Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Perfil no Instagram aponta cópias de fotos entre influencers de moda

Seja com poses, cenários ou detalhes, a página batizada de Shit Bloggers Post mostra quais são os clichês mais repetidos por fashionistas.

Clara Luciani em campo de trigo, cenário de desfile da Jacquemus@SHITBLOGGERSPOST/@JESUISCLARALUCIANI/INSTAGRAM/REPRODUÇÃO

Sabe quando você curte uma imagem no Instagram e pensa já ter visto algo parecido antes? Alguns chamam de inspiração, outros de plágio. O que importa é que a rede social funciona como um interessante medidor de tendências e referências. Com o objetivo de reunir essas coincidências (ou não), foi criado um perfil, batizado de Shit Bloggers Post. Por lá, são reunidas supostas cópias fotográficas.

Vem comigo conhecer!

GIPHY/@SHITBLOGGERSPOST/INSTAGRAM/REPRODUÇÃOGiphy/@shitbloggerspost/Instagram/Reprodução

Atualmente, a página já acumula cerca de 40 mil seguidores. No entanto, a identidade de quem está por trás da iniciativa não é revelada. Nas publicações, são usados os pronomes “eu” e “nós”, o que dá a entender que pode haver mais de um controlador da página.

“Gosto da ideia de deixar isso para a imaginação de nossos seguidores. Depois de conhecer a pessoa ou pessoas por trás da conta, você começará a formar opiniões ou a adivinhar por que certas pessoas são exibidas, e gostaríamos de mantê-la o mais neutra possível”, explicou um representante da conta, em entrevista ao portal Nylon.

Um ponto revelado foi que quem administra tem experiência com mídias sociais, por isso sempre notou as semelhanças entre posts de influenciadores digitais, principalmente de moda. Então, a ideia foi fazer um apanhado de inspirações, sem a intenção de causar intrigas.

No Shit Bloggers Post, é possível ver de tudo. As fotos repostadas no perfil são de influenciadores de diferentes locais, não seguindo um padrão geográfico específico. Basta que a pessoa tenha aderido a um hype do momento. As influencers são, inclusive, marcadas nas publicações.

“No segundo em que percebo uma tendência se formando, inicio imediatamente uma pasta e começo a economizar uma vez que me deparei com mais, seja por meio de influenciadores que seguimos, na ferramenta Explorar, nas páginas da marca, entre outras coisas”, contou o entrevistado da Nylon.

A plataforma aborda o fato de que as redes sociais são realmente um instrumento de influência. Vão desde looks iguais, até poses, ângulos e cenários parecidos ou idênticos. Os detalhes fazem toda a diferença.

Entre os outfits extremamente repetidos, está um vestido florido da marca House Of CB, por exemplo. Na lista, é possível conferir sandália da The Row, meia-calça em renda com logomania da Gucci, conjuntinho comfy da Jacquemus, papete da Chanel, e suéter amarelo da etiqueta For Love & Lemons.

Seria uma coincidência entre as blogueiras postar foto de roupas secando no varal ou de xícaras sobre lençóis brancos? E colocar uma vela com formato de corpo humano em cima de livros de moda? Produtos de skincare e cosméticos também não faltam nas postagens.

É claro que a conta misteriosa também reparou nas poses inusitadas e nos truques comuns entre as influenciadoras. Afinal, sempre pode ser uma boa ideia levantar a perna para tirar uma selfie. Por que não usar um buquê de flores em um clique conceitual de lingerie?

A verdade é que não interessa muito quem postou primeiro ou quem “copiou”. Para o Shit Bloggers Post, o objetivo é mostrar que, na internet, nada é único ou exclusivo. O sucesso é tão grande que os próprios seguidores já estão começando a ajudar quem comanda o perfil, sugerindo trends.

Além disso, várias das próprias personalidades citadas nas publicações têm reagido bem. “Muitos influenciadores que postamos enviaram sugestões próprias, compartilharam em seus Stories, nos marcaram nas fotos e até nos colocaram em suas legendas”, contou o anônimo.

Colaborou Rebeca Ligabue

ILCA MARIA ESTEVÃO

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/ilca-maria-estevao/perfil-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 357

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço