykalin, diretor de moda da Vogue Ucrânia, esteve no desfile da Balenciaga e vários outros ao longo da semana em Paris. Ele havia voado de Kiev para Milão para a semana de moda no dia anterior à invasão russa de seu país.
Agora em Paris, sem um plano para onde ir em seguida, ele se viu no limbo – dividindo seu tempo entre telefonemas preocupados para a família e amigos, ativismo online (ele está usando seu Instagram para compartilhar notícias, informações sobre designers ucranianos e vários esforços de socorro liderados por seus amigos na comunidade criativa) e o ocasional desfile de moda.
Falando em um passeio de carro por Paris após o desfile de Coperni, Brykalin refletiu sobre participar de uma semana de moda enquanto uma guerra estava acontecendo em seu país.