Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Perspectivas do processo da internacionalização, segundo presidente da 2RIOS

por: Marcela Leone

Depois de se fortalecer em âmbito nacional, muitas marcas se preparam para a internacionalização. O processo, porém, assusta. Há muita burocracia, sem contar divergências na legislação ou mesmo em relação às exigências do produto.

Para entender um pouco mais sobre os desafios do mercado externo, o All Lingerie conversou com Matheus Fagundes, presidente da 2Rios.

Matheus Fagundes, presidente da 2Rios

Matheus Fagundes, presidente da 2Rios

Quando teve início o plano de internacionalização da marca?
As exportações iniciariam em 2003, mas o plano de internacionalização iniciou em 2012 no mercado americano, quando a empresa já tinha maior experiência.

Possuem escritório em outro país? Como funciona a logística? 
Sim, atualmente em Miami, onde também temos o estoque para facilitar a logística e entregar mais serviço em um mercado que exige muito das marcas em entrega e pós vendas.

Quais países têm revenda da 2Rios? 
Hoje estamos em 5 continentes, mais de 20 países como Chile, Uruguai, Paraguai, EUA, Japão, Austrália, Moçambique, Irlanda, etc.

Como saber se já é hora de dar start ao plano de internacionalização? 
É i
mportante avaliar muito bem o modelo de negócio e os diferenciais da empresa para cada mercado. Nem sempre o plano é o mesmo para cada mercado, exige uma boa equipe interna e suporte como tivemos do Texbrasil da ABIT e APEX-Brasil.

E em relação aos tamanhos em outros países, é preciso adaptar as peças? 
Sem dúvidas, mesmo na América do Sul temos necessidade de entender melhor a consumidora e fazer ajustes. Alguns mercados exigem esforço ainda maior e até buscar outros fornecedores.

Há exigências maiores em relação ao padrão de qualidade? 
Para nós sempre foi importante o fator qualidade, independente do mercado, mas sem dúvidas o nível dos concorrentes no exterior nos fez melhorar também aqui no Brasil. O aprendizado da exportação foi fundamental para evolução nos processos e produtos, buscando sempre diferenciais e mais competitividade sempre.

Foto: divulgação

http://alllingerie.com.br/perspectivas-do-processo-da-internacional...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 85

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço