Setor têxtil-confecções precisa levar em conta o percentual para calcular custo da matéria-prima
Na hora de fazer a contabilidade do custo da matéria-prima no setor têxtil-confecções, é indispensável calcular a estimativa do percentual de perdas. Cada empresa deve ter seus índices de perda estabelecidos. É importante reduzi-los ao mínimo.
Para o cálculo do custo da matéria-prima no setor têxtil-confecções, é indispensável a estimativa do percentual de perdas. Ele é um indicador da eficiência da produção. O percentual indica a relação entre a quantidade mínima de matéria-prima necessária para produzir cada peça e a quantidade realmente utilizada em cada uma.
Assim, quanto mais eficiente for o processo produtivo, menos desperdício de matéria-prima e aviamentos haverá na produção, e essa utilização da quantidade ótima pode ser monitorada.
As variações que podem interferir na definição do percentual de perdas a ser atribuído à matéria-prima são as seguintes:
- Metragem incorreta;
- Encaixe incorreto das peças;
- Diferenciação entre operadores,
- O material a ser utilizado;
- Tipo de acabamento do material;
- Estilo do produto;
- Nível de exigência de qualidade de cada empresa;
- Índices de retrabalho (consertos e reposições); e
- Utilização incorreta dos aviamentos.
Cada empresa deve ter seus índices de perda estabelecidos de acordo com uma apuração, feita de forma prática e numa série histórica e sempre buscando reduzi-los ao mínimo.