Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Célula de fígado humano exposta a corantes apresentou dano genético, indicado pela seta.[Imagem: Danielle Palma de Oliveira]

Riscos dos corantes

Pesquisadores da USP estão jogando por terra o mito de que corantes não fazem mal à saúde.

Os estudos, coordenados pela professora Danielle Palma de Oliveira, têm chegado a resultados preocupantes sobre a ação destes componentes.

O grupo está estudando o uso de corantes na indústria têxtil, que entram em contato com a pele humana, na indústria de cosméticos, sobretudo tinturas para cabelos, e na indústria alimentícia.

Os principais riscos verificados estão ligados a danos genéticos, com a quebra das moléculas de DNA na células.

Em princípio, esse comportamento mutagênico pode levar ao desenvolvimento do câncer, embora esta associação não tenha sido pesquisada pelo grupo.

Corantes têxteis

As pesquisas começaram observando a presença de corantes químicos ligados à indústria têxtil, em um rio próximo à região metropolitana de São Paulo.

O grupo detectou que a exposição aos corantes provocava ações mutagênicas, como a quebra do DNA de células.

Os estudos agora já envolvem mais de 10 corantes da classe química AZO, e todos tiveram seus riscos à saúde comprovados: "Eles apresentaram danos ao material genético, com quebra de DNA ou de cromossomos," diz a pesquisadora.

Segundo Danielle, tais corantes são utilizados principalmente pela indústria têxtil, para o tingimento de fibras.

O risco para a saúde está no contato do corante com o suor, que pode fazer com que ele seja transferido para a pele. Visando comprovar estes efeitos, o grupo está desenvolvendo culturas de células de pele humana para realização de testes.

Corantes para cabelos

Com os avanços na questão dos corantes têxteis, Danielle iniciou o estudo de corantes ligados a outras indústrias, como os utilizados para mudança de coloração dos cabelos.

A pesquisa ainda está em fase inicial, mas já revelou alguns efeitos da utilização do produto.

"Já foi identificado que esses corantes são tóxicos, mas ainda não conseguimos verificar se eles também causam lesões ao DNA", declara.

Segundo Danielle, pesquisas sobre a ação destes componentes crescem principalmente nos Estados Unidos e na Comunidade Europeia, que não têm legislações específicas sobre as questões da utilização de corantes.

Corantes em alimentos

Um dos motivos do alerta se deu por conta de resultados em pesquisas europeias relacionadas às ações de corantes em alimentos infantis.

"Foi demonstrado que algumas papinhas podem levar as crianças a sofrerem alteração de comportamento e alergias, mas em pouco tempo [as substâncias prejudiciais] já estarão fora de circulação", conta a professora.

Legislação sobre corantes

A questão do risco dos corantes nunca foi estudada do modo devido por conta da suposição de que estes eram componentes inofensivos.

Porém, em virtude das descobertas recentes, a situação pode ser mais complexa. "Os corantes são substâncias perigosas e merecem mais atenção", declara Danielle.

No Brasil a legislação acerca do uso de corantes para a indústria têxtil também é inexistente, havendo regulação somente para o setor alimentício.

A professora, a partir dos resultados de suas pesquisas, propõe uma mudança na questão. "Nós procuramos utilizar os resultados de nossas pesquisas para embasar uma proposta de mudança na legislação", conta.

Porém, com os estudos em fase inicial, ela admite que esta mudança pode ser lenta. "Seria necessária uma reunião técnica com os legisladores para mostrar nossos resultados, mas isso ainda vai demorar um pouco", conclui.

Fonte:|http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=riscos-corantes-sa...

Exibições: 548

Responder esta

Respostas a este tópico

A verdade é que encontramos os grandes estudiosos promovendo alterações substanciais nas legislações utilizando-se da famosa técnica de procurar chifre em cabeça de cavalos. Uma hora ou outra acabam achando.. Existem coisas em nosso país que realmente não consigo entender, p.ex.:

1- Por que se produzem, ou importam, carros potentes, velocíssimos, se a velocidade máxima permitida em nossas estradas é 120 Km/h ????

2- Por que tantas campanhas anti-tabagistas se é comprovada a consequência  trazida pelo fumo ? Será que eles não sabem de onde vem esse fumo ???

3- Por que quando um bandido assalta, estupra, mata um chefe de família, quem recebe mais atenção da "sociedade" é o bandido e sua familia do que a familia da vítima ???

4-Por que tantos parâmetros de controle de qualidade do trabalho exercido pelos nossos trabalahadores se no final, o que conta, é o preço colocado, atualmente, pelos chineses?

5-Por que nossos governantes atuais insistem tanto em dizer que está tudo bem e presenciamos, a olhos vistos, a industria definhando, os postos de trabalhos acabando ?

6-Será que eles já sabem que dá pra segurar a barra de todo mundo com o bolsa família ?

7-De onde virá toda essa grana ?

8-Será que a idéia é virarmos uma Cuba sul-americana ? Afinal é lá que eles, os que hoje nos governam, vão se consultar com o guru, toda vez que alguma merda está pra explodir,não é ?

Bem... Vou parar por aqui, acho que estou com perguntas demais não respondidas ....

Estão conseguindo, meus ombros estão arcando com o peso das mediocridades..

Nem todo mundo é Ronaldo !!!!!!!!!!!

Brasileiro não desiste nunca ! Ele sempre acha que vai cair uma mamatinha em seu colo !!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço