Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

DESCRIÇÃO DA IDEIA

O objetivo do projeto está na alteração de tingimento de tecidos e redução da toxicidade e concentração de compostos orgânicos e inorgânicos no tratamento de efluentes para setor têxtil.

Participantes: Bruno Lincon Da Cruz, Jéssica dos Santos Ferreira, Rodrigo Luiz dos Santos e Vivian Marcelino.
Professor orientador: Fabrício Borges
Estado: Santa Catarina (SC)

TEXTO DA IDEIA

A problemática de tratamento de efluentes no setor têxtil tem se intensificado nas últimas décadas pelo aumento do consumo de produtos químicos, os quais muitas vezes são utilizados para pigmentar e/ou reforçar a aderência de cor. Pigmentos naturais, oriundos de tubérculos são conhecidos na história porém com baixa qualidade de tingimento quando comparados aos sintéticos. 
Um dos principais obstáculos para as indústrias têxteis vem sendo a eliminação do sal no processo de tingimento, o qual é utilizado para a fixação de cor no tecido ocasionando grandes quantidades de água para diluição e descarte destes resíduos.
Desta forma, é proposto a utilização de pigmentos naturais oriundos de tubérculos liofilizados, os quais não utilizam sal em sua composição, a partir de melhorias de processo e no produto, reduzindo o impacto e consumo de água para tingimento de tecidos de algodão. 

Complemento 1:

Alunos: Bruno Lincon
Jéssica dos Santos Ferreira
Rodrigo Luiz dos Santos
Vivian Marcelino 
Orientador: Fabrício Borges 

Joinville - SC

Com a intensificação dos problemas no tratamento de efluentes causados pelos pigmentos sintéticos, novas ideias foram criadas pensando na economia da água, já que um dos principais problemas para as indústrias é a eliminação do sal nos resíduos. 
Os pigmentos naturais podem ser uma alternativa, pois são compostos químicos com estruturas variadas responsáveis pela coloração das plantas e dos animais. 
A ideia do desenvolvimento de pigmentos naturais para a indústria têxtil, onde aplicado corantes retirados de tubérculos, tal como a beterraba, pode-se encontrar pigmentos tão eficazes quanto os sintéticos, reduzindo significativamente a utilização de água no tratamento dos resíduos pelo fato de não conter sal na sua composição, já que atualmente, no processo de tratamento convencional, uma vez que é utilizado cerca de 100 m³ de água para uma tonelada de tecido processado.
Para a extração da coloração dos tubérculos, serão utilizadas algumas operações unitárias como a destilação, filtração e secagem, obtendo assim o pigmento natural desejado a partir da beterraba. 
O procedimento utilizando o pigmento natural se assemelha com a aplicação de pigmentos sintéticos, porém o mesmo necessita de menos água para as “lavagens”, pois não possui grandes quantidades de sal para sua fixação no algodão devido à utilização de “mordentes”, tais como ácido acético e erva-mate. 
Porém o grande benefício na utilização de pigmentos naturais é o seu tratamento posteriormente à fixação, pois o mesmo degrada facilmente em processos industriais, tais como processos físico-químicos como floculação e separação por filtração já aplicados na indústria atualmente e principalmente, com menor tempo de retenção no tratamento de efluentes e consequentemente menor volume de água consumida. 

27/05/2015 13:34:20
Complemento 2:

Website > pigmentosnaturais.wordpress.com/

Vídeo > https://drive.google.com/file/d/0B34ArfyrGCg-MFFnV19SRFpRQ0E/view

Exibições: 368

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço