Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem


Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado


Há anos, venho orientando meus alunos a criarem moda para tamanhos maiores. Vemos no dia a dia que nas lojas os tamanhos estão em desacordo com a realidade da mulher brasileira. Número maior não é moda para senhora e sim para mulheres jovens e adultas com peso e medidas acima do manequim 44/G.

Tenho observado que a maioria das confecções que abraçam esta ideia fazem peças retangulares, sem forma e caimento nada encorajador. No entanto, com a modelagem correta, podemos criar peças elegantes e na proporção adequada para vestir quem está acima do peso e medidas.

Um truque para este bom caimento é pular uma numeração na ampliação de ombro e criar uma pence camuflada nos decotes. Devemos lembrar que a pessoa ganha peso mas seus ossos não aumentam. Desta forma, as cavas ficam inclinadas à medida que o manequim é alterado para tamanhos maiores do que 46. Peças com ombro largo e cavas caídas é algo que deixa a pessoa sem forma e nada elegante. Se ao modelar tiver os cuidados que descrevi acima, terá sucesso na criação de coleções para Plus Size.


Na figura acima, apenas coloquei o valor alterado no ombro. Nas outras partes do molde usamos a ampliação normal. A pence a ser camuflada no decote segue o mesmo padrão. Desta forma, o decote e o ombro não serão ampliados em demasia, mas respeitando o corpo humano e suas características.

Fonte: Reprodução


Seguindo estes truques, a criação de modelagens bem talhadas será o resultado final. As alterações mostradas nesta matéria são para o molde base, ou seja, o ponto inicial de qualquer modelo. Utilize as técnicas de modelagem e crie os modelos que desejar. Faça isso com praticidade e segurança criando para o seguimento plus size peças bem estruturadas e de bom caimento.

Outro detalhe a ser administrado são os comprimentos das peças. É comum pensar que blusas gigantes são tudo de bom para quem está acima do peso e usa manequim maior de 46. Ledo engano! Blusas volteando o quadril e acinturadas (nas costas principalmente) sem ajustar, fazem com que a peça ganhe a forma do corpo e até mesmo cria um emagrecimento visual.
Quem está acima do peso deve optar por peças de boa qualidade. Melhor ter poucas peças bem talhadas do que uma grande quantidade sem forma.

A manga é outro detalhe importante. É quase uma norma que peça grande tem que ter manga. Temos visto que isso é um tabu e um mito. Se bem produzida, a peça pode seguir as tendências de moda e criar roupas sem manga, com alças é possível. Enfim, o segredo foi desvendado. Roupa grande deve ter forma e ombro definido é essencial. Por Solange Maldonado
Estilista e Diretora da Escola de Moda Solange Maldonado

Exibições: 703

Responder esta

Respostas a este tópico

boa matériA

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço