Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conta a história que grande parte dos casacos que hoje conhecemos tiveram origem nos uniformes militares. O trench coat, por exemplo, aquele casaco bege de tecido impermeável, foi criado por Thomas Burberry, fundador da tradicional grife britânica Burberry, para soldados da primeira Guerra Mundial. Das trincheiras o casaco pulou para o cinema – vestiu ícones como Audrey Hepburn no filme “Bonequinha de Luxo” -- e se tornou uma peça-chave que faz a cabeça tanto dos moderninhos quanto dos vovôs.

Audrey Hepburn no filme "Bonequinha de Luxo" usando o trench coat, casaco que se tornaria clássico

Os casacos são mesmo democráticos: por serem clássicos podem ser usados para compor os mais diferentes looks, tanto formais quanto descolados. Quando acompanhados de peças de alfaiataria, por exemplo, os casacos tem sua formalidade reforçada. Já com peças casuais, como jeans, compõem looks modernos. Modernos chiques, digamos. Porque os casacos têm esse poder: de deixar qualquer look mais fino.

Conheça os principais modelos e ideias de como tirar proveito dos casacos -- peças-chaves da temporada de frio que tornam o inverno, como dizem por aí, a estação mais elegante de todas.

À esquerda, a atriz Siena Miller com cardigã. Já Natalie Portman optou por um casaqueto "fashion". (Fotos: Getty …

Cardigã

Suéter sem gola com abotoamento frontal. Possui decote redondo ou em V e mangas compridas. Por ser mais leve é uma ótima opção para aqueles dias de temperatura amena, que necessita de um casaquinho, mas nada muito pesado. Pode ser usado com blusas sem mangas, por cima de camisas, como fez Sienna Miller (foto acima, à esquerda), e ainda receber a sobreposição de outro casaco (se esfriar mais). O melhor: combina com tudo!

Dica > Excelente companheiro de viagem: por ser leve cabe na bolsa e ajuda a enfrentar as intempéries ao longo do dia.

Casaqueto

Casaco mais curto. Pode ser feito dos mais variados tecidos -- de tweed, lã rústica popularizada por Chanel – a jeans. O comprimento torna a peça muito versátil: é uma das melhores pedidas para acompanhar saias e vestidos. Pode ser usado de maneira bem casual, com camiseta e jeans, e também mais formal numa combinação com saia lápis, formando um tailleur (conjunto de casaqueto e saia). Numa versão fashion, como da atriz Natalie Portman (na foto cima, à direita), basta para dar estilo a um look mais básico.

Dica > Casaquetos com shorts estão em alta. A peça empresta refinamento aos shorts, deixando o look descolado e elegante.

Sarah Jessica Parker usou o blazer em look descolado. Sienna Miller foi de versão sem lapelas. (Fotos: Getty I …

Blazer

O blazer é outra peça adaptada do uniforme militar. Possui lapela (essa gola estruturada e dobrada) e abotoamento frontal. Pode ter modelagem acinturada ou reta e seu comprimento pode variar entre  logo acima ou abaixo do quadril. Atualmente ganhou versão também sem lapela, como o modelo de Sienna Miller (na foto acima, à esquerda).

Pode ser usado de maneira bem descolada, com jeans, como no look de Sarah Jessica Parker (na foto acima, à direita). Por ter um ar formal é fácil, fácil dar um up grade no blazer para um look mais refinado: basta combiná-lo com uma calça de alfaiataria no tom para ganhar um terninho e enfrentar aquela reunião importante. Já com uma saia de renda ou brilho o blazer faz bonito à noite.

Dica> Os blazers ajudam a desenhar e afinar a silhueta. Prefira modelos estruturados e acinturados para maximizar esse efeito.

Leighton Meester de pelerine (à esquerda); Natalie Portman de trench coat e Kate Middleton de casaco de lã 3/4. …

Casaco 3/4

3/ 4 refere-se ao comprimento mais alongado, por volta da altura dos joelhos. Normalmente de lã é um companheiro perfeito para os dias mais frios. Com malha por baixo, calça justinha e bota montaria enfrenta baixas temperaturas de uma maneira casual. Já sobre vestidos -- e até fazendo às vezes de vestido, como usou Kate Middleton (na foto acima, à direita) --, com meias opacas e escarpins de salto ficam muito elegantes para ocasiões que exigem uma dose a mais de formalidade.

Dica > Se for investir num casaco 3/ 4 prefira uma cor neutra, como preto ou bege, que vai com tudo.

Trench coat

O casaco bege criado para os soldados da Primeira Guerra virou ícone de elegância e verdadeiro coringa do guarda-roupa. Vai bem com calça jeans, camiseta e sapatilhas. Pode ser usado mais chiquezinho, com calça de alfataria e escarpim como fez Natalie Portman (na foto acima, no centro). E sai sobre vestidos à noite. Ou seja, vai sobretudo. Ah menos em looks de casamento ok?

Dica > Prefira modelos na altura ou um pouco acima dos joelhos para uma silhueta mais alongada.

Pelerine

O nome dessa peça que lembra uma capa sem mangas significa “peregrino” (pèlerin, em francês), referindo-se aos viajantes franceses que a usavam antigamente. Felizmente essa peça chique,chique veio parar no guarda-roupa feminino e é uma excelente opção para acompanhar look mais refinados, principalmente na versão mais alongada, como o da atriz Leighton Meester (na foto acima, à esquerda).

Dica > Para usar sobre o vestido e não passar frio ao chegar para a festa!

http://br.mulher.yahoo.com/blogs/ta-na-moda/pequeno-manual-dos-casa...

Exibições: 661

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço