O polo têxtil de Pimenta Bueno (RO), município distante cerca de 500 quilômetros de Porto Velho, movimenta mais de R$ 12 milhões por ano, segundo a Associação das Indústrias de Confecção de Pimenta Bueno. As fábricas de lingeries, roupas femininas e infantis atraem compradores de todo o estado, além do Acre, Amazonas e Mato Grosso.
O município de quase 34 mil habitantes, segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), emprega mais de 700 pessoas nas 11 indústrias de confecção associadas.
Segundo a Associação, são produzidas duas milhões de peças de vestuário por ano, que movimentam para a cidade cerca de R$ 12 milhões.
atraem compradores de outros estados
(Foto: Magda Oliveira/G1)
Para o presidente da Associação das Indústrias de Confecção da cidade, Gerson Zando, a ideia é expandir ainda mais o mercado. "Já conseguimos atender outros estados do Norte e temos capacidade para mais", diz Zando.
Com o intuito de oferecer mais comodidade aos compradores que vem de outras cidades de Rondônia e de outros estados, as indústrias decidiram formar a associação. "Percebemos que os compradores diretos das fábricas não tinham um local apropriado para avaliar a mercadoria. Para proporcionar mais comodidade nós formamos a associação e montamos um galeria com lojas de todas as fábricas", explica o presidente.
A galeria, com o nome de Pimenta Veste, funciona como um centro comercial de 600 metros quadrados e funciona para atender no atacado e varejo. "Foi uma maneira organizada, prática e rentável de oferecer conforto para o cliente", completa Zando.
O negócio se expandiu e outra galeria, o Pimenta Veste II, foi aberta em Porto Velho. O comércio fica na Avenida José Amador dos Reis, na Zona Leste da capital.
http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/09/polo-textil-de-pime...