Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Lista da PETA tem marcas como Gucci, Valentino, Armani e outras grifes.

sunglasses accessories accessory interior design indoors person human

O famoso Fashion Awards da PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) anunciou os vencedores de 2021. Anualmente, o prêmio reconhece marcas e designers que se destacaram eticamente no mundo da moda, e os resultados indicam que a tendência é que mais grifes passem a adotar a postura em 2022.


Segundo o ranking, o grupo Kering se destacou por banir peles de animais de todas as suas marcas, incluindo Balenciaga e Bottega Veneta. A Kering recebeu o prêmio de "Maior Momento Sem Pele", movimento que vem sendo desenvolvido pelo grupo há alguns anos. Em 2017, o presidente do grupo, François-Henri Pinault, chegou a dizer que “pele não tem lugar no luxo”, e baniu oficialmente o material de todas as coleções futuras.

Já as grifes Valentino e Armani garantiram o prêmio "Melhor Momento de Luxo". As marcas deixaram de utilizar o angorá - o pelo da cabra ou do coelho -  no início deste ano por conta do método de produção cruel. E quem garantiu o “Prêmio Progresso” foi a marca de street-style GANNI. Em 2021, devido ao impacto negativo do material no meio ambiente e nos animais, a marca deixou de utilizar couro em suas produções, passando a investir em materiais veganos, que estão se tornando cada vez mais populares. 

Outra premiada foi a marca de luxo Allkind, já considerada sustentável e ética. A grife ganhou ainda mais prestígio por conta dos sapatos de couro 100% veganos. Enquanto isso, o “Prêmio de Inovação” ficou para a Gucci, premiada por avançar no uso de alternativas de couro. A marca criou o próprio material interno, livre de animais, e feito à base de 77% de plantas. O novo tecido foi nomeado Demetra, resultado de anos de pesquisa e deve ser usado, também, para criar os acessórios da marca.

Com os resultados da PETA, é possível perceber um movimento se fortalecendo no mudo da moda. Para o futuro, fashion é ser pró animais e eticamente sustentável, provando que estar na moda é muito mais do que um look, mas uma visão inovadora e ecológica para as próximas gerações.   




Exibições: 74

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço