Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Pesquisa relaciona lojas de fast-fashion com poluição devastadora

Report afirma que empresas como Zara e H&M compram de fornecedores chineses que tornam a água local em imprópria para consumo.

As lojas de fast-fashion estão no radar de fashionistas interessados em ética e consumo consciente. Além de terem observado uma queda nas vendas em 2016 pela preocupaç..., o momento é também de pensar qual é o impacto ambiental real dessas empresas.

Uma pesquisa realizada pelo The Changing Markets Foundation mostra que marcas como Zara, H&M e ASOS compram de fornecedores que fabricam viscose de forma não sustentável em países como a China, Indonésia e Índia, contribuindo para a poluição da água e produzindo gases tóxicos.

A viscose é um tecido similar à seda, mas que custa menos para ser produzida. Durante o processo de tratamento químico do material nesses países, poluentes estão sendo distribuídos na água, tornando-a imprópria para consumo. “A produção barata influenciada pela indústria da moda rápida, combinada com a falta de regulações ambientais na China, Índia e Indonésia está criando um mix tóxico”, exibe o estudo.

A publicação afirma que a H&M compra de seis dessas empresas poluidoras, e a Zara tem relações com quatro desses fornecedores. Apesar de não conseguirem ser responsáveis por toda sua cadeia produtiva, faz parte de uma responsabilidade mundial ter um zelo pela origem de sua produção — e ambas as marcas foram transparentes e afirmaram estar lidando com essa situações de seus fornecedores.  A fundação lançou uma petição pedindo um fim dessa situação e já angariou mais de 129.000 assinaturas.

https://elle.abril.com.br/noticias/pesquisa-relaciona-lojas-de-fast...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 418

Responder esta

Respostas a este tópico

ESTE TIPO DE NICHO DE MERCADO, ALÉM DO LIXO CITADO NO ESTUDO ACIMA, LEVA A MÃO DE OBRA ESCRAVA, BAIXÍSSIMOS SALÁRIOS, DEGRADAÇÃO DE EMPRESAS, POIS TODOS Q TRABALHAM DEPENDENDO DA MESMA, FICAM A SEU CRITÉRIO ECONÔMICO E AVASSALADOR COM PREÇOS BAIXÍSSIMOS.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço