Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Todos sabemos que, para ter o sucesso de uma coleção, é necessário um trabalho imenso antes de lançá-la. Esse trabalho envolve várias pessoas e departamentos, e muito planejamento e suor são necessários para que nossos clientes tenham o desejo de usar nossas marcas. Mas, para que isso aconteça, é imprescindível que o produto esteja na hora certa ao alcance deles.

Nesse momento é que analisamos o papel do PPCP dentro desse cenário. Como sabemos, o PPCP é o local onde todas as informações são tabuladas, analisadas e passadas adiante. Dessa forma, um dos primeiros passos que a equipe de criação necessita para a elaboração de uma nova coleção é a análise do que temos de estoque de matéria-prima, ou seja, estar com o almoxarifado catalogado e controlado é extremamente importante, pois é onde essas informações serão coletadas.

Em um trabalho conjunto com o pessoal de criação, é necessária a criação de cronogramas em que serão definidas as datas das principais atividades a ser desenvolvidas, que vão desde a entrega de desenhos, passando pela modelagem, piloto, prova, ajuste, mostruário e todas as etapas da produção.

Para ser possível um cronograma mais assertivo às etapas de produção, é necessário que os profissionais do PPCP tenham em mãos informações básicas, tais como:

·         Previsão de vendas por produto;

·         Dados técnicos dos produtos;

·         Estoques existentes;

·         Fluxograma do produto;

·         Tabela de desperdício das máquinas;

·         Quantidade de máquinas e fusos;

·         Limites de velocidade das máquinas;

·         Limites de eficiência das máquinas por produto;

·         Horas disponíveis por máquina;

·         Capacidade produtiva por máquina;

·         Tempos-padrão por operação;

·         Tempos de preparação.

 

4082

 

Esse cronograma podemos chamar de Plano Mestre de Produção (PMP, do inglês Master Production Schedule – MPS), ou seja, um documento que diz quais itens serão produzidos e quando cada um será produzido, em determinado período. Geralmente, esse período cobre algumas poucas semanas, podendo chegar de seis meses a um ano, analisando e planejando cada etapa do processo tendo como parâmetro:

·         Planejamento da Fábrica: a sequência de tarefas é planejada em unidades de processo, e a relação espacial entre os locais de trabalho é planificada.

·         Planejamento do Processo: é escolhida a forma inicial do material para cada componente; cada processo definido no planejamento da fábrica é então analisado novamente e é planejada a divisão de operações. Também nesse nível é feita a escolha do maquinário e dos equipamentos necessários e é planejado o layout para cada departamento.

·         Planejamento de Operações: cada operação pensada durante o Planejamento do Processo é considerada individualmente e sua divisão final em elementos é definida. Ao mesmo tempo, são feitos planos para o ferramental especial necessário para completar cada operação e para o layout das diferentes máquinas e equipamentos que compõem cada centro produtivo.

 

A elaboração desse PMP faz com que o PPCP comece a dar forma às atividades e atitudes para sua execução. Como vimos, vários setores estão integrados, e envolver seus colaboradores com os prazos e metas é fundamental. Fazer o acompanhamento para que todos os setores envolvidos possam realizá-lo dentro do que foi planejado é a diferença entre o sucesso ou não do cumprimento das datas.

O PPCP é um “centro transformador de informações”, recebe “Lista de Materiais”, “Lista de Operações”, “Previsão de Vendas”, e as transforma em “Programas de Produção”, “Ordens de Fabricação e de Montagem” etc., enviando essas informações aos departamentos da fábrica.

 

Fonte: Costura Perfeita

Exibições: 792

Responder esta

Respostas a este tópico

  Fazer o acompanhamento para que todos os setores envolvidos possam realizá-lo dentro do que foi planejado é a diferença entre o sucesso ou não do cumprimento das datas.

  Fazer o acompanhamento para que todos os setores envolvidos possam realizá-lo dentro do que foi planejado é a diferença entre o sucesso ou não do cumprimento das datas.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço