Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Permeabilidade de Não Tecidos Como Medida de Eficiência em Filtração de Particulados

Por Me. Luciano Ceron, Drª Sandra Einloft, Drª Rosane Ligabue e Drª Jandyra Fachel

O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de filtração (frio e quente) de três tipos de não tecidos por permeabilidade. As amostras usadas foram de poliimida aromática (PI), poliéster (PES) e poliacrilonitrila copolímero (PAN) que passaram por ensaios de simulação de filtração em aparelho ETS, usando material particulado de polietileno de baixa densidade (PEBD) com tamanho médio de 1,3 μm. 

Permeabilidade
A permeabilidade é uma medida macroscópica que indica a maior ou menor facilidade com que um fluido submetido a um gradiente de pressão percola os vazios em um meio poroso. Portanto, uma adequada descrição de permeabilidade deve, combinar aspectos do fluido, da estrutura porosa e do escoamento (FREITAS; MANEIRO; COURY, 2003). O escoamento do fluido gera uma perda de carga de energia, refletida na forma de queda de pressão ao longo do meio poroso. A permeabilidade pode ser determinada na Equação 1, conhecida como equação de Forchheimer para fluidos compressíveis, onde a queda de pressão descreve uma dependência não linear com a velocidade do fluido (INNOCENTINI, 1997).


Sendo ΔP a variação de pressão absoluta antes e depois do filtro, µ e ρ, a viscosidade e a densidade do fluido, L, a espessura do meio e u a velocidade superficial do gás. Os parâmetros K1 e K2 são as permeabilidades darciana e não darciana. O primeiro termo da Equação (1) representa a contribuição das forças viscosas sobre a queda de pressão, causada pelo atrito entre as moléculas do fluido e pelo atrito entre o fluido e o meio poroso. O segundo termo representa as forças inerciais, causadas pela turbulência do fluido escoante e/ou pela tortuosidade do meio poroso.
A permeabilidade é um dos principais controles em aplicações envolvendo a filtração, pois esta propriedade é reduzida pelo depósito de pó residual. Isso leva a uma variação nos valores entre a permeabilidade do tecido limpo e depois de usado, que é refletida na forma de queda de pressão ao longo do meio poroso (FREITAS et al., 2002). Idealmente, o filtro deveria remover o máximo de impurezas com a mínima resistência ao fluido de arraste. Nas aplicações com não tecidos, baixas permeabilidades implicam em baixas taxas de filtração, o que não é economicamente vantajoso para o processo (INNOCENTINI et al., 2009; MOREIRA; COURY, 2004).       
       
Perda de carga
A queda de pressão ou perda de carga é uma importante variável de projeto, que descreve a resistência que enfrenta o fluxo de gás ao passar pelo filtro. É determinada pela diferença de pressão entre dois pontos do filtro, medido na entrada e na saída, após ser filtrado pelo meio filtrante (LO et al., 2010). O aumento da perda de carga do sistema ocorre à proporção que as partículas são depositadas, determinando a frequência de limpeza no filtro cartucho. Portanto, afeta o tempo de vida do tecido (RODRIGUES, 2006). O tempo de saturação do tecido depende da permeabilidade do têxtil, do tamanho das partículas e da velocidade de filtração (CALLÉ et al., 2002; SALEEM; KRAMMER, 2007).
Nos filtros coletores de pó a perda de carga do tecido limpo apresenta um comportamento não linear com o tempo. Esse comportamento é resultante da compressibilidade da torta e a pressão máxima de operação tende a linearizar após a formação da torta, conforme mostra a Figura 1 (FREITAS, 2003; MELLO, 2007). O aumento da espessura da torta resulta em um acréscimo da perda de carga do sistema, tornando necessária a limpeza periódica do filtro para remover a mesma e manter a perda de carga em níveis adequados de operação (ROCHA, 2010).

 
O grau de regeneração nos dá uma ideia do momento em que o processo de filtração/limpeza alcança o estado estacionário. Sendo bastante útil na comparação entre elementos filtrantes distintos (FREITAS, 2003). Para avaliar o grau de regeneração (R) do meio filtrante, quanto as suas características iniciais, reportam a Equação 2.


Onde: ∆Pmax é a queda de pressão máxima imediatamente antes da limpeza, ∆Pr é a queda de pressão residual e ∆Po é a queda de pressão do filtro virgem.
Existem diferentes equações para descrever a queda de pressão durante a filtração. Uma delas é a aproximação cumulativa, onde se divide a queda de pressão total no filtro em duas partes: a queda de pressão no meio filtrante (ΔPm) e a queda de pressão devido a torta de filtração formada (ΔPc). Desta maneira, tem-se a Equação 3. 
                       


A lei de Darcy pode ser usada para descrever a queda de pressão através de um meio filtrante e da torta de filtração, quando a filtração é conduzida a baixos valores de número de Reynolds. Desta maneira, a Equação 4 é então denominada equação da filtração.


Onde:
ΔPT - pressão total no filtro;
Km - resistência específica do meio filtrante;
Kc  - resistência específica da torta;
u - velocidade superficial do gás;
W - massa de pó depositada por unidade de área.

Metodologia
Microscopia Eletrônica de Varredura
Neste trabalho a morfologia dos materiais é de extrema importância para compreender as propriedades observadas nos ensaios. Utilizou-se a análise por MEV para a caracterização da fibra dos não tecidos. Foi realizado no Centro de Microscopia Eletrônica da PUCRS em um equipamento de microscopia eletrônica de varredura Philips, modelo XL 30, com tensão de aceleração de 20 kV. O preparo inicial dos corpos-de-prova foi realizado em metalizadora Bal-Tec, modelo SCD 005, por metalização com ouro nas amostras de não tecidos. Os parâmetros de construção dos não tecidos, diâmetro das fibras e distância entre fibras, foram analisadas com o auxílio do software Image J, para calcular a média e o desvio padrão.          

Simulador de filtração
O equipamento Simulador de Filtragem ETS - modelo GmbH (Figura 2), controla o tempo de filtração, número de ciclos de filtração, pressão residual média, temperatura do gás, massa total retida e massa total passante. O gás utilizado foi ar comprimido normal e aquecido em duas corridas distintas, para medir a influência térmica na filtração dos particulados menores que 2,5 μm. Para cada tipo de não tecido foram utilizados cinco corpos de prova em cada variação da velocidade de limpeza. As variáveis controladas foram:      
• Taxa de alimentação de pó: 0,03 g/s;
• Velocidade do pulso de entrada de particulado: 8,3 cm/s;
• Velocidade do pulso de limpeza: 7, 12 e 17 cm/s;    
• Temperatura do gás a frio: 25±1ºC (para todos os tipos de não tecidos);
• Temperatura do gás a quente: 115±1ºC para a PAN, 150±1ºC para o PES e 240±1ºC para a PI.
O ensaio seguiu a norma ASTM D6830-02 - Método padrão para caracterizar a queda de pressão e desempenho de filtragem em meio filtrante - Filtração Seca. A filtração e as condições de limpeza foram adaptadas a partir do método alemão VDI/DIN 3926, para simular as condições que prevalecem nas operações reais de filtração. 


Ensaio de permeabilidade
A determinação da permeabilidade foi realizada em Permeabilimetro Karl Schroder KG, modelo 6940 Weinheim (Figura 3). O método consiste em colocar amostra no orifício de fluxo do equipamento, ajustar a pressão constante de 20 mm de coluna d’água em aparelho Gauge, modelo DPF-15E e ligar o temporizador digital para análise por 30 segundos. O resultado da permeabilidade é medida em manômetro pelo fluxo de ar (L/min.dm2) que atravessa o não tecido. O ar é gerado em aspirador Arno Papa-Pó, modelo APAC de 700 W, com fluxo invertido, levado por mangueira até o aparelho. Foi usada como referência a norma NBR 13706:1996 - Não tecido - Determinação da permeabilidade ao ar.   


Resultados e discussão
Caracterização dos materiais
Os resultados da caracterização de construção dos três tipos de não tecidos de PAN, PES e PI, confeccionados com fibras longas, são apresentados na Tabela 1.   


Observa-se pelos dados da Tabela 1 que a confecção do não tecido de PI contém fibras com diâmetros menores e estruturas mais fechadas, portanto, com menor permeabilidade no meio filtrante. Para os nãos tecidos de PAN e PES construídos com fibras mais abertas no sentido transversal e longitudinal, comparados a PI, contribuem para uma permeabilidade maior nestes materiais que facilita o fluxo de gases entre as fibras.     

Permeabilidade
Os resultados de permeabilidade nos ensaios de simulação de filtração em não tecidos de PAN, PES e PI e sua redução percentual em relação ao material limpo são apresentados na Tabela 2 e Figura 4.   


Os resultados para PI apresentaram a menor variação de permeabilidade em relação ao material limpo, com 3,2% (frio e 17 cm/s) e 4,3% (quente e 17 cm/s), refletindo em baixa perda de carga ao final do ensaio de filtração. Conforme os estudos de Rud et al. (2007), concluíram que meios filtrantes com menor porosidade superficial alojam um menor número de partículas no seu interior. Esta conclusão foi verificada nas medidas de caracterização dos têxteis, onde a PI têm menores distâncias transversais e longitudinais entre as fibras, portanto, facilitando a deposição e retirada dos particulados quando da limpeza por jato de ar. Outra característica, que contribui favorável para a baixa permeabilidade é o formato multilobal da fibra de PI, com maior área de contato entre fibra/partícula, comparado aos formatos circulares das fibras de PAN e PES. 
Os resultados para PAN e PES mostram maior redução percentual em relação à permeabilidade inicial, respectivamente de 26,1% e 39,2% a quente e com velocidade de 7 cm/s. Num primeiro momento poder-se-ia correlacionar esta condição ao maior acúmulo de particulados sobre os corpos de prova, porém isso não ocorreu. Os dados de retenção de massa de particulados apresentou maior deposição em massa para a PI. Portanto, conclui-se que a maior perda percentual de permeabilidade para a PAN e PES é devida a facilidade de deposição inicial de particulados finos no interior do não tecido, pois a maior distância entre as fibras (poros maiores) facilita o rápido saturamento pela filtração em profundidade, portanto maior perda de carga no sistema. Os estudos de Tognetti (2007) com a PAN e PES também apresentou um período maior de filtração interna, comparado a outros materiais, devido às diferenças de maior porosidade, obtendo maior resistência à permeabilidade ao ar.

Conclusões 
Embora os melhores resultados de permeabilidade com não tecidos tenham sido conseguidos a frio (25ºC), estes não são representativos, ocorrem somente no começo da filtração, pois a condição a quente é a utilizada em processos industriais para a filtração de particulados de polietileno de baixa densidade. Portanto, a filtração a quente apresentou menor eficiência de filtração para os três tipos de não tecidos estudados.
O efeito da temperatura elevada e pressão elevada, afeta respectivamente a viscosidade dos gases e a permeabilidade do meio filtrante, principalmente para o mecanismo de impactação inercial em não tecidos. Desta forma, os melhores resultados foram obtidos na simulação de filtração com a PI realizada a 240ºC, onde a viscosidade dos gases (µ) aumentou e a permeabilidade darciana (K1) diminui, termos vistos na Equação 1, como forças viscosas da equação de Forchleimer. Estas condições conjugadas elevam a variação de pressão do sistema e diminuem a eficiência de filtração com o passar do tempo.


Me. Luciano Peske Ceron
Engenheiro Químico (PUCRS), Doutorando Engenharia de Materiais (PUCRS), Mestre Engenharia de Materiais (polímeros/não tecidos - PUCRS), Especializações em Gestão Ambiental (GAMA FILHO) e Gestão Empresarial (UFRGS). Tem experiência nas áreas: petroquímica (polipropileno, polipropileno aditivado, PET, borracha sintética, etil-benzeno), têxtil (fabricação de não tecidos, mangas filtrantes, palmilhas, persianas de não tecidos e plásticas em PVC), calçados, papel e celulose, tratamento de água e efluentes, tecnologia da informação, logística por software e professor.  
Ceron.Luciano@gmail.com
(55) 51-9972.6534




Referências bibliográficas:

CALLÉ, S.; CONTAL, P.; THOMAS, D.; BÉMER, D.; LECLERC, D. Descriptions of the clogging and cleaning cycles of filter media. Powder Technology. v. 123, p. 40-52, 2002.  

FREITAS, N. L.; SALVINI, V. R.; INNOCENTINI, M. D. M.; PANDOLFELLI, V. C.; COURY, J. R. Desenvolvimento de filtros cerâmicos para filtração de gases a altas temperaturas: Estudo da Permeabilidade. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Química, 2002, Natal. Anais... Natal, 2002.

FREITAS, N. L. Estudo de filtros cerâmicos de dupla camada para filtração de aerossóis em altas temperaturas. 2003. 131 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química)-Pós-Graduação em Engenharia, UFSC, São Carlos, 2003.          

FREITAS, N. L.; MANEIRO, M. G.; COURY, J. R. Estudo da permeabilidade de filtros cerâmicos de aerossol em altas temperaturas. Projeções, v. 21, p. 29-38, 2003.  

INNOCENTINI, M. D. M. Filtração de gases a altas temperaturas. 1997. 266 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química)-Pós-Graduação em Engenharia, UFSC, São Carlos, 1997. 

INNOCENTINI, M. D. M.; RODRIGUES, V. P.; ROMANO, R. C.; PILEGGI, R. G.; SILVA, G. M.; COURY J. R. Permeability optimization and performance evaluation of hot aerosol filters made using foam incorporated alumina suspension. Journal of Hazardous Materials, v. 162, p. 212-221, 2009.       

LO, L. M.; HU, S. C.; CHEN, D. R.; PUI, D. Y. H. Numerical study of pleated fabric cartridges during pulse-jet cleaning. Powder Technology, v. 198, p. 75-81, 2010.  

MELLO, R. L. S. Estudo do mecanismo eletroforético de coleta na filtração de aerossóis. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química)-Pós-Graduação em Engenharia, UFSC, São Carlos, 2007.

MOREIRA, E. A.; COURY, J. R. The influence of structural parameters on the permeability of ceramic foams. Braziliam Journal of Chemical Engineering, v, 21, p. 23-33, 2004.     

ROCHA, S. M. S. Estudo da influência da velocidade e dos ciclos de filtração na formação da torta na limpeza de gases em filtro de mangas. 2010. 143 f. Tese (Doutorado em Engenharia Química)-Pós-Graduação em Engenharia Química, UFU, Uberelândia, 2010.

RODRIGUES, K. B. Filtração de gás: estudo da decomposição de diferentes tortas de filtração em diferente meios filtrantes. 2006. 230 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química)-Pós-Graduação em Engenharia, UFSC, São Carlos, 2006. 

RUD, H.; MAUSCHITZ, G.; HOFLINGER, W. Transmitted-light microcopy - A new method for surface structure analysis of cleanable non-woven dust filter media. Journal of Hazardous Materials, v. 144, n. 3, p. 742-746, 2007. 

SALEEM, M.; KRAMMER, G. Effect of filtration velocity and dust concentration on cake formation and filter operation in a pilot scale jet pulse bag filter. Journal Hazardous Materials, v. 44, p. 677-681, 2007.

Fonte:|http://www.meiofiltrante.com.br/materias.asp?action=detalhe&id=771

Exibições: 611

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço