Você sabia que os homens usam mais calça jeans do que as mulheres? E que o Centro-Oeste é a região onde mais vestem a calça baggy?
Essas informações fazem parte de uma completa pesquisa encomendada pela INVISTA, detentora do fio LYCRA, e realizada pelo IBOPE Inteligência em 10 capitais brasileiras durante o período de 21/11 a 4/12/2012, com 1000 entrevistados. Confira a seguir os dados mais relevantes.
Participaram da pesquisa homens e mulheres entre 18 e 50 anos, das classes ABC.
46% usam jeans diariamente e na média geral, cinco vezes por semana.
Os jovens de 18 a 24 são os que mais usam, a cidade de Goiânia com 76%, seguida por Brasília com 59%.
O jeans é usado tanto no trabalho (54%) quanto no lazer (46%) e o conforto é muito importante nas duas ocasiões.
Os homens preferem a modelagem tradicional e as mulheres usam de 2 a 3 tipos: 64% usam a tradicional, 46% preferem a skinny, 41%, a cigarrete, 24% a capri e 15% a saruel. Em seguida vêm os modelos baggy e bootcut.
Para a maioria das mulheres a modelagem do jeans precisa valor o bumbum (58%), seguido do quadril (17%), pernas (13%), coxas (4%), busto (2%) e barriga (1%).
98% das pessoas entrevistadas compram jeans para uso próprio e em média 7 peças por ano, com um gasto em torno de R$ 95 reais. Essas peças são adquiridas principalmente em magazines ou lojas de departamentos (54%), multimarcas (51%), lojas de marcas próprias (34%) e hipermercados (8%). Os consumidores compram mais calças (85%), bermudas (9%), shorts (3%) e saias (2%).
Entre as marcas citadas estão, Diesel, Colcci, TNG, Marisa, Sawary, Lee, C&A, Morena Rosa, Levi`s, Renner, entre outras.
54% preferem modelos com elastano e quase metade dos entrevistados buscam informações de moda, principalmente na TV.
Em relação aos destaques regionais:
Brasília: tradicional e skinny para as mulheres e calças justas para os homens. Compram em média 8 peças por ano, é a cidade que tem o maior gasto médio na compra e mais se informa sobre moda.
Goiânia: são os que mais se preocupam com o preço e os que mais usam a modelagem baggy em comparação com as outras cidades pesquisadas.
Curitiba: usam mais no lazer, modelagens skinny e cigarrete, jaquetas e compram em multimarcas.
Florianópolis: preferem as bootcuts e boyfriend, shorts, bermudas e jaquetas.
Porto Alegre: valorizam o bumbum, usam mais jaquetas e são os que se preocupam menos com o preço.
São Paulo: usam para lazer, valorizam as pernas, compram 7 peças por ano, em média, buscam preço e modelo.
Belo Horizonte: usam no trabalho, valorizam bumbum e quadril e preferem skinny.
Rio de Janeiro: usam no trabalho e lazer, as mulheres preferem as skinnies e os homens as calças mais largas, em comparação às outras cidades pesquisadas. Compram em marcas próprias.
Recife: cigarrete para as mulheres e calças largas para os homens, além de bermudas e shorts. Valorizam o bumbum e compram em magazines e multimarcas.
Salvador: usam cigarrete, bermudas, shorts, jaquetas e saias. Compram mais em hipermercados e valorizam a lavagem.
Perfil:
Homens: compram mais acompanhados, para trabalhar, buscam praticidade, menos peças por ano, em lojas próprias e se informam menos sobre moda.
Jovens: usam mais jeans, skinny, cigarrete, calça justa, shorts, são os que pagam mais por uma peça, valorizam desgastes e lavagens.
Classe A: compram mais acompanhados, para o lazer, valorizam a modelagem, usam skinny e peças mais justas com elastano, maior custo unitário.
Fonte | Assinatura: VANESSA DE CASTRO | FOTOS: EQUIPE GUIA JEANSWEAR
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por