Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pelo Segundo Ano Seguido, 100% do Algodão Brasileiro no Projeto BCI é Licenciado para Comercialização

O algodão produzido nas cinco áreas da Better Cotton Iniciative (BCI) no Brasil foi 100% licenciado pela entidade. A produção de Goiás, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais passou em todas as averiguações do programa que se iniciou em novembro de 2010. A Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) é a parceira de implementação da BCI no país.

Entre os grandes produtores foram licenciadas 10 fazendas no estado da Bahia, 13 em Goiás, 16 no Mato Grosso do Sul, 19 em Mato Grosso e duas em Minas Gerais. Na agricultura familiar, são 47 pequenos produtores do norte de Minas Gerais, nos municípios de Catuti e Mato Verde, que processam e comercializam sua safra através da Coopercat. 
CRESCIMENTO – No primeiro ano de BCI no Brasil os pequenos produtores eram 38, enquanto os grandes eram apenas 11 e a produção localizava-se em quatro estados. “Tivemos um aumento significativo no número de participantes nesse segundo ano, além de termos mais um estado, o Mato Grosso do Sul, nessa nova safra. Esperamos que esse crescimento seja constante para os próximos anos”, diz Lucy Frota, Coordenadora dos Projetos de Sustentabilidade da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).
Os fardos de algodão BC dos produtores estarão disponíveis para consulta dos membros associados no site de rastreabilidade do BCI. Nesta semana, as algodoeiras estão sendo treinadas para a utilização do novo sistema de lançamento de fardos do algodão BC produzido no Brasil.
BETTER COTTON – O BCI propõe um sistema de melhoria constante através de critérios de produção que visam reduzir o impacto da água e de defensivos na saúde humana e no meio ambiente, melhorar a saúde do solo e a biodiversidade, promover relações justas de trabalho, zelar e preservar a qualidade da fibra e uma completa rastreabilidade da cadeia de fornecimento do algodão.
Para conceder o licenciamento, o BCI promove três etapas de verificação ao longo da safra. A primeira é a chamada verificação aos pares, quando os produtores se auto avaliam. A segunda é a verificação interna feita pelo parceiro de implementação – no caso, a Abrapa, com apoio da Associação Estadual – e pelo coordenador regional do BCI. A última é uma verificação externa, feita por auditores terceirizados e treinados pela BCI que comprovam a adoção dos critérios de produção do programa.

Confira no arquivo a lista dos licenciados

Fazendas e Produtores Licenciados BCI safra 2011-12..pdf

Fonte:|http://www.abrapa.com.br/noticias/Paginas/Pelo-segundo-ano-seguido-...

Exibições: 202

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço