Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Polos de Moda no Rio-à-Porter: força para o crescimento

 

Polos de confecção na cidade e no estado do Rio apresentam suas coleções a compradores e lojistas do Brasil e do exterior.

Micro e pequenas indústrias são mais fortes quando unidas. Esse é o fato que está por trás das ações de sucesso de diversos poios de confecção na cidade e no estado do Rio. Tradicionalmente presentes no Rio-à-Porter, a cada estação eles se renovam para ganhar visibilidade e gerar negócios que contribuem para o seu crescimento e sustentabilidade.

Para divulgar a capacidade produtiva e criativa da indústria da moda do estado, o Sistema Firjan apoia, através do SENAI Moda, a participação dos poios no Rio-à-Porter. Outro apoio essencial vem dos Sindicatos do setor. Hoje, o estado do Rio possui 13 poios de moda, que reúnem cerca de 4 mil empresas de confecção. O setor gera 55 mil postos de trabalho na indústria e, considerando toda a cadeia produtiva, ainda cria mais 90 mil empregos indiretos. Além disso, a indústria têxtil, de calçados e de joias somam cerca de 600 empresas, que geram mais 10 mil empregos em todo o estado.

Os 13 poios expõem seus produtos nesta edição do Rio-à-Porter. As empresas são incentivadas a estabelecer parcerias com grifes que frequentam as passarelas do Fashion Rio. E, no salão de negócios, as coleções são apresentadas a compradores e lojistas do Brasil e do exterior. A experiência no Rio-à-Porter contribui para o amadurecimento de produtos e empresas, e colabora para o desenvolvimento do setor.

Moda São Gonçalo- A região conta com aproximadamente 200 empresas formais, com uma produção multissegmentada em jeans, moda praia, lingerie, surfwear e casual, gerando mais de dois mil empregos diretos.

Com o tema "Mulheres ícones", o grupo composto pelas marcas FabricaDue, Suspirar, Yellow, L. Santinni, Porus, Cotton de Fadas e Como Era Antigamente, ousou fazer uma homenagem às mulheres revolucionárias, que marcaram gerações. A intensidade de Clarice Lispector, a moda vanguardista de Chanel, a sensualidade revisitada de Marylin Monroe e a viagem pelo mundo na linha cosmopolita, marcam a coleção. A multiplicidade da mulher é representada com o uso de silks, sublimações, rendas, brilho, malhas tricot, texturas e modelagens bem trabalhadas.

Moda Niterói- São aproximadamente 100 confecções, que geram cerca de 900 empregos diretos. A produção de Niterói é diversificada e multissetorial, com empresas de moda feminina, masculina, praia e esporte, além de acessórios em couro, calçados, bolsas, jóias, bijuterias e ainda ateliês de customização e alta costura. Destaca-se com empresas artesanais, desenvolvendo marcas próprias e coleções autorais.

Made in Brasil. Esse é o tema da coleção que o Polo de Niterói, composto pelas marcas Daniela Curvelo, Donna Bis, Patuá, Cotton de Fadas, Simone Gabotto, UZ Rio, Kissmet e Erika Facuri, irá apresentar no Rio à Porter. Cada uma das marcas focou em características do Brasil, evidenciando a singularidade do país e ao mesmo tempo o glamour e importância do "produto nacional". A palha, o couro de tílápia, o resgate do floral e das estampas cariocas, além da cor azul, tão presente em toda América Latina colonial, são algumas das peculiaridades que evidenciam que o Brasil tem a muito oferecer para a moda.

Moda Noroeste- Conta com cerca de 150 empresas e compõe um APL (Arranjo Produtivo Local) do Noroeste Fluminense, que gera aproximadamente 1.500 empregos diretos. Tem como parceiros o Sindicato das Confecções de Roupas no Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Sincronerj) e o SENAI Moda e Design. As empresas da região se destacam no segmento de lingerie noite.

Nessa edição, a coleção do Polo, representado pelas marcas R.M.D (Remada), Laços e Doces Sonhos e Mixer Atelier, traz como tema da coleção os elementos da natureza. O intuito é reforçar o conceito de simplicidade e conforto das roupas, com cores vivas que remetem a fauna e flora do Brasil.

Moda Lingerie/ Praia e Fitness de Nova Friburgo e Região- Há menos de cinco meses dos mais trágicos acontecimentos em que se viu envolvida a cidade de Nova Friburgo, o polo de lingerie, com 25% do mercado nacional, se prepara para dar uma volta por cima com mais foco, mais profissionalismo e originalidade, reformatando, inclusive, seu mais tradicional evento: a Satélite FEVEST. É o maior pólo de lingerie do país, forte em fitness, e produz também moda praia. Conta com cerca de 900 confecções, que geram mais de dez mil empregos diretos. Depois anos de trabalho e aprimoramento, hoje, Friburgo faz moda.

Os empresários do polo entendem que, no momento, a melhor ação comercial é oferecer ao mundo um retrato da sua superação. Assim, o estande do polo de Friburgo no Rio-à-Porter optou por uma ação coletiva e abrigará uma exposição institucional dos produtos da região. Em vez de araras, manequins moulage exibirão um mix de peças, selecionadas pelo SENAI Moda e Design, organizadas por Color Bíock. O polo de Friburgo vem amadurecendo seus produtos, fazendo crescer suas empresas, aprimorando a gestão e a cultura empresarial, e investindo em design.

Moda Sul Fluminense- Reúne mais de 100 médias, pequenas e microempresas. São ateliês, confecções, facções e lavanderias que, juntas, empregam quase duas mil pessoas. Além do jeans, principal produto da região, outros segmentos se destacam, como a moda praia, fitness, lingerie dia e noite, moda infantil e alta costura produzida pelas famosas bordadeiras de Barra Mansa. Grifes de todo o Brasil produzem suas coleções na região.

O Polo de Moda Sul Fluminense vai participar do salão de negócios com as empresas Amparo Brasil , Lugar de Arte, Maria-Fia, Penduricalho e Pitaya Rosa. As coleções são inspiradas no tema "Reciclando ideias: muvuca civilizada" e trazem peças que remetem ao romantismo, mas também aos anos 70. São coleções ousadas, que valorizam a beleza feminina através de aplicações, bordados, correntes, laços, rendas, pinturas à mão, pingentes e diversos tecidos. Os detalhes das peças são ressaltados por diversos tons de amarelo, azul, bege, marrom, rosa, roxo, vermelho e verde; além do toque artesanal, marca registrada das confecções da região.

Moda Petrópolis O Polo de Moda de Petrópolis é composto atualmente por cerca de 400 indústrias formais que, juntas, produzem 100 milhões de peças por ano e representam 14% do PIB petropolitano. São mais de cinco mil empregos diretos em toda a cadeia produtiva, da fabricação até a comercialização de roupas e acessórios.

Artti Rio, Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, Detonação, Kalium, Pele na Pele, Off Rio, Tazza, Thiamo, Water Color são as grifes que representam a moda de Petrópolis nesta edição, com o tema "Houve uma vez um verão". Reviver os verões, principalmente os dos anos 60/70, fazendo um convite ao passado, mas com gostinho de futuro é o objetivo do Polo. Estarão de volta os coletes de couro, pantalonas, saias longas, maxi vestidos, macaquinhos, decotes bordados, golas divertidas, croché e bordado inglês. Tudo com o toque de hoje: mais opções, mais tecnologia e mais profissionalismo. As grifes também investem em sacolas plásticas oxi-biodegradáveis.

Moda Cabo Frio- O Polo, especializado em moda praia, é composto por cerca de 40 empresas, que empregam aproximadamente 200 funcionários.

O Polo de Cabo Frio, composto pelas marcas AZAI, Dona Fada, Js Design Sustentável, KI-BIKINI, Monica Krexa e Umo, irá apresentar a coleção Equilíbrio Marítimo nesta edição do Rio-à-Porter. As peças apresentam uma casualidade contemporânea, sugerindo uma viagem ao Mundo Marítimo, onde a feminilidade impera, deixando todo o conjunto harmonioso e em um clima tropical. A coleção traz tecidos leves, malhas tecnológicas, alumínio, papel recíclável e estampas que foram desenvolvidas especialmente para esta coleção. As paíavras chaves são: conforto e a modernidade.

Moda Campos- É formado por cerca de 50 empresas, e entre elas 90% são microempresas. São confecções que produzem, principalmente, moda feminina, empregando mais de 500 pessoas. Com o tema "Delírio Tropical" o Polo será representado pelas marcas Lafibrunn,Slake,Raquel Mota e Maethê. A expectativa de venda dos participantes é de 10% a mais que na última edição.

Moda Rio- Só o município do Rio de Janeiro abriga cerca de mií empresas, que empregam mais de 20 mil pessoas. Nessa edição a empresa Tristar Jeans, que faz bolsas e peças em jeans com inovações tecnológicas, irá representar o Polo.

Moda Carioca de São Cristóvão- Existe há dois anos e meio e foi o primeiro polo metropolitano do estado. O grupo conta com 65 empresas participantes que empregam diretamente mais de três mil pessoas e são atendidas por 750 fornecedores e prestadores de serviços terceirizados. Na última edição o APL Moda Carioca vendeu R$ 500 mil. A expectativa para o evento é de um aumento de 20% no faturamento.

Nesta edição o Polo contará com seis participantes - Motta Carvalho, Tricot Store, Preserve, Forester, Modelando Ideias e sua marca de roupas Oyet. A Modelando Ideias se destaca no mercado da moda carioca, mesmo como empresa familiar: cresce 30% ao ano. Hoje eles produzem aviamentos, todos artesanalmente -• já chegaram a fazer, só de botões, sempre muito coloridos, 15 mil em apenas um dia. Agora encaram o desafio de entrar no mercado de roupas.

Calçados e Acessórios- É formado por mais de 50 empresas, a maioria dedicada aos calçados. As empresas, na maior parte de pequeno porte, geram cerca de mil empregos. Produtos artesanais e diferenciados de grifes são produzidos neste polo.

O Polo estará representado pelas empresas Badulaques, Dayrell, Longhi Maggiori, Metal e Cia, Tai Dai e Zóia. Neste verão algumas palavras chave dão o tom das coleções que serão apresentadas no Rio-à-Porter: praticidade, casualidade, conectividade, democracia, delicadeza, enfim de tudo um pouco para agradar todos os públicos. Mas uma inspiração é certa, a alegria do Rio de Janeiro. Este verão alegre está refletido em cores fortes e iluminadas que se contrastam com tons pastéis e neutros. Nos acessórios diversos materiais, desde cerâmica plástica, metais, cristais, até uma infinidade de matérias inusitados (como aviamentos, telas e jeans), mostram a originalidade do polo.

Têxtil do Rio- O Polo Têxtil do Estado do Rio de Janeiro tem forte tradição no mercado nacional na fabricação de tecidos algodão, malhas, mistos e sintéticos, sedas, rendas, bordados, linho e passamanarias, além de não tecidos para o ramo de limpeza. O polo atende a um grande segmento do setor de confecções e vestuário em geral. As melhores grifes e fábricas do país, pela reconhecida qualidade e gama de variedade de seus produtos, adquirem seus tecidos das indústrias têxteis fluminenses. O Polo é formado por cerca de 400 empresas e gera cerca de oito mil empregos.

Nessa edição do Rio-à-Porter o Polo será representado pelo Fábrica de Tecidos Bangú, que atua no segmento de moda e decoração. Ela irá apresentar estampas coloridas para o Alto Verão. Alegria, sofisticação e uma beleza própria completam o perfil da coleção, que traz diversos tipos de estamparia e acabamentos.

Joia Carioca- O setor joalheiro no Rio de Janeiro conta com aproximadamente 100 empresas de fabricação de jóias e bijuterias, que geram cerca de dois mil empregos diretos. A capacidade produtiva dessas grifes está pronta para desenvolver parcerias com o setor de moda, interessado em criar coleções exclusivas, além de investir na venda no atacado de suas coleções próprias.

O APL Joia Carioca irá levar para o Rio-à-Porter as marcas Espaço Ibicy, Lúcia Perrone, Marcela Costa, Márcia Mor, Prateando, Princesices, Spariam, Telma Camargo e Vanessa Robert, investindo em designs do rústico ao chique, mas priorizando a leveza e o romantismo nas peças. O uso de diversos materiais, desde pedras preciosas, passando pela resina, chegando aos materiais recicláveis, como papel e fibras vegetais, além da mistura de cores também se fazem presentes e enchem os olhos dos consumidores.

 

FONTE: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=160010

Exibições: 181

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço