Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A Prefeitura de Inhumas inaugura, às 9 horas de hoje, o Polo Têxtil Ivone Heitor de Paula Vaz, o primeiro do País a funcionar de forma associativa e gerido por um conceito de empresas em rede. O empreendimento fica em uma área de 50 mil metros quadrados, na Fazenda Saleiro. O Polo Têxtil terá 52 galpões. Na primeira etapa, já conta com 26 empresas em operação. Foram investidos cerca de R$ 2 milhões.

Inicialmente serão gerados 3 mil empregos diretos. Dentro de quatro anos, quando estiver concluída a segunda etapa, serão criados mais 4 mil postos de trabalho. O presidente da Associação do Polo de Vestuário de Inhumas (APVI), Cláudio Alves Fonseca, destaca que, antes de serem contratados os trabalhadores, todos da região, passaram por qualificação, ministrada pelo Senai, para aprender a manejar e operar os equipamentos.
A Prefeitura de Inhumas criou a Escola de Confecção Industrial, que já capacitou mais de 2 mil pessoas nos últimos quatro anos. Já o Sebrae-GO capacitou empresários e gestores, com consultoria de chão de fábrica, gerencial e tecnológica. O objetivo é aumentar a competitividade através de treinamentos e consultorias nas áreas de produção, finanças, controle de estoque e design estratégico.

Para viabilizar o Polo Têxtil, a Prefeitura de Inhumas doou o terreno e garantiu toda a infraestrutura do local, como terraplanagem, asfalto interno e de acesso à cidade, água, energia e sumidouros. Aos empresários, ficou a responsabilidade de construir os galpões. Para organizar e administrar o polo foi criada a APVI, cujo principal objetivo é congregar os empresários para que possam comprar e vender coletivamente, atendendo grandes distribuidores, inclusive, na exportação e importação.

Diagnóstico
A proposta de criação do Polo Têxtil começou a se tornar realidade em 2007, quando a prefeitura contratou os serviços de um dos melhores especialistas na área para elaborar um diagnóstico de sustentabilidade para a criação de um polo industrial em Inhumas. O estudo apresentou condições favoráveis para a instalação do empreendimento no município.

Depois foi elaborado o plano de negócios e adquirido o terreno na área indicada tecnicamente. Foram firmadas parcerias com o Senai, Sebrae-GO, Banco do Brasil, fornecedores, construtoras e empresários. De acordo com o prefeito Abelardo Vaz, Inhumas terá um dos maiores polos industriais do Estado, graças à coragem e ao empenho dos empresários, que apostaram na tecnologia e no associativismo como forma de consolidação do negócio.

Fonte:|http://www.ohoje.com.br/economia/28-08-2011-polo-textil-de-inhumas-...

Exibições: 2075

Responder esta

Respostas a este tópico

Estou torcendo para que a Representante da ABTT - Profª Lavínnia, tenha condições de dedicar algum tempo de sua jornada de trabalho ao empreendimento.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço