Pesquisa Cientifica/Tecnologia. Os países ricos e industrializados foram os que mais investiram em pesquisa. São os proprietários da maioria das patentes utilizadas nos produtos que tem a mais moderna tecnologia. Os países ricos no inicio, fabricavam os produtos em seus próprios territórios e vendiam para o mundo todo. Mas com a tecnologia aplicada tinham muitas vezes uma capacidade de produzir mais do que o seu mercado absorvia. Alem disto na época tinham dificuldades de exportar seus produtos, pois os custos de transporte e armazenamento eram muito altos.
E pensaram: -Do que adianta termos alta produção aqui se não temos para quem vender? Temos que adequar nossa produção a demanda ou abrir novos mercados compradores. Este mercado comprador sendo longe terá que nos oferecer benefícios para que fabriquemos os nossos produtos lá! Deverá ter matéria prima e mão de obra farta e mais barata que a nossa!
Saíram como desbravadores a procura dos mercados que tivessem estes aspectos. Descobriram a China, Coréia, Brasil, México e outros. Construíram as empresas em terrenos cedidos pelas prefeituras com toda a infraestrutura, importaram os equipamentos que eram produzidos em seus países isentos de taxas, receberam apoio do governo para treinamento da mão de obra e isenção de impostos para os produtos exportados para outros países. Que maravilha! Tínhamos empresas multinacionais, tínhamos emprego, tínhamos exportações superavitárias, mas infelizmente durante todo este tempo não fizemos “nenhum investimento em pesquisa cientifica”. O que acontece hoje: -Continuamos dependentes da tecnologia dos países ricos.
A China e a Coréia passaram pelo mesmo processo que o Brasil passou. Mas houve uma diferença: -Investiram pesado na educação e na pesquisa cientifica. Hoje estes dois países exportam sua tecnologia em produtos que nós brasileiros estamos comprando, e o Brasil exporta as commodities para eles fabricarem e agregar valor.
No Brasil hoje está se discutindo se a verba destinada ao turismo pode ser maior do que a destinada à pesquisa cientifica! Pode um negócio destes? É realmente:- “Índio quer apito se não der pau vai comer”