Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Paris Fashion Week: o homem impõe-se com LGN, Walter Van Beirendonck e Bluemarble

Os homens, e especialmente os couturiers, fazem ouvir a sua voz na Paris Fashion Week. O segundo dia de desfiles, dedicado à moda masculina para o outono-inverno 2024/25, ofereceu uma queima de fogos de artifício entre os mais diversos estilos e universos, renovando inventivamente o género masculino. Da elegante dark couture da LGN Louis Gabriel Nouchi, à exuberância criativa e excêntrica da homónima Walter Van Beirendonck, passando pelo streetwear, que aparece cada vez mais sofisticado na Bluemarble.


LGN Louis Gabriel Nouchi, outono-inverno 2024/25 - ph DM


Coroado em junho passado com o prestigioso prémio Andam 2023, a LGN Louis Gabriel Nouchi atraiu o público na quarta-feira, 16 de janeiro, para o seu desfile, aproveitando esse público ampliado para lançar a sua primeira coleção feminina. O estilista parisiense já colocou mulheres nas passerelles no passado, mas nesta estação se intensifica com uma oferta mais estruturada em cinco looks. A ideia não é cair em clichés em torno do corpo feminino, mas sim “transpor as proporções masculinas para o registo feminino”.

Este lançamento é ainda melhor porque a coleção da LGN Louis Gabriel Nouchi para o próximo inverno é inspirada em Bel Ami de Guy de Maupassant, "já que o romance é sobre um homem que consegue a sua ascensão social graças às mulheres e a mulher é muito central no livro, então foi a oportunidade ideal para lançar o projeto, até porque temos um pedido de muitos clientes", deixa escapar o estilista, que dá ênfase como sempre ao figurino e à alfaiataria.

A sua silhueta feminina não é andrógina, mas sim masculina, construída em torno de calças largas e esvoaçantes, casacos longos que caem até aos pés e algumas peças fortes, como estas magníficas calças ou tops em lã bouclée. Também ousa usar uma bermuda ostentada com austeridade e meias altas, assim como o seu alter ego masculino.

A paleta escura domina a coleção com muitos looks totalmente pretos ou azul noite. O estilista combina discretamente peças de alta costura com elementos mais sensuais, como um body com cuecas de corte alto que sobressai acima da calça. As malhas justas ou o macacão Fantômas insinuam-se naturalmente no guarda-roupa sóbrio e clássico do homem.

À medida que sobe aos escalões superiores, a nota ambiciosa embeleza o seu guarda-roupa com tops e cachecóis de pele, desenvolvidos exclusivamente a partir de matéria têxtil, ou peças um pouco mais vistosas como o fato branco, cujo material a pele ultrafina é praticamente indetetável, ou um dourado cintilante. Os seus fatos são cada vez mais refinados, confecionados em sedas jacquard com casaco trespassado com gola xale.

“Há também toda a relação com o dinheiro, que se conta através de uma colaboração que fizemos com a Monnaie de Paris, e que deu origem a uma coleção de joias”, continua Louis-Gabriel Nouchi, que quis simbolizar o sucesso do personagem de Bel Ami através de diferentes toques dourados, numa moeda fixada numa gravata, nos sapatos tingidos de ouro, ou na pulseira composta por um colar de moedas.
 


Walter Van Beirendonck, outono-inverno 2024/25 - ph DM


Walter van Beirendonck retorna à sua veia criativa mais ousada e exuberante ao imaginar um exército de criaturas doidas, espécie de humanoides ou extraterrestres, um pouco perdidos, vagando pelo planeta azul, ou o que dele resta, em busca de 'humanos com quem simpatizar'. Uma coisa é certa. Estes personagens excêntricos das profundezas da galáxia são todos antimilitaristas fervorosos, como o estilista que há anos denuncia os males da guerra e está mais uma vez a tentar enviar uma mensagem de paz. Assim, um modelo aponta para um remendo no seu casaco, onde podemos ler “Stop War”. Outro levanta os dois dedos em forma de V em sinal de paz. O estilo militar perpassa a coleção através de conjuntos e acessórios cáqui, como máscaras de gás ou sapatos grossos com sola entalhada.

Cada um desses relógios suaves move-se com a sua própria música enquanto se apresenta educadamente ao público. “O meu nome é Pierre-Louis”, “Venho do espaço”, “Sou da Costa do Marfim”, etc. Esta cacofonia alegre, cujas músicas juntas constituem sem dúvida a playlist ideal do designer belga, corresponde perfeitamente à coleção, que mistura os mais diferentes estilos, retomando, ao revisitá-los, certas peças marcantes criadas ao longo destes 30 anos pelo criador, que felizmente saqueia os seus arquivos.

Resultado: uma mistura explosiva de estilos, cores e padrões. Estampas florais, ora românticas, ora mix anos 70, associadas a tecidos de tapeçaria adamascada, ao lado, dependendo do look, de efeitos camuflados, casacos ou calças em tweed ou tartan de todas as cores. O designer perfura notavelmente as laterais de certas túnicas ou casacos extralongos como presilhas para passar um cinto.

As grandes sweaters em jacquard retomam a estética gráfica pop da marca homónima Walter Van Beirendonck com incursões fluorescentes. Uma cobra tricotada com faixas cinza e laranja envolve o pescoço como um lenço. Não perca as aparatosas peças de malha inteiramente franjadas com pedaços de lã multicoloridas, nem as roupas futuristas com ventosas. O couturier de Brecht joga com os volumes, que redefinem as silhuetas, ou que incham nos ombros e nos braços como que para superproteger, vestindo os seus modelos com chapéus oversized como um modelo de cartola com dimensões de bacia, um chapéu vermelho ou uns bonés que fazem a cabeça desaparecer. Foram feitos há 30 anos pelo famoso modista de chapéus britânico Stephen Jones.



Bluemarble, outono-inverno 2024/25 - ph DM


Encontramos o símbolo da paz em sweaters e gigantescos chapéus de pele usados ​​com a máscara de Zorro também na Bluemarble. A marca de Anthony Alvarez, sedeada em Paris, continua em ascensão a julgar pelos muitos rappers presentes no desfile organizado quarta-feira, na antiga loja C&A, que acaba de fechar na Rue de Rivoli e foi completamente desmembrada.

Além dos três primeiros e últimos looks, bastante mediáticos, com bolsas de tela e esses chapéus oversized combinados com grandes casacos também confecionados em peles artificiais extravagantes, o estilista meio francês meio filipino, nascido nos Estados Unidos, concentra-se para o próximo inverno em calças e jeans, que retrabalha em todos os tipos de versões ultra chiques.

Soltas e forradas, as calças são o elemento mais importante da coleção, ora decoradas com pedras cintilantes, ora revestidas com strass, mas também bordadas com pérolas ou realçadas com inserções prateadas ou bronze. Já o modelo de calças rasgadas também fica muito chique com os seus buracos remendados. Outra variação: calças curtas com bolsos, do tamanho de bermudas, que se sobrepõem a jeans ton sur ton.

A peça a não perder? Uma T-shirt dois em um, prática e de visual fantástico, com a camisa a estender-se em tecido brilhante até ao tronco em forma de camisa.
 POR

Dominique Muret

TRADUZIDO POR
Helena OSORIO

Exibições: 22

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